Cetro nos maiores eventos de marketing da América Latina
Saiba como foi a participação da Cetro na Black Friday Connections Store 2022 e a Growth Conference Brasil 2022.
Em um raro encontro de fatores externos e internos, o segundo semestre de 2022 se constrói como uma das maiores oportunidades de vendas dos últimos anos para os mais diversos nichos produtivos brasileiros. Entre a Copa do Mundo, a consolidação da Black Friday, a alta dos Índices de Confiança do Consumidor (ICC-FGV) e o início da normalização da crise de insumos, cabe ao produtor e ao empreendedor brasileiro saber como aproveitar este cenário único de aceleração empresarial.
Em estudo sobre o impacto da Copa do Mundo para MPEs, o Sebrae reforça que as circunstâncias de 2022 criam uma janela de vendas que se estende do período pré-copa a finalização da competição em 18 de dezembro. Conectando-se, logo em seguida, com as altas de vendas do final do ano, afinal, a Copa acaba a uma semana do Natal.
Na Cetro, os preparativos para as oportunidades do segundo semestre seguem de vento em popa e abarcam os mais diferentes setores e colaboradores da empresa. Da preparação dos maquinários e customizações únicas das soluções Cetro, ao desenvolvimento e execução das estratégias de vendas e marketing.
Quer saber como o empenho da equipe Cetro se materializa no dia a dia? Confira a participação da empresa em feiras continentais de aceleração empresarial e saiba como a Cetro está se preparando para o que o Google chama de a “melhor temporada de ofertas do ano”.
Estratégias, eventos e investimentos na aceleração empresarial brasileira
Como parte do contínuo processo de investimento e inovação da Cetro, em outubro Junior Luz, CFO, e Pedro Quissack, CMO da companhia, estiveram presentes em duas das mais importantes feiras de marketing do país. Realizadas em São Paulo, no início de outubro, a Black Friday Connections Store 2022 e a Growth Conference Brasil 2022 reuniram milhares de líderes e gestores de todo o país.
Segundo Quissack, a experiência atendeu, especialmente, uma ânsia da equipe em fortalecer as transformações culturais que a empresa passa: “Valida muito a nossa percepção de que estamos encontrando um caminho apesar de todas as nossas limitações”.
Os eventos tiveram como objetivo a capacitação de líderes para uma melhor gestão do momento de recuperação do mercado produtivo brasileiro e auxílio no desenvolvimento de estratégias de crescimento das empresas.
Além de, no caso do Google, proporcionar uma maior capacitação para a combinação da experiência dos profissionais e empresas presentes, com a tecnologia da multinacional. O CMO da Cetro reforça ainda que as partes mais técnicas do evento trouxeram um importante diferencial ao apresentarem algumas das mais novas ferramentas disponíveis no mercado – mecanismos que pouquíssimas pessoas estão utilizando no momento.
No que diz respeito a estratégia de marketing online, Pedro aponta a importância e o diferencial da Cetro: “quando a gente tem a oportunidade de ir de frente com esses eventos, automaticamente, nós estamos nos posicionando de uma maneira adiante dos nossos concorrentes”.
Ainda que não “neste momento do espaço-tempo”, como coloca Pedro, esses eventos mostram os caminhos e os posicionamentos necessários para que o mercado e toda a equipe Cetro acredite na guinada proposta para a empresa. Fortalecendo, o que Junior Luz descreve como “um esforço sobre-humano, para nos posicionarmos como uma empresa de tecnologia que usa o varejo como forma de monetizar o negócio, para investir de novo em tecnologia e sermos cada vez maiores”.
O Google e a confiança no mercado
“A Copa está trazendo otimismo para os consumidores e deve levar as pessoas a anteciparem algumas compras para preparar a casa para o evento esportivo”, afirmou Fernanda Bromfman, líder de negócios para médias empresas do Google Brasil. Um dos principais nomes do Black Friday Connections Store 2022, a profissional, que há mais de 20 anos trabalha com os líderes do marketing no continente, explicou ainda que uma das apostas do Google é que a competição impulsione a demanda de produtos antes, durante e depois do evento.
Para Junior, o evento do Google foi fundamental para “olhar para dados e para o mercado”. Demonstrando na prática que há diversas oportunidades no mercado nacional, “desde que você olhe para os dados corretos e os persiga”. Uma pesquisa realizada pela gigante de tecnologia em 2022 apontou que 86% dos brasileiros acompanharão ao evento esportivo. Destes, 71% já estão se preparando para a temporada e 66% comprarão algum produto ou contratarão algum serviço antes da Copa do Mundo.
Entre os cinco principais pontos destacados por Bromfman para o período de Pré-Copa ao Natal são os chamados “5 Cs da Black Friday”: Contexto, Consumidores, Categorias, Copa do Mundo e Canais.
Os eixos, analisados passo a passo durante o evento, constroem um mapa do cenário comercial brasileiro e auxiliam os líderes presentes a lidarem com o mercado e o consumidor nacional. E de fato, como coloca o CFO da Cetro: “Ninguém melhor do que o Google para falar sobre dados, e dados precisos”.
De modo geral, tanto o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) quanto de Empresários (ICE), realizados pelo Instituto Brasileiro de Economia (IBRE-FGV), mantém-se positivos. Alcançando ou aproximando-se dos maiores níveis apresentados desde o início da pandemia, com 89 e 101,5 pontos respectivamente.
A consolidação da Black Friday, que completa doze anos no país, unida ao aumento de confiança do consumidor em relação a melhora da expectativa sobre a economia, fortalece o cenário positivo. Já a respeito dos positivos índices apresentados pelas pesquisas do IBRE, Viviane Bittencourt, coordenadora das Sondagens Econômicas do instituto pontua que: “Tal resultado parece estar relacionado com a queda nas expectativas de inflação dos consumidores para os próximos 12 meses e um aumento do otimismo em relação ao mercado de trabalho”. A profissional destaca ainda o aumento na intenção de consumo detectada pela pesquisa.
Multicanal e categorizado: a realidade do Mercado Digital
Entre os inúmeros processos afetados pela pandemia de Covid-19 nos últimos anos, a aceleração empresarial ligada a transformação digital produziu uma profunda modificação nos relacionamentos comerciais, seja entre clientes empresariais (B2B) ou com consumidores finais (B2C).
Mas, para Pedro Quissack, a viagem a São Paulo trouxe uma contestação irrefutável a respeito da experiência do cliente: “Não existe crescimento se o seu produto não for bom. E se a sua experiência de compra não for absolutamente satisfatória”. Ou seja, a viagem foi uma instigante oportunidade de crescimento para a empresa, uma vez que, como coloca o profissional, ter curiosidade a respeito do cliente é uma dificuldade histórica para a Cetro.
Dados do relatório State of Commerce (Salesforce) apontam que, em 2020, cerca de 30% da receita comercial do mercado produtivo internacional foi produzida por meio de canais digitais, porcentagem que empresários brasileiros esperam que chegue à 65% até 2024. Trazendo insights sobre os novos hábitos de compra global, a pesquisa aponta o aumento exponencial de pedidos online, de 95% para vendas B2B e 44% para B2C, entre o primeiro trimestre de 2020 e o mesmo período de 2022.
Há cerca de uma década, a Cetro assume o compromisso em encantar o cliente por meio da inovação constante e da promoção da melhor experiência de consumo. Segundo os apontamentos da Salesforce, uma das principais tendências para os próximos anos é justamente o investimento em processos de melhoria das experiências comerciais, especialmente por negócios voltados para o B2B.
No entanto, como apontado pelo CFO da Cetro, a excelência é uma qualidade e um valor percebido. O desafio contínuo de toda a equipe da empresa é, portanto, atuar sempre com o objetivo de proporcionar ao cliente a melhor experiência de compra, antes, durante e após a aquisição de uma solução. “E isso só vai ser possível com a nossa qualificação”, reforça Junior.
Segundo o profissional, este processo de “qualificação 360” começa com as pessoas, os processos e depois é complementada pelas ferramentas, “para que de fato a Cetro se torne uma empresa escalável, fortalecida pela musculatura que estamos desenhando”.
De acordo com uma pesquisa do Google apresentada na Black Friday Connections Store 2022, 72% dos consumidores brasileiros declaram que compram tanto em lojas físicas quanto online; destes 57% pretendem comprar em sites e 51% em aplicativos. Após a apresentação dos dados, Bromfman destacou a urgência do mercado brasileiro em organizar-se para a venda e o atendimento em multicanais.
É preciso lembrar que nem mesmo durante os jogos da Copa do Mundo as pessoas se desgrudarão dos celulares. Ressaltando as oportunidades produzidas pela competição, a profissional citou como exemplo a importância da produção de anúncios e propagandas para o YouTube. E no caso da Cetro, como aponta Pedro, o preparo é anterior, uma vez que as soluções Cetro não são o final de uma produção, mas sim “meios para que nossos clientes possam crescer seus negócios.”
Growth Conference Brasil 2022 e a aceleração empresarial nacional
A Cetro esteve presente na 5ª edição presencial da Growth Conference Brasil 2022, um dos mais importantes encontros de Growth Marketing e vendas B2B da América Latina. O evento reuniu especialistas e profissionais dos mais diversos nichos produtivos do continente em três dias marcados pelo fortalecimento da qualificação e do networking entre líderes e gestores latino-americanos.
Para Pedro Quissack, os quadros e debates a respeito da experiência do cliente foram o grande destaque dos três dias de evento. Reforçando ainda a importância do investimento na área para entender os desejos e anseios dos parceiros Cetro, em um diálogo direto a respeito das necessidades no estilo “O que você espera disso aqui? Quando você vem em uma loja da Cetro você quer atender qual problema exatamente?”, explica o profissional.
A programação da conferência destacou-se ainda pela atenção ao desenvolvimento de painéis voltados tanto para o compartilhamento de experiências quanto para o contato com novas táticas e técnicas de aceleração empresarial e processos produtivos. Segundo Pedro, ainda que a Cetro destaque-se pelo domínio técnico, abrangendo da aplicação prática das máquinas a conquista de novos mercados; o profissional é direto:
“Da mesma forma que não haverá sobrevivência sem números, não haverá sobrevivência sem uma cultura que coloque, em primeiro lugar, atender o que o cliente pede para você. Entender o que ele quer e entregar isso pra ele.” – Pedro Quissack, CMO da Cetro
A busca pela aceleração empresarial e oportunidades de fortalecimento para o #DNACetro
Mais do que a compra de equipamentos, a Cetro tem como um de seus princípios e focos a otimização da jornada de automação dos processos produtivos dos clientes e parceiros da empresa. Sempre de olho na facilitação da vida das pessoas e dos sistemas de negócios brasileiros.
Ainda assim, a implementação de novos processos de qualificação e de experiência do cliente são uma prerrogativa absoluta na Cetro. Como coloca Quissack, as experiências em São Paulo só demonstraram que “mesmo que essa cultura encontre resistência, ela precisa ser implementada porque senão, não se sobrevive”.
Simultaneamente, Junior Luz lembra que antes de entender as necessidades do cliente, é necessário conhecê-lo, reforçando a importância da utilização de dados para o futuro da Cetro e, especialmente, de profissionais que os analisem.
É assim que, de acordo com o CFO da Cetro, a empresa poderá “parar de olhar para dentro e olhar para fora”. Iniciando de fato, um trabalho de curadoria para entregar ao cliente exatamente o que ele precisa.
Por fim, a jornada de aceleração empresarial da Cetro está fortalecendo o acesso à transformação tecnológica, por meio das melhores soluções e equipamentos de embalagem do mercado nacional.
E “não só para os grandes clientes”, explica Junior, uma vez que um dos grandes ganhos da empresa é a promoção de condições para que o nano empreendedor brasileiro consiga iniciar um negócio que também sirva como renda complementar.
“Para a partir daí criar nele uma perspectiva de que um dia ele pode vir a comprar uma linha inteira de produção conosco”, explica o CFO.
Seja por meio da criatividade e da inquietação ou, então, pela materialização do #DNACETRO por meio da ousadia, da inovação e do apoio às lideranças, a Cetro torna possível em seu dia a dia a transformação das pessoas e da sociedade. Entregando continuamente a melhor experiência de consumo antes, durante e depois da venda.