Back To Top

6 de junho de 2024

Conheça o Desenrola Pequenos Negócios e quite suas dívidas!

By
  • 0

Voltado a MEIs e MPEs, o programa “Desenrola Pequenos Negócios” ajuda empreendedores a renegociarem suas dívidas.

Abrir um negócio não é tarefa fácil, dar a cara no mercado e lutar pelo sucesso de um empreendimento passa por inúmeros desafios, entre eles o de equilibrar as contas e garantir a saúde financeira de uma empresa.

Se hoje o Brasil firma seu crescimento econômico, os últimos anos não foram fáceis. Em 2024, empresários ainda lidam com os desdobramentos da pandemia da Covid-19, da Crise dos Insumos e de um cenário econômico complicado.

Pensando nos empreendedores que contraíram dívidas nos últimos anos e buscam sair do vermelho, o Governo Federal lançou, em abril de 2024, o “Desenrola Pequenos Negócios”! Iniciativa voltada especialmente para microempreendedores individuais (MEIs), microempresas e empresas de pequeno porte em débito com bancos e outras instituições financeiras.

A iniciativa de renegociação de dívidas faz parte do programa Acredita do Ministério do Empreendedorismo, que tem o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) como parceiro na avalista da tomada de crédito via Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (FAMPE).

O programa oferecerá aos pequenos empresários a possibilidade de renegociar dívidas com descontos que giram de 40 a 90%, explicou Márcio França, Ministro de Empreendedorismo ao G1.

Conheça mais detalhes da iniciativa e aproveite a oportunidade de equilibrar suas finanças!

Confira algumas das principais dúvidas sobre o funcionamento do “Desenrola Pequenos Negócios” e veja se sua empresa se adequa aos critérios da iniciativa:

  1. Quais empresas podem renegociar dívidas?
    Podem participar do “Desenrola Pequenos Negócios” os microempreendedores individuais (MEIs), as microempresas (ME) ou empresas de pequeno porte (EPP). O faturamento anual para que o negócio seja elegível ao programa deve ser de até R$ 4,8 milhões.

 

  1. Quais dívidas podem ser renegociadas?
    Para ser elegível ao Desenrola, a dívida precisa estar em atraso há mais de 90 dias, contados a partir do último dia 22 de abril, quando foi lançado o programa. Duas ou mais dívidas podem ser renegociadas simultaneamente.

 

  1. Há limite para o valor da dívida?
    Não há limite para o valor da dívida a ser renegociada, assim como não há máximo de atraso. Na prática, dívidas já antigas, com altas taxas de juros, também são elegíveis ao programa.

 

  1. Como renegociar as dívidas pelo “Desenrola Pequenos Negócios”?
    As micro e pequenas empresas que queiram renegociar suas dívidas devem procurar diretamente os bancos ou outras instituições financeiras em que as dívidas foram feitas. Segundo o Governo, cada instituição vai oferecer suas próprias condições para a renegociação, que podem incluir descontos, prazos mais longos ou menores taxas de juros, por exemplo.

 

  1. Por que os bancos vão participar do programa?
    Como estímulo para que as instituições financeiras participem do programa, os bancos que oferecerem as melhores condições de renegociação terão incentivos tributários concedidos pelo Governo Federal.


Fonte: Reprodução/G1.

De modo geral, o programa “Desenrola Pequenos Negócios” deverá abarcar cerca de 6,5 milhões de micro e pequenos empreendimentos que se inviabilizaram economicamente – explicou Antônio Valdir Oliveira à Agência Sebrae de Notícias (ASN). Segundo o Gerente de Capitalização e Serviços Financeiros do Sebrae, o programa é a “representação de um recomeço para milhões de brasileiros”.

Manter as contas em dia é fundamental para planejar o futuro de um negócio, mas, para isso, é preciso contar com uma estrutura firme e confiável. Ações regulares de análise da saúde financeira podem evitar muita dor de cabeça!

Pensando nas necessidades de quem está lutando por seu negócio, o Sebrae oferece inúmeros cursos de formação, capacitação e organização para auxiliar empreendedores de todo o país. Incluindo, por exemplo, plataformas e ferramentas para a melhoria da gestão contábil.

Afinal, como explica Giovanni Beviláqua, coordenador de acesso a créditos e investimentos do Sebrae: “Para pequenas empresas, ter um plano de contas bem estruturado é essencial para uma gestão contábil eficiente e para tomar decisões financeiras informadas. O primeiro passo é identificar as contas principais que serão utilizadas para registrar as transações financeiras da empresa. Isso inclui contas de ativo, passivo, patrimônio líquido, receitas e despesas, e os investimentos.”

Acesse o portal do Sebrae e aproveite uma série de dicas para quem quer transformar sua realidade, além de diversos conteúdos que vão desde o auxílio a donos de pequenos negócio em busca de apoio para a solicitação de crédito aos primeiros passos como MEI!

Acompanhe os canais e portais da Cetro para ficar de olho em conteúdos e dicas para ajudar você e sua empresa a evoluir! Seja no Instagram ou YouTube, confira entrevistas com empreendedores e profissionais que, dia a dia, levam o mercado brasileiro um passo adiante!


Desde 2020, 408 milhões de chaves Pix agilizam a economia! Confira o impacto dessa inovação brasileira e transforme seu negócio com a Cetro!

Prev Post

Cultura Exportadora: As Fronteiras Da Inovação Brasileira

Next Post

Quer Inovar Sua Hamburgueria? A Cetro Tem O Maquinário Ideal!

post-bars

Leave a Comment