Os carros voadores e o teletransporte talvez ainda sejam tecnologias fora da realidade, não foram completamente descartadas; mas então… em que pé estamos quando o assunto é tecnologia avançada?
As pessoas nunca estiveram tão tecnológicas quanto hoje e, a partir disso, começa-se a estabelecer prazos para que estas tecnologias avancem e estejam disponíveis para a sociedade o quanto antes.
São anos e anos de estudos, ideias, debates e projetos revolucionários com base de investimentos cada vez mais milionários (ou bilionários), nos quais grandes atores do cenário global, como marcas, empresas e ou pessoas influentes no mundo da inovação e transformação tentam garantir possíveis acessos a sociedade.
O futuro é incerto, porém, altamente apreensivo, se tornando cada vez mais aguardado para quem espera um dia poder usufruir das mais diversas e avançadas tecnologias e, ainda, com a esperança de se tornarem acessíveis.
O Metaverso, por exemplo, pode estar encabeçando uma geração de possibilidades, inserindo pessoas comuns em realidades virtuais com diversas maneiras de “ser” e infinitas visões de mundo dentro de um mundo inteiramente virtual.
A inteligência artificial vem sendo aperfeiçoada para um dia reduzir cargas de trabalho em diversos departamentos dependentes de ações humanas. A I.A. é muito conhecida pela sua dominância em aplicativos de navegação, reconhecimento de imagens e vozes. Ela caminha para integrar processos de análise de dados de usuários e consumidores de tecnologia, a fim de potencializar buscas de determinados assuntos de interesses mútuos.
Após o longo período da pandemia, é correto afirmar que se utiliza muito mais itens tecnológicos para a comunicação, trabalho e cotidiano nessa realidade impactante. É fato que todo tipo de tecnologia foi aperfeiçoado com o intuito de facilitar essas ações, como os softwares de comunicação consistentes, pensando que muitos trabalhos passaram a ter presenças remotas por conta do distanciamento social.
Se pensar que grandes marcas não dependem mais de comerciais na TV e revistas para se promoverem, entende-se que a internet concentra as principais tendências e é a principal forma de exposição destas marcas ao sucesso de seus algoritmos.
O marketing avança através de tecnologias consistentes e, hoje, está presente na realidade de parte da vida de muita gente, como: redes sociais, realidade aumentada, realidade virtual, pagamentos digitais, buscas inteligentes por voz, vídeos. Até mesmo o Metaverso, muito esperado e visto com grande potencial para atender a grandes corporações e vislumbrar um mundo, literalmente, cheio de oportunidades virtuais, colaborando para que pessoas interajam em um mesmo ambiente virtual, mas distantes no mundo real.
Os influenciadores também são peças importantes para adequação de marcas ao público e, consequentemente, engajar muitos produtos ao gosto da população. São pessoas que utilizam de suas imagens para promover novidades de marcas mundialmente conhecidas. Uma grande tendência ao longo que o uso contínuo de aparelhos eletrônicos, como celulares, computadores, tablets e, até mesmo, computadores de bordo de carros são levados em consideração.
Apesar de grandes evoluções, a tecnologia avança de acordo com bons e generosos investimentos que atingem números incabíveis, porém necessários a fim de sanar necessidades existentes ou mesmo para progredir com pioneirismo em relação aos produtos lançados por concorrentes.
Um bom exemplo que pode unir tudo de forma gradativa são os celulares cada vez mais propensos a garantir ao usuário experiências futurísticas, como: zoom óptico, câmeras sob a tela, carregamentos ultrarrápidos, e altas taxas de atualização. Além do próprio 5G, que cada vez mais toma conta das novas tendências “muito necessárias” que facilitam cada vez mais a usabilidade de eletrônicos no mundo e a agilidade na busca de dados e informações.
Há tantos recursos em desenvolvimento, como machine learning, blockchain e automação, que podem ser um caminho para retomada econômica, uma vez que a sociedade vive em uma constante instabilidade desde o início da pandemia.
Cada empresa com potencial de uso de alguma dessas tecnologias tem muito a oferecer e cabe a essas corporações extraírem o melhor delas, pois a maioria tende a estimular a capacitação dos profissionais de T.I. Dessa forma, é necessária a capacitação e treinamentos para melhor posicionamento da organização e para que consigam acompanhar a evolução e a modernização.