Back To Top

26 de agosto de 2025

Como organizar o dinheiro do seu negócio

Saiba como estabelecer uma rotina financeira que direcione seus lucros e investimentos para o caminho certo!

Entre as hard skills que um empreendedor precisa ter, compreender processos de gestão financeira é uma das que mais impacta na gestão de um negócio. Isso porque, saber lidar com dinheiro é o que separa quem se mantém competitivo no mercado daqueles que não conseguem evoluir.

Por isso, nesta matéria, confira alguns passos básicos para repensar suas finanças ou abrir um negócio com o pé direito, direcionando seu dinheiro de forma assertiva!

Passo #01: Conheça o negócio e organize suas informações

Em qualquer segmento, o conhecimento e a organização são cruciais para ter sucesso – e com questões econômicas, não é diferente.

Seja para compreender o cenário de uma forma ampla ou interligar informações para encontrar a solução de um problema, é preciso ter dados claros e disponíveis de forma prática. Portanto, estabeleça algumas práticas e defina seus próximos passos a partir disso.

Conheça os fluxos de caixa de seu negócio

Para começar, você precisa saber quanto dinheiro sua empresa movimenta e o quanto você lucra em cima disso. Organize essas informações básicas, anote tudo que envolve seu negócio e tenha como base alguns cálculos. Veja:

  • Liste os custos fixos do negócio: Inclua tudo que seu negócio dependeu para atuar durante o mês, como aluguel, salário dos funcionários, internet e outros.
  • Anote os custos variáveis por venda: Entre matéria-prima, embalagem, taxas da máquina de cartão, frete e outros gastos, deixe seus investimentos visíveis.
  • Saiba a porcentagem de lucro por produto: Subtraia o custo variável do preço de venda do produto e divida o resultado pelo preço de venda.
  • Descubra o ponto de equilíbrio de suas finanças: Calcule-o dividindo os custos fixos mensais pela margem de lucro por produto.

Lembre-se que essas informações serão a base para um controle de gastos. Nesse sentido, recomendamos que você as organize em uma planilha ou um aplicativo de sua confiança. Afinal, com a automatização, o processo de gestão fica muito mais fácil.

Ao fazer anotações diárias e manter uma rotina de organização, registrando todas as entradas e saídas, e elencando os gastos por categoria, você não perde nenhuma informação importante e ainda poupa seu tempo se precisar encontrá-las.

Separe seu dinheiro pessoal do profissional

Como qualquer outra pessoa, você possui gastos pessoais e precisa ser remunerado. Por isso, é preciso definir seu pró-labore e administrar o negócio separadamente, alinhando os cálculos de acordo com sua realidade financeira. Portanto:

  • Transfira esse valor para sua conta pessoal, considere-o como um pagamento fixo mensal para um funcionário.
  • Abra uma conta bancária profissional. Indicamos que você abra no modelo PJ (Pessoa Jurídica) e a use para tudo que envolver o negócio.

Passo #02: Pense em como utilizar o dinheiro

A partir de uma boa organização, as decisões de sua empresa podem ser pensadas e tomadas com precisão. Com isso, o planejamento de ações futuras é feito com mais segurança e previsibilidade. Logo:

Planeje o fluxo de caixa

Antecipe o planejamento das entradas e saídas fixas de, ao menos, 3 meses à frente e busque segui-lo à risca para evitar imprevistos. Além disso, se perceber que existe a possibilidade de alguma instabilidade, antecipe ações que diminuam seus impactos.

Conforme os dias forem passando, vá atualizando esse material com os valores reais, percebendo se o cenário que você planejou condiz ou não com a realidade, como forma de alinhar seus próximos passos.

Crie uma reserva de emergência

Ter um dinheiro guardado ajuda a evitar situações de crise. O ideal é ter de 3 a 6 meses de custo fixo guardado, que devem ser definidos como um gasto fixo que possa ser investido sem afetar seu planejamento.

Se possível, guarde esse dinheiro em uma conta separada – com ou sem rendimento – e o use apenas quando não houver uma alternativa.

Reinvista com consciência

Aos poucos, uma ideia interessante é se planejar para reinvestir uma parte do lucro, seja em melhorias ou expansão. Mas, antes de tomar qualquer decisão, é preciso avaliar se ela dará algum retorno ou se precisará de um tempo para isso.

Nesse sentido, estabeleça o que é prioridade entre as necessidades de sua empresa e determine uma porcentagem mensal para reinvestimentos, anotando também como um gasto fixo. E claro, para sua saúde financeira, lembre-se de que o investimento não pode comprometer parte significativa de seu lucro!

Passo #03: Reforce sua postura consciente e empreendedora

Por fim, manter essa dinâmica de controle sobre as movimentações financeiras de seu negócio exige muita disciplina e comprometimento. Estas atitudes básicas podem ser a solução para você se manter atualizado e preparado para qualquer situação:

Tenha o hábito de verificar seus registros

No fim do mês, tire um momento para conferir os resultados mensais obtidos, realizando comparativos com os meses anteriores. A partir disso, monte um relatório que facilite a leitura dos dados mais importantes, como faturamento, lucro líquido e gastos por categoria.

Essas informações poderão ser utilizadas para ajustar preços, cortar gastos ou mudar estratégias – o que for necessário para fazer seu negócio continuar rumo ao sucesso!

Cuidado com dívidas

Antes de se comprometer financeiramente, tenha certeza de como irá pagar e de que utilizar esse dinheiro te dará algum retorno. Logo, evite realizar empréstimos ou utilizar cartões de crédito – mas, se precisar, prefira aqueles com juros mais baixos.

Se possível, tenha alguém para te auxiliar

Para o empreendedor, essa é apenas a ponta do iceberg entre as tantas coisas que demandam sua atenção. Por isso, terceirizar alguns processos de gestão para um BPO confiável pode te ajudar a manter o controle sobre a situação de uma forma mais econômica e a entender seus resultados de forma profissional.

Entretanto, esteja sempre atualizado sobre o que está sendo feito no gerenciamento. Para ter um panorama geral com mais facilidade e contribuir com insights sobre seu negócio, procure fazer cursos básicos de finanças e trocar ideias com empreendedores experientes.

Domine suas finanças e fortaleça seu negócio!

Diante desses passos, você está lidando com as suas economias de forma assertiva ou precisará adequar sua rotina com novas práticas? Assuma as rédeas de sua gestão financeira e faça as mudanças necessárias para tornar seu dinheiro um verdadeiro aliado em sua trajetória empreendedora!

E, para ficar por dentro de outras dicas como essas, acompanhe os conteúdos exclusivos do Blog Cetro! Entre tendências de mercado e as melhores estratégias para empreendedores, cada artigo é elaborado para impulsionar negócios da teoria à prática!


Próxima etapa: Clique e saiba como encontrar bons fornecedores para direcionar seu dinheiro com sabedoria!

Prev Post

Por que apostar em embalagens roll-on?

Next Post

Produza Gel para Unhas com a CetroX!

post-bars

Leave a Comment