Acesse a Loja

Ao falar sobre o futuro do mercado de trabalho, precisamos deixar algo claro: o futuro que tanto falamos é hoje. E com a nova pandemia de coronavírus muitas coisas foram aceleradas, grande parte delas no ambiente de trabalho.

Isso porque a covid-19 surgiu com muitas incertezas no quesito emprego, porém, algumas oportunidades foram aparecendo ao longo do tempo.

Afinal, experimentar, testar, errar e aprender fazem parte da jornada dos empreendedores que se arriscam em novas áreas em busca de outras fontes de renda que tragam mais segurança e estabilidade.

Um novo cenário

A pandemia trouxe mudanças significativas no mundo do trabalho, antecipando tendências que vinham sendo implantadas gradativamente, como o home office e a seleção de profissionais através do meio online.

Além disso, gerou um cenário em que os modelos de organização ágil assumem uma importância muito maior. Assim, as organizações perceberam a necessidade de desenvolver habilidades mais humanas, porque o que se move dentro dessas organizações são processos sociais e então a criatividade se torna a habilidade mais procurada por recrutadores.

Dessa forma, as mudanças das relações de trabalho envolvem configurações para priorizar a segurança e saúde dos funcionárioscritérios de contratação e novos métodos para medir a produção dos colaboradores.

Porém, no contexto de trabalho atual, as competências humanas são cada vez mais importantes e difíceis de encontrar. E entre as habilidades humanas mais buscadas, destacam-se a criatividade, a colaboração e a empatia.

Mudanças no Trabalho

Home Office

Entretanto, a grande mudança trazida pela Covid-19 foi a implantação do home office.

Afinal, com o isolamento, o trabalho remoto foi a melhor saída para continuar as atividades daqueles profissionais cujo emprego não exija presença física.

Apesar disso, a mudança trouxe desafios como: manter o mesmo número de horas trabalhadas e a produtividade sem supervisão direta; aumento de gastos com água, luz e internet em casa; assegurar a comunicação de forma virtual; além do equilíbrio do trabalho com a vida pessoal.

De acordo com Susan Hayter, consultora técnica na Organização Internacional do Trabalho, grandes empresas anunciaram que o trabalho remoto será o padrão adotado.

Para ela, a questão é como adaptar as práticas de trabalho e colher os benefícios do trabalho remoto sem perder o valor social e econômico do trabalho presencial.

Organização do trabalho

De acordo com Susan Hayter, em meio à desaceleração econômica causada pela pandemia e aumento das taxas de desemprego, a possibilidade de promover mudanças se mostrou uma importante ferramenta para frear os números em declínio.

E isso significou semanas de trabalho mais curtas ou acordos de trabalho para evitar folgas em períodos com menos funcionários, da mesma forma em que é reformulado o regime de expedientes para garantir o equilíbrio entre vida profissional e pessoal a longo prazo.

Novas culturas organizacionais

A cultura organizacional reúne os comportamentos, hábitos e valores que uma determinada empresa segue.

Além disso, esse conjunto é aplicado nas tomadas de decisão, relacionamento entre os colaboradores e em qualquer situação que envolva essa organização.

Por isso, a ideia é que todos continuem construindo esses códigos de conduta para que o ambiente se torne melhor.

Da mesma forma, a formalidade que existia em empresas, aos poucos, vem dando lugar a menos burocracias, de maior integração entre os trabalhadores, com valorização profissional e flexibilidade.

Mas esses benefícios vêm com responsabilidades, como discussões sobre diversidade e respeito com os colaboradores.

Demanda por qualificação

Cortes de gastos foram uma solução encontrada por muitas empresas para se manterem operantes durante a pandemia.

Mas, com a crescente do desemprego, a busca por qualificação nunca foi tão alta. Enquanto as organizações buscam pessoas que realmente façam a diferença em seu crescimento, os próprios colaboradores sentiram essa necessidade de desenvolvimento.

Com o tempo ganho com o home office, muitos profissionais se dedicaram à qualificação por conta própria. Por outro lado, os que já possuem um diploma de ensino superior buscaram especialização e atualização profissional.

Os cursos sobre finanças, saúde e segurança no trabalho, entraram no radar das pessoas.

Automação

Contudo, para recuperar a receita diante de um cenário de incerteza, a tecnologia se mostrou uma grande aliada para enfrentar esses desafios, ajudando as empresas a otimizar seus processos.

Dessa forma, para manter a qualidade e garantir a continuidade dos processos, investir em inovação e automação se tornou fundamental para fazer mais com menos tempo e recursos.

Isso porque a automação ajuda a reduzir a incidência de errosmelhorando os índices de qualidade. Desse modo, os processos se tornam mais otimizados e aumentam a produtividade.

Manutenção da produtividade

Muitas empresas que buscaram se adaptar ao trabalho remoto tiveram queda na capacidade produtiva. Mas, ao automatizar os processos, essa situação pode ser contornada.

Afinal, você pode automatizar tarefas que eram realizadas manualmente e gastavam muito tempo dos funcionários. Desse modo, os colaboradores podem focar em dar continuidade aos negócios, sem se preocupar com a execução.

Redução de gastos e desperdícios

Além disso, é importante reduzir gastos e eliminar desperdícios. Através da automação, você poderá realizar análises produtivas para identificar falhas, atrasos e pontos que precisam ser alterados.

Dessa forma, alguns equipamentos ajudam a gerenciar os processos internos, simplificando a elaboração de relatórios e reduzindo sobrecargas de trabalhos e custos com a mão de obra.

Leia mais: Como aumentar a produtividade da sua empresa?

Novos horizontes

Os desafios no ambiente de trabalho geraram muita preocupação, sobretudo em relação à instabilidade econômica e oferta de empregos.

Porém, as mudanças servem como oportunidades para repensarmos o modo como trabalhamos e o que valorizamos em nossos funcionários.

Por isso, a Cetro quer contribuir para o seu empoderamento, ajudando a se reinventar e seguir seus sonhos. Afinal, o processo de reinvenção é contínuo e futuro é um processo de aprendizagem que devemos seguir.

E se você quer empreender com os equipamentos corretos e contar com uma assistência completa para qualquer lugar do país, saiba que a Cetro oferece soluções completas para automatizar sua produção de maneira prática e rápida.

Continue acompanhando o Blog da Cetro para novos conteúdos que podem contribuir com seu crescimento pessoal, profissional e empresarial.

tt ads

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.