Acesse a Loja

Voltado a MEIs e MPEs, o programa “Desenrola Pequenos Negócios” ajuda empreendedores a renegociarem suas dívidas.

Abrir um negócio não é tarefa fácil, dar a cara no mercado e lutar pelo sucesso de um empreendimento passa por inúmeros desafios, entre eles o de equilibrar as contas e garantir a saúde financeira de uma empresa.

Se hoje o Brasil firma seu crescimento econômico, os últimos anos não foram fáceis. Em 2024, empresários ainda lidam com os desdobramentos da pandemia da Covid-19, da Crise dos Insumos e de um cenário econômico complicado.

Pensando nos empreendedores que contraíram dívidas nos últimos anos e buscam sair do vermelho, o Governo Federal lançou, em abril de 2024, o “Desenrola Pequenos Negócios”! Iniciativa voltada especialmente para microempreendedores individuais (MEIs), microempresas e empresas de pequeno porte em débito com bancos e outras instituições financeiras.

A iniciativa de renegociação de dívidas faz parte do programa Acredita do Ministério do Empreendedorismo, que tem o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) como parceiro na avalista da tomada de crédito via Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (FAMPE).

O programa oferecerá aos pequenos empresários a possibilidade de renegociar dívidas com descontos que giram de 40 a 90%, explicou Márcio França, Ministro de Empreendedorismo ao G1.

Conheça mais detalhes da iniciativa e aproveite a oportunidade de equilibrar suas finanças!

Confira algumas das principais dúvidas sobre o funcionamento do “Desenrola Pequenos Negócios” e veja se sua empresa se adequa aos critérios da iniciativa:

De modo geral, o programa “Desenrola Pequenos Negócios” deverá abarcar cerca de 6,5 milhões de micro e pequenos empreendimentos que se inviabilizaram economicamente – explicou Antônio Valdir Oliveira à Agência Sebrae de Notícias (ASN). Segundo o Gerente de Capitalização e Serviços Financeiros do Sebrae, o programa é a “representação de um recomeço para milhões de brasileiros”.

Manter as contas em dia é fundamental para planejar o futuro de um negócio, mas, para isso, é preciso contar com uma estrutura firme e confiável. Ações regulares de análise da saúde financeira podem evitar muita dor de cabeça!

Pensando nas necessidades de quem está lutando por seu negócio, o Sebrae oferece inúmeros cursos de formação, capacitação e organização para auxiliar empreendedores de todo o país. Incluindo, por exemplo, plataformas e ferramentas para a melhoria da gestão contábil.

Afinal, como explica Giovanni Beviláqua, coordenador de acesso a créditos e investimentos do Sebrae: “Para pequenas empresas, ter um plano de contas bem estruturado é essencial para uma gestão contábil eficiente e para tomar decisões financeiras informadas. O primeiro passo é identificar as contas principais que serão utilizadas para registrar as transações financeiras da empresa. Isso inclui contas de ativo, passivo, patrimônio líquido, receitas e despesas, e os investimentos.”

Acesse o portal do Sebrae e aproveite uma série de dicas para quem quer transformar sua realidade, além de diversos conteúdos que vão desde o auxílio a donos de pequenos negócio em busca de apoio para a solicitação de crédito aos primeiros passos como MEI!

 Quatro dicas para uma boa utilização do plano de contas
 Mantenha o plano de contas atualizado e revisado regularmente para garantir sua relevância e precisão. Capacite os funcionários responsáveis pela contabilidade para entenderem e utilizarem corretamente o plano de contas.
Utilize software de contabilidade adequado para facilitar o registro de transações e a geração de relatórios com base no plano de contas Use a mesma estrutura do plano de contas para montar o fluxo de caixa para sua gestão financeira. Assim você pode manter a mesma estrutura lógica e de organização dos dados. 
Fonte: ASN Nacional/2024

Acompanhe os canais e portais da Cetro para ficar de olho em conteúdos e dicas para ajudar você e sua empresa a evoluir! Seja no Instagram ou YouTube, confira entrevistas com empreendedores e profissionais que, dia a dia, levam o mercado brasileiro um passo adiante!


Desde 2020, 408 milhões de chaves Pix agilizam a economia! Confira o impacto dessa inovação brasileira e transforme seu negócio com a Cetro!

tt ads

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *