Back To Top

22 de janeiro de 2026

Cetro e CIPA: Unindo trabalho e segurança!

Acompanhe como foi a palestra sobre prevenção de acidentes realizada aos colaboradores da Matriz.

O bem-viver e a segurança dos colaboradores são prioridades na Cetro. Por isso, para relembrar e incentivar boas práticas, a CIPA 2025 convidou Rodrigo Marcelino, Técnico de Segurança do Trabalho da JRV Engenharia de Segurança do Trabalho, para realizar uma palestra na Matriz Cetro em Bauru – SP.

O palestrante dialogou sobre “Prevenção de Acidentes” com a Equipe, abordando conceitos, exemplos e reflexões sobre situações e consequências que podem ser evitadas. Veja cada detalhe desse encontro:

Acidentes não são casos isolados

Primeiramente, Rodrigo apontou que o Brasil é o quarto país com o maior número de registros de acidentes de trabalho no mundo, alertando sobre a importância de falar sobre o tema.

Conforme o Anuário Estatístico de Acidentes do Trabalho da Previdência (AEAT) de 2023, cerca de 83 acidentes de trabalho ocorrem por hora no país. Além disso, o Brasil registrou 724.228 ocorrências em 2024, sendo 74,3% acidentes típicos, 24,6% acidentes de trajeto e 1% referente a doenças ocupacionais.

Durante o encontro, o palestrante explicou ainda que atos inseguros e imprudentes são os principais causadores desses acidentes. Dentre eles estão: atitudes que fogem às normas de segurança, condições inseguras causadas por irregularidades no ambiente de trabalho e fatores humanos como cansaço e estresse.

Diante de tantas evidências, fica claro que aprender sobre segurança nunca é demais! Afinal, manter alguns detalhes em mente é a melhor forma de evitar acidentes ou danos permanentes.

(Créditos: Comunicação/CETRO)

A segurança é a base de tudo

A segurança no trabalho vai além de normas, treinamentos e burocracias. Segundo Rodrigo, o foco de toda prevenção é apenas um: a preservação da vida!

Pensando em transformar os comportamentos seguros em hábitos, o palestrante ensinou três pilares fundamentais na segurança do trabalho:

  • Responsabilidade: Quando cada um faz sua parte em relação à segurança, pensando em si e nos parceiros de trabalho, as brechas para o perigo são bem menores.
  • Prevenção: Se manter atento e antecipar ações para evitar ocorrências previsíveis também diminui muito as chances de acidentes.
  • Comprometimento: É preciso colocar os conhecimentos em prática. O cumprimento de normas e regulamentos de segurança internos e legislativos é um reflexo do quanto a pessoa ou a equipe está engajada.

O Técnico de Segurança ainda deixou uma dica valiosa: fazer uma pausa de 10 segundos antes de seguir com as atividades. Essa pequena atitude ajuda a observar a situação e prever o que pode sair do controle.

“O que mais gostei foi que o palestrante não focou apenas em trazer dados técnicos, mas abordou muitas situações reais do dia a dia, abrindo espaço para que os participantes compartilhassem experiências. Acredito que todos saíram da palestra entendendo que a prevenção de acidentes não se limita ao ambiente de trabalho, mas precisa ser aplicada em todos os âmbitos da nossa vida.” – Gabriel Sant’Anna, Analista de Projetos da CetroX.

(Créditos: Comunicação/CETRO)

Sempre há motivos para falar sobre segurança

No individual ou no coletivo, a segurança é uma escolha que precisa ser feita todos os dias. A cultura preventiva nasce e se fortalece quando cada um estabelece uma rotina responsável e se dedica à construção de um ambiente mais seguro e benéfico.

Essa palestra marcou a última ação da Equipe CIPA 2025. O momento fechou um ciclo de atividades de conscientização propostas pela comissão e trouxe motivação para os próximos membros.

“Participar da CIPA foi uma experiência muito enriquecedora. Nesse ambiente colaborativo, pude trocar conhecimentos com pessoas de outras áreas e cuidar do que temos de mais importante: as nossas vidas. Estar envolvida no desenvolvimento de ações e melhorias que auxiliam os trabalhadores a naturalizarem atitudes preventivas em suas tarefas diárias foi muito importante e de grande responsabilidade.” – Carolina Gifalli, Designer da Cetro e membro da CIPA 2025.

(Créditos: Comunicação/CETRO)

“Para mim, como Técnico de Segurança do Trabalho e responsável pela esfera de segurança dentro da Cetro, é um orgulho e uma satisfação contar com a CIPA nessa jornada diária de melhorias, entregas e esforços!” – André Capelli, Técnico de Segurança da Cetro e membro da CIPA 2025.

Acompanhe a próxima eleição e ações da CIPA 2026 e tudo o que acontece na companhia nas matérias com #DNACetro e no perfil oficial da Cetro no LinkedIn!


Relembre a SIPAT 2025: Saúde e Segurança na Cetro!

Prev Post

Muitos sorvetes com a máquina da Cetro

post-bars

Leave a Comment