Back To Top

16 de setembro de 2025

Setembro Amarelo: Falar é o primeiro passo

Saiba como foi a Campanha Setembro Amarelo na Cetro e conheça dicas valiosas para apoiar pessoas em sofrimento emocional.

O Setembro Amarelo é uma campanha nacional de conscientização sobre a prevenção do suicídio. Mais que um mês de alerta, trata-se de um movimento que busca incentivar o diálogo e valorizar a vida.

Na Cetro, essa é uma pauta lembrada todos os anos, justamente pela importância de manter esse assunto sempre vivo dentro e fora do ambiente de trabalho.

Nesse sentido, no dia 12 de setembro, a empresa promoveu uma palestra especial com uma psicóloga da Unimed Bauru, que trouxe reflexões profundas sobre como acolher pessoas em sofrimento.

Confira os principais pontos abordados durante o encontro!

Por que precisamos falar sobre suicídio?

O suicídio é um tema delicado, mas urgente. Os números crescem anualmente e, ainda assim, o assunto continua cercado de tabus. Por isso, a palestrante e psicóloga Natália Mangili Silva trouxe um olhar humano e necessário: falar sobre suas dores é o primeiro passo para preveni-las.

A profissional explicou ao Team Cetro que, muitas vezes, o suicídio é reduzido a um ato de coragem ou covardia pela comunidade, mas, na verdade, trata-se de dor e desespero, resultados de um sofrimento intenso e multifatorial.

Um dos pontos levantados pela especialista foi que nem sempre é possível perceber os sinais de que alguém está em risco. Embora em alguns casos a pessoa demonstre mudanças de comportamento ou verbalize angústias, em outros, esses sinais são sutis ou sequer existem.

Assim, além de buscar sinais, é essencial abrir espaços de acolhimento, onde falar sobre seus sentimentos seja algo natural e sem julgamentos.

(Créditos: Comunicação/CETRO)

O que fazer para apoiar alguém em sofrimento?

As orientações da psicóloga marcaram os colaboradores. Ela reforçou à Equipe que até gestos simples podem fazer a diferença no acolhimento de quem passa por situações delicadas, destacando dicas como:

  • Ouvir com atenção, sem julgamentos.
  • Evitar dar conselhos simplistas, como “saia mais” ou “se arrume”.
  • Demonstrar que a pessoa pode confiar em você.
  • Não minimizar, não mudar de assunto e jamais fazer piadas.
  • Acompanhar a busca por ajuda profissional, como psicólogos ou psiquiatras.

Com esses conselhos, fica claro que prevenir é criar um espaço seguro para que o sofrimento seja expresso antes de se tornar um ato irreversível.

Entretanto, caso você seja a pessoa passando por um momento de dor, saiba que não precisa enfrentá-lo sozinho. Escute seu corpo e sua mente, cultive conexões saudáveis e busque ajuda sem medo.

Pedir apoio é sinal de força, não de fraqueza! O Centro de Valorização da Vida (CVV) oferece atendimento gratuito e sigiloso disponível 24h para acolher e orientar pessoas com sofrimento emocional e auxiliar os familiares e amigos.

Ligue 188 ou mande uma mensagem via chat ou e-mail! Consulte os horários de atendimento pelo site clicando aqui.

(Créditos: Comunicação/CETRO)

Uma mensagem de luz e cuidado

Após a palestra, os colaboradores participaram de uma dinâmica de acolhimento, em que estouraram balões revelando mensagens de conforto e esperança.

Para marcar o momento, cada participante recebeu um brinde simbólico: uma vela aromática de baunilha. O brinde foi pensado para despertar tranquilidade, bem-estar e felicidade, afinal, “sempre há luz, mesmo nos dias difíceis”.

(Créditos: Comunicação/CETRO)

Conscientização para durar o ano todo

O Setembro Amarelo reforça uma verdade que não pode ser esquecida: mesmo diante da complexidade do tema, a prevenção ao suicídio começa com a conscientização.

Pequenas atitudes podem salvar vidas e construir uma sociedade mais humana e empática. Essa é mais uma ação repleta de #DNACetro!

Campanhas assim são parte fundamental do compromisso da companhia com o bem-estar de cada colaborador. Cuidar de pessoas é também cuidar da empresa, da cultura e dos valores que nos unem.

Siga o LinkedIn da Cetro para acompanhar todas as novidades, os eventos e projetos que fazem a diferença no dia a dia do #TeamCetro!


Cultura de respeito e inclusão é Cetro!

Prev Post

Growth Marketing: Faça seu negócio crescer!

Next Post

Gorjetas em restaurantes: como funcionam?

post-bars

Leave a Comment