Back To Top

17 de setembro de 2025

Gorjetas em restaurantes: como funcionam?

Entenda o que envolve as formas de pagamento desse valor simbólico e não obrigatório.

Quem possui um restaurante, pub ou lanchonete, com certeza, já ficou em dúvida sobre como solicitar gorjetas aos clientes. Mas, afinal, existe algum parâmetro?

A interpretação dessa prática varia de uma cultura para outra. No Brasil, os estabelecimentos podem definir métodos mais rígidos, flexíveis ou ainda desconsiderar sua necessidade.

Confira alguns insights nesse artigo do Blog Cetro!

Como é a cultura de gorjetas no Brasil?

Embora não sejam obrigatórias por lei, as gorjetas se tornaram um hábito social que simboliza a gratificação pelos serviços. Pagas em dinheiro ou diretamente no cartão, elas são um incentivo para aqueles que trabalham atendendo o público de forma fixa ou como freelancer.

Entre diversas opções, a gorjeta espontânea é a mais realizada, em que os valores são escolhidos pelo cliente de acordo com a qualidade do atendimento. Ela pode ser direcionada ao garçom ou entregue no momento do pagamento para ser dividida com toda a equipe.

Estabelecer o valor da gorjeta facilita?

Se o negócio busca oferecer refeições de qualidade, experiências diferenciadas e atendimentos personalizados, é interessante estimular a prática. Assim, a empresa reforça sua cultura de excelência, fazendo com que a equipe se sinta motivada e comprometida a continuar o bom trabalho.

A forma mais comum é a inclusão de uma taxa de serviço. Geralmente, ela equivale a 10% do valor final de consumo, compondo a nota fiscal de forma explícita. Além disso, essa prática deve ser informada ao cliente antes do pagamento.

Porém, segundo a Lei das Gorjetas (Lei nº 13.419/2017), o consumidor não possui obrigação legal de pagá-la, podendo solicitar que ela seja retirada da conta.

Por esse motivo, muitos estabelecimentos evitam solicitar a gorjeta, considerando a espontaneidade da recompensa como um parâmetro para verificar a satisfação dos clientes com os serviços.

Saiba como encantar com um atendimento de qualidade!

Todo agradecimento tem seu valor!

Agora que você conhece as diferentes práticas que envolvem o pagamento da gorjeta, escolha uma forma clara e equilibrada para trabalhá-la no seu negócio!

Aproveite e explore os conteúdos exclusivos do Blog Cetro para empreendedores. Com materiais sobre tendências de mercado, dicas e tutoriais para facilitar seu cotidiano, estar bem-informado é o primeiro passo para gerar valor em sua empresa ou seu serviço!


Está precisando organizar o dinheiro do seu negócio e não sabe como? Clique aqui e confira o passo a passo!

Prev Post

Setembro Amarelo: Falar é o primeiro passo

Next Post

Quando devo reposicionar minha marca?

post-bars

Leave a Comment