Growth Marketing: Faça seu negócio crescer!
Utilize essa estratégia para conseguir resultados palpáveis e alcançar o seu sucesso!
O principal objetivo de todo empreendedor é manter sua empresa saudável e em constante crescimento. Entretanto, isso depende de uma série de fatores, principalmente das estratégias escolhidas para tornar o negócio escalável.
Entre elas, o Growth Marketing é uma opção muito interessante. O termo em inglês, que significa “Marketing de Crescimento”, se resume em estratégias analíticas específicas com foco na aplicação de melhorias contínuas para o avanço do empreendimento ao longo do tempo.
Se você está buscando fugir do Marketing tradicional, essa é a oportunidade perfeita para conhecer um verdadeiro formador de resultados promissores! Veja a seguir:
Entenda o que é o Growth Marketing
O Growth Marketing é uma solução inteligente, eficiente e mensurável de crescimento baseada na análise de dados. Ele permite compreender pontos de melhoria nas ações que envolvem o contato com o público, a realização de vendas e sua fidelização.
Com testes e a obtenção de dados palpáveis, fica mais fácil comparar as hipóteses e os verdadeiros resultados. Dessa forma, é possível verificar se elas estão alinhadas aos objetivos de crescimento da empresa ou se precisam ser aprimoradas.
Como realizar a análise de dados?
Não há uma fórmula exata de Growth Marketing que traga escalabilidade para todos os negócios. Por isso, é necessário que o empreendedor realize análises frequentes dos processos de sua empresa e encontre os pontos de atenção, principalmente, voltados ao contato com clientes.
É importante ressaltar que essa estratégia é focada na projeção escalável a longo prazo. Os dados precisam de tempo para serem coletados, trabalhados e transformados em informação concreta, a fim de nortear uma melhoria contínua.
Descubra como utilizar dados e métricas para impulsionar seu negócio!
Para contextualizar, ela se baseia em 3 principais pilares capazes de facilitar a tomada de decisões, favorecer a conversão de leads e impulsionar os resultados se conterem uma boa quantidade de dados. São eles:
- Aquisição: Consiste em trazer o público para a empresa através de determinados canais.
- Ativação: É a efetivação da venda, em que o público se torna um lead.
- Retenção: Quando há a obtenção de leads B2B ou B2C, o objetivo é extrair o máximo possível da base de clientes, fazendo com que eles continuem mantendo o vínculo com o negócio.
O que são leads? Saiba clicando aqui!
O Growth Marketing na prática
Após obter os dados, é preciso encontrar as alavancas de crescimento, que serão continuadas nas próximas ações, e os pontos de defasagem, que precisam ser realinhados com as estratégias e o objetivo principal da ação.
Para entender na prática, veja algumas orientações para começar a aplicar o Growth Marketing em sua empresa:
Estude seu negócio e defina os objetivos de crescimento
Antes de direcionar as estratégias de seu empreendimento, entenda como e por que você deseja utilizar o Growth Marketing.
Seu interesse pode estar em expandir ou converter um público específico (Aquisição), verificar quais aspectos estão impedindo a efetivação de suas vendas (Ativação) ou fortalecer a fidelização (Retenção).
Independentemente de quais sejam seus objetivos com o Growth Marketing, estude os 3 pilares cuidadosamente para ajustá-los de acordo com a realidade de sua empresa e seu propósito.
Utilize ferramentas que auxiliem na captação e análise dos dados
O Meta Business é um exemplo de ferramenta de captação de dados das redes sociais. Nesse espaço, compreender seu posicionamento virtual possibilita direcionar ações futuras, como tráfego pago ou engajamento orgânico, impulsionando a visibilidade e a credibilidade de seu negócio.
Além das redes sociais, muitos outros canais possibilitam captar dados para análise. Observe quais são mais rentáveis em relação a sua demanda de contato e ao custo de utilização. Lembrando sempre de verificar se eles alcançam o público desejado e contemplam seus objetivos para escalar.
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Pense em hipóteses e teste seu crescimento
A partir de sua análise, testar hipóteses é a melhor forma de conferir sua assertividade. Se as expectativas se concretizarem, continue fazendo um bom trabalho e adequando o próximo ponto de atenção.
Mas, se não for como planejado, encontre uma nova estratégia e continue tentando. Afinal, vale a pena!
Empreendedor que cresce impulsiona seu negócio!
É preciso muito empenho e o olhar analítico do empreendedor ao aplicar o Growth Marketing. Diante disso, estar conectado a todos os processos da empresa e compreender o cenário exterior é uma postura decisiva para obter resultados.
Então, se você deseja um “growth mindset”, o Blog Cetro é a solução! Com conteúdos exclusivos focados no universo empreendedor, essa é uma forma de estar bem-informado e preparado diante de qualquer oportunidade. Leia a matéria abaixo e continue crescendo!