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17 de outubro de 2022

Datas comemorativas: dicas para aumentar suas vendas

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Fique por dentro de como aproveitar as datas comemorativas para seu negócio faturar mais! 

É consenso no varejo que as datas comemorativas são excelentes oportunidades para garantir um acréscimo nas vendas de praticamente qualquer segmento. Somam-se a essas datas os eventos sazonais, ou seja, àqueles que acontecem em determinado período. No caso de 2022, haverá a Copa do Mundo no Catar, que atrai a atenção de muitos países, principalmente o Brasil. 

De acordo com Rafael Souza, consultor de negócios do Sebrae de São Paulo, os clientes possuem tendência a consumir mais produtos nesses períodos. Uma vez que “as datas comemorativas simbolizam momentos especiais para as pessoas, que procuram comemorar ou presentear familiares, amigos, colegas de trabalho”, conclui Rafael. 

Desse modo, até o fim deste artigo, você vai conferir dicas de como seu negócio pode vender mais em datas comemorativas, das mais conhecidas até aquelas para públicos de nicho.

Planejamento é essencial para ter sucesso. 

Você já deve ter visto casos de empresas que investiram muito em uma campanha e acabaram tendo pouco ou nenhum retorno. Para evitar essa situação e a perda de recursos e frustrações, escolha com antecedência as datas comemorativas que seu negócio irá trabalhar ao longo do ano e, dessa forma, iniciar o planejamento de campanha. 

Um ponto fundamental relacionado a definição das datas é pensar no objetivo das ações, não havendo a necessidade de realizá-las em todas as comemorações. Foque nas que são relacionadas à área de atuação da sua empresa e nas que são mais importantes para seus clientes. 

Por exemplo: se sua empresa atua no ramo de carnes, não há a necessidade de fazer uma promoção para celebrar o Dia do Cacau, pois não possui relação com a área da empresa. Sendo assim, elabore um planejamento prévio para que as campanhas de datas comemorativas façam sentido para seu negócio e seu cliente. 

Além da questão de calendário, determine as metas de vendas, o valor que será investido, a quantidade de estoque de produtos e faça uma projeção de qual será o fluxo de caixa necessário para obter o capital de giro da campanha. 

Datas nichadas: fature com públicos específicos. 

As principais e mais conhecidas datas promocionais do calendário brasileiro, as quais sua empresa pode aproveitar, são: 

  • Liquidação de verão; 
  • Dia das Mães; 
  • Dia dos Namorados; 
  • Liquidação de inverno;  
  • Dia dos Pais; 
  • Dia das Crianças; 
  • Dia das Bruxas (halloween); 
  • Black Friday (maior evento de consumo do mundo); 
  • Natal. 

Quer uma dica para faturar ainda mais? Faça ações promocionais em datas voltadas para públicos de nicho relacionadas ao seu negócio.  

Como exemplo, as diversas datas exploradas por empresas do setor de alimentação, como o dia do hambúrguer, dia da pizza, dia do sorvete etc. Nesses casos, são oferecidos descontos em itens específicos, pratos exclusivos para a data e promoções do tipo “leve 2 e pague 1”. 

Em resumo, use as datas comemorativas de públicos específicos a favor da sua empresa! Para isso, não fique preso aos descontos, ofereça mais vantagens para os clientes. 

Alguns pensam que realizar uma promoção é sinônimo de conceder descontos em vários produtos. Isto funciona, mas o ideal é não ficar restrito a apenas uma estratégia de vendas. 

Uma campanha de data comemorativa pode usar diferentes métodos para garantir as vendas esperadas, como por exemplo:  

  • Sorteio de brindes e premiações; 
  • Kits e produtos temáticos; 
  • Degustação de produtos; 
  • Condições de compra por tempo limitado; 
  • Benefícios em adquirir o produto ofertado na data em específico; 

Um tópico importante a ressaltar é a necessidade de, antes de elaborar os descontos, conferir a saúde financeira da sua empresa para saber se não haverá prejuízo ao usar essa estratégia.

Invista na divulgação da campanha 

Outro ponto quase obrigatório no planejamento de uma campanha de data comemorativa é a divulgação. Não faz sentido definir descontos, promoções e outros aspectos sem que isso chegue ao público, não é mesmo? 

Por isso, confira, abaixo, uma lista de como você pode trabalhar a divulgação da sua ação promocional em diferentes canais. 

Redes sociais 

A melhor forma de sua promoção chegar para outros clientes através das redes sociais é criando um anúncio pago para os perfis do seu negócio. Isto funciona tanto para clientes novos quanto para aqueles que já conhecem e já compraram algum de seus produtos. 

Para evitar imprevistos e ter tempo para realizar ajustes, o ideal é que a criação dos materiais da campanha de datas comemorativas começa com trinta dias de antecedência.  

Site (e-commerce ou institucional) 

Seja um canal de vendas ou um perfil mais institucional, seu site também pode ser uma forma de promover sua estratégia. Neste caso, o recomendado é inserir materiais como banners e, até mesmo, uma página específica para divulgar as ofertas. 

WhatsApp 

Entrar em contato com clientes ativos e, principalmente, inativos pelo WhatsApp é uma maneira rápida e sem custos de aumentar o alcance da sua campanha.

Crie mensagens temáticas como uma espécie de conversa com seus clientes. Assim, eles vão sentir-se próximos do seu negócio e incentivados a aproveitar suas promoções, com chances de concretizar vendas recorrentes.

Dica extra: cadastre seus clientes e deixe-os a par de tudo! 

Outra opção para manter sua base de clientes por perto é por meio de um sistema de cadastro, que pode ser feito durante todo o ano e não apenas em datas comemorativas. 

Com esse cadastro, sua empresa pode divulgar vários tipos de comunicações, via e-mail ou WhatsApp, incluindo serviços, produtos, liquidações, cupons e materiais mais institucionais, como aniversário do cliente e as próprias datas comemorativas. 

Porém, a criação deste cadastro deve sempre respeitar a Lei Geral de Proteção de Dados, a LGPD, e o consentimento dos clientes em relação ao tratamento de seus dados.

Acompanhe os resultados da campanha! 

O trabalho não termina quando a campanha chega ao final. Neste momento, é hora de avaliar os números de vendas, se as metas foram atingidas, quantos novos clientes foram conquistados, entre outras variáveis.  

Lembre-se, também, de ajustar os pontos que não foram satisfatórios na próxima campanha, para assim obter o sucesso desejado com o mínimo possível de falhas.

A Cetro tem o equipamento certo para apoiar seu negócio! 

Como visto neste artigo, as datas comemorativas são oportunidades de ouro para alavancar as vendas do seu negócio. Por sua vez, planejar todos os passos de uma campanha relacionada a uma data comemorativa é imprescindível para que tudo ocorra bem e os clientes sintam-se satisfeitos. 

Nesse sentido, conte com as opções de maquinários da Cetro para sua empresa produzir ainda mais! Ao usar um de nossos diversos equipamentos, você tem a garantia de um acabamento perfeito e de alta qualidade para seu produto.  

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