Léo Mello planeja abrir unidade da Cetro nos Estados Unidos
Quem olha para o atual prédio da Cetro Máquinas, talvez nem acredite que há apenas 8 anos, a empresa começava como um pequeno escritório perto do Bauru Shopping, no qual o bauruense Leonardo de Mello vendia máquinas para embalar produtos, com a esposa e a com ajuda da mãe.
A única semelhança entre aquele período e hoje é a dedicação. No início, ele passava a madrugada testando as máquinas na garagem de casa e nas fábricas dos clientes, para conferir o produto na prática. Até hoje o empresário lembra de uma das suas primeiras ligações, para a Mezzani.
“Eles me deram uma grande oportunidade, me disseram para ir à fábrica demonstrar a máquina trabalhando com os produtos deles, abrindo, assim, as portas para que eu provasse a eficiência da máquina na prática, coisa que nenhuma outra marca fazia.
E isso foi um grande aprendizado que tive, pois entendi que era um processo natural de todos os clientes, querer ver a máquina funcionando com o seu produto, pois eles queriam assertividade na hora da compra, e depois disso minha abordagem mudou completamente. Ela limpinha é uma coisa. Dentro da produção, com outras pessoas trabalhando é diferente.”
Essa foi a primeira venda da Cetro e um dos fatores fundamentais para chegar aos mais de 250 funcionários.
Os principais setores da empresa, hoje, são: engenharia, comercial, atendimento, tecnologia e marketing (que engloba design, comunicação, endomarketing, produção audiovisual e fotografia).
Várias filiais
Hoje, a empresa está em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte. A próxima localidade será o Recife e nos planos, para 2022, está abrir nos Estados Unidos.
Vídeos para o YouTube
Uma das chaves do sucesso para a Cetro foi o teste dos produtos dos clientes na prática, outra foi a comunicação. Quando tinha apenas dois funcionários em 2013, o Leonardo tinha dificuldade de estar presente para testar os produtos com todos os clientes e não tinha como contratar uma grande equipe de vendas.
A ideia dos vídeos era mostrar os benefícios para as empresas. “O empresário não sabe a máquina que precisa, mas sabe que ela precisa fechar o saquinho de polvilho”, exemplifica o empresário. “A máquina não é protagonista, é só uma solução. O protagonista é o produto do cliente”.
A partir daquele momento, empresários pelo Brasil começaram a procurar o Leonardo. Nesse sentido, a loja online foi um segundo passo natural, com o intuito de elucidar as dúvidas de forma simples. Uma venda que costumava ser com representante comercial agora era facilitada pelo conteúdo digital.
Antes dos vídeos
Para as novas contratações, o Léo é o maior exemplo de como o esforço pode levar ao sucesso. Nascido em Bauru, ele largou a faculdade de medicina veterinária para se tornar vendedor autônomo, primeiramente como representante de uma loja de roupas para bebês e depois em uma empresa de máquinas para embalar.
Quando não recebia as ligações, ia atrás dos clientes. Antes dos vídeos, uma das táticas era checar a qualidade das embalagens nos supermercados. As que avaliava que podia melhorar, ele ligava e combinava um teste do produto. Foi um trabalho minucioso que contribuiu para o crescimento.
Inclusive, vale destacar que a Cetro possui um setor de engenharia e de testes na matriz em Bauru. “É uma equipe para apoiar o cliente durante todo o processo. Nós prezamos muito por ter produtos de qualidade comprovada no mercado e de dar todo o apoio necessário para que o cliente tenha a melhor experiência possível e consiga resolver seus problemas de produção,” enfatiza o empresário.
Pequenas, médias e grandes empresas
A Cetro vende qualquer tipo de máquina para embalar produtos, incluindo selar, dosar, envasar, datar, encolher, encapsular e rotular e embalar a vácuo. Com mais de 600 máquinas no catálogo, a empresa consegue atender todo tipo de público, desde fabricantes da indústria farmacêutica ao pequeno empresário de um restaurante de marmitas ou o vendedor de geladinhos.
Para Leonardo, criar opções mais baratas de máquinas para embalar são um ponto de partida para diversas empresas. “É como se a gente fosse um andador para um bebê aprendendo a andar. Nós colocamos ele de pé. Por isso, ampliar o número de empreendedores no Brasil é um objetivo nosso”, diz ele.
Aumentar a equipe
Além dos produtos, a empresa oferece também suporte técnico remoto e uma equipe para manutenção. As lojas localizadas nas três maiores cidades do país facilitam as entregas e oferecem espaços para testes práticos dos clientes.
Portanto, conseguir oferecer um atendimento rápido e competente e estar perto do cliente são motivos para o plano de expansão da Cetro, começando pelo Nordeste e pensando fora do Brasil.
O Leonardo já chegou a ir aos Estados Unidos neste ano para avaliar como abrir uma loja por lá no ano que vem. “Visitei Miami, Los Angeles e Houston, para conhecer as empresas do segmento. Eles são bem avançados, mas na parte digital ninguém faz o que a gente faz. Vi uma oportunidade de mercado”, diz ele.
Este é um plano que, para o empresário, só vai dar certo com uma equipe maior. Segundo Leonardo, o talento dos colaboradores será o motor que vai fazer da marca bauruense uma empresa global.