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Gerente da filial Cetro de Belo Horizonte há quase três anos, Geraldo Amorim acompanhou o processo de expansão profissionalização da empresa de uma maneira próxima. “Antes eu chegava na Cetro e ainda era um novato, agora já sou um ‘Cetro das Antigas’. Hoje eu que sou o Cetro Raiz”, brinca um dos principais responsáveis pela expansão da empresa pelos estados da Bahia, de Minas Gerais e do Espírito Santo.

O dia a dia na filial

jeito mineiro” do profissional assistiu a empresa nos diferentes momentos de estruturação da loja de Belo Horizonte, “Eu tenho a mesma visão da empresa, a visão do Leonardo, de querer melhorar, de querer mudar, de ficar incomodado, então eu sempre ajudo quem pede ajuda.” Formado em Administração, com ênfase em Comércio Exterior e pós-graduação em Gestão de Pessoas pela PUC Minas, Geraldo se preparou a vida toda para auxiliar seu time a trabalhar com excelência.

Foto de ilustração da matéria: Geraldo Amorim, sentado em um poltrona na filial da Cetro em Belo Horizonte.
Há quase três anos a frente da Cetro MG, Geraldo hoje é um dos colaboradores mais antigos da empresa no estado.
(Créditos: Erick Coelho/CETRO)

“A gente fala ‘sucuntar’ a situação”, explica o gerente sobre o seu trabalho em BH, “Ver o que pode dar certo, o que tá errado, o que não vai dar certo lá na frente, já tentar cercar de todas as formas.”

O profissional sabe, após mais de 10 anos de experiência no mercado, o quanto a atenção e o profissionalismo de uma equipe impactam a visão que a comunidade terá de uma empresa “vai do modo de tratar o cliente, de tratar os funcionários, de conversar com o colaborador, chamar ele pra gente, envolver a equipe.”

Sempre disposto a ajudar seus colaboradores, Geraldo sabe como esse é um diferencial na sua história. “Posso estar ocupado o tanto que for, para o meu funcionário aqui, eu sempre falo que ‘a pessoa mais importante dessa empresa são vocês.’ São os nossos funcionários”, explica o gerente.

“É um jeito que eu trago meu, o jeito mineiro de ser, pra conversar direitinho com todos eles, pra explicar pra eles (os colaboradores) como que tem que ser feito, o que eu preciso, o que a empresa pede pra gente, como que deve ser feito, qual que é o direcionamento.”

Saber fazer de tudo um pouco, estar na pele de cada um, é um dos principais aspectos de sua gestão, segundo Geraldo:

“Se eu peço pra fazer alguma coisa, eu sei fazer aquilo e ajudo eles a fazerem”

Cetro: uma conexão interestadual

Geraldo mantém uma extensa comunicação com outras filiais e com a matriz da Cetro. “Há pouco tempo, me chamaram para poder ficar uma semana no Rio. Fui para lá, conheci a equipe e é um mundo diferente”, coloca o profissional ao ressaltar à importância de ter passado um pouco de seu aprendizado em Belo Horizonte para o time carioca e, também, pela oportunidade de aprender com os profissionais do Rio de Janeiro.

Além de ter auxiliado a divisão fluminense da Cetro, Geraldo também passou alguns meses junto a filial de São Paulo e na matriz, e, lembra com carinho de todas as pessoas do ramo paulista da empresa. “Em cada setor fiquei um pouco para poder aprender. Sou muito grato ao pessoal de São Paulo que me ajudou, muito mesmo; o pessoal de Bauru, também, sem palavras para eles, sempre que eu preciso estão aí.”

Fotos de ilustração da matéria: Registro da filial Cetro de Belo Horizonte, retratando colaboradores em meio a um dia de trabalho.
Com dois showrooms e uma sala de testes, a filial Cetro de Belo Horizonte hoje atende clientes de Minas Gerais, Bahia e Espírito Santo. (Créditos: Comunicação/CETRO)

Integração e Crescimento

“A gente tem um público enorme, um espaço muito amplo para crescer. Eu vejo a Cetro voando daqui para frente, a gente já fez uma plataforma bem sólida, então daqui para frente é abrir mais filiais e, como o Léo fala, ‘a gente vai abrir e vamo embora.’ Vamo que vamo.” A previsão de Geraldo é aquela de um profissional que sabe a importância de se sonhar junto com a empresa.

transformação digital e o investimento em tecnologia da Cetro têm modificado o dia a dia de todos os colaboradores, proporcionando a integração de diferentes equipes e o fortalecimento do #DNACetro, com Geraldo e sua equipe não seria diferente. “Como Bauru fica muito longe, a gente tem muito contato por telefone, por videoconferência, por tudo isso. E eles estão muito presentes no nosso dia a dia aqui na filial, então todos os direcionamentos de marketing, o modo de trabalhar com o cliente, o modo como a gente vai apresentara nossa marca para o mercado, a gente tem sempre bem afinado mesmo”, ressalta o profissional.

Geraldo aponta a comunicação rápida com a matriz e a assistência do CEO, Léo Mello, como um dos pontos chaves para o desenvolvimento do trabalho na filial mineira. “A gente tá muito longe, eu não tenho muito tempo pra ficar esperando uma coisa acontecer”, ressalta o gerente, que trabalha diariamente em um cenário onde uma falha na comunicação pode significar a perda de uma venda. A disponibilidade e o cuidado do CEO, agora à frente do setor comercial da Cetro, com a realidade das filiais, são diferenciais importantíssimos da Cetro para com os clientes de todas as regiões em que atuamos: “mesmo ele sendo CEO da empresa, ainda consegue nos atender de prontidão.”

#DNACetro pela capital mineira

O #DNACETRO que é o espírito empreendedor, o buscar, o meter a cara na frente e fazer”, essa é a lógica sobre a qual a Cetro mineira opera, pontua Geraldo. “Chegou aqui o cliente e já está com produto? A gente já consegue fazer o teste de imediato”, com dois showrooms e uma área específica para testagem, a loja de Belo Horizonte não espera as coisas acontecerem. “É um DNA que a Cetro traz de empreendedorismo, de buscar esse cliente, de tratar bem esse cliente, entender realmente o que ele está precisando”, coloca o gerente de BH.

O mineiro em si ele é muito desconfiado, então, abrir essa filial aqui foi muito bacana”, reforça o profissional que vê a trajetória do cliente desde o primeiro contato no site até a visita ao showroom da loja como uma das especialidades da Cetro. “A gente explica essa questão pra ele que é de Juiz de Fora que vem pra cá, o pessoal do Espírito Santo, da Bahia”, regiões próximas que são assistidas pela loja mineira, “aí a gente explica pra ele que o nosso site é bacana, que a gente tem um suporte técnico que vai atender a qualquer lugar do Brasil.”

Segundo Geraldo, trabalhar com o pequeno e médio empresário é reconhecer a assistência que ele precisa: “ele quer a máquina, mas, ele não sabe onde buscar. Então ele fica meio solto, a gente dá a consultoria para ele e a gente explica a questão da máquina.”

Para além da assistência com o maquinário, o fortalecimento dos laços com a comunidade é um dos marcos do #DNACetro:

“Aqui gente gosta muito de fazer parceria, então tem muito cliente nosso que um mexe com pão de queijo, o outro tem um empório, a gente vai e faz uma ligação entre eles, ‘ó esse cliente meu aqui, tem um pão de queijo bem bacana, dá a oportunidade pra ele.’ E eles fazem uma parceria, isso é uma coisa mineira, isso a gente tenta implantar no dia a dia.”

Os próximos passos

Para Geraldo, um dos principais pontos para o colaborador Cetro é “vir com garra” e aproveitar as oportunidades em uma companhia em franco crescimento. “É uma empresa que investe bastante em nós funcionários e vale a pena se esforçar, vale a pena querer mais, estudar, buscar, conversar, pedir ajuda.”

Especialmente para os colaboradores das filiais, Geraldo reforça que é importante se perguntar “O que eu posso fazer pra melhorar, o que eu posso fazer pra crescer?”. E ressalta: “Faça o seu serviço bem-feito que sempre tem alguém olhando. Não adianta falar que não, deixar largado, tem alguém vendo e olhando. E a sua hora chega, sempre chega.

Diz o mineiro, que hoje analisa a longo prazo as suas possibilidades de crescimento com a Cetro: “Acho que ainda preciso melhorar muito, ainda tem muita coisa pra resolver aqui (em Belo Horizonte).” Segundo Geraldo é necessário primeiro “resolver a nossa casa”, antes de pensar em coisas grandes, mas passados três anos de empresa já começa a cogitar a possibilidade de se candidatar a vagas na Matriz.

Ilustração de reportagem: Foto retratando profissionais da Cetro em meio a um dia de trabalho, de contas uma cliente Cetro conversando com um colaborador do setor comercial da empresa.
Auxiliar e proporcionar ligações B2B (Business to Business) imprescindíveis para toda a comunidade de parceiros é hoje um dos grandes diferenciais da equipe Cetro de Belo Horizonte. (Créditos: Comunicação/CETRO)

Necessidades e Soluções

“Como eu venho de telefonia, uma das coisas que eu falo muito com meus funcionários é ‘aqui tudo tem uma resolução’.” Segundo Geraldo uma das coisas que o faz acreditar na Cetro é a capacidade de lidar com as demandas diárias, não importa qual o tamanho da situação. “Se tem um problema a gente vai dar a solução. ‘Ah, a máquina tá com defeito’, a gente vai consertar essa máquina. ‘Ah, a peça não chegou’, a gente vai conseguir essa peça.”

Ilustração da reportagem: Geraldo Amorim, gerente da Cetro Belo Horizonte, sentado em uma poltrona preta na filiam mineira da empresa.
Há mais de 10 anos atuando como gerente comercial, Geraldo é hoje um dos braços direitos do ramo de filiais da Cetro, à frente da loja de Belo Horizonte e prestando apoio as demais unidades (Créditos: Erick Coelho/CETRO)

“Não importa o tamanho do problema, não importa o tamanho do desafio, ele vai ser superado.” A confiança no trabalho do #teamcetro é o que faz Geraldo continuar na empresa, “eu sei que ele (o problema) vai ser superado e é tranquilo de trabalhar.” E brinca ao relembrar o dia a dia: “Eu ligo pra Bauru desesperado ‘ah eu preciso disso, ah eu preciso daquilo’, mas o pessoal já chega: ‘não, calma, vamos olhar como que faz e vamos’, no final tudo dá certo. É só continuar trabalhando que a gente consegue.”

Confira a vídeo-reportagem #fazendohistória

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