Fornos Nino: A chama da gastronomia sofisticada
Confira esta tradicional receita de pizza margherita e modernize seus momentos de degustação com Fornos Nino!
Para quem busca por experiências premium, a Linha de Fornos Nino promete tornar o preparo de alimentos um momento excepcional. O lançamento conta com a elegância, eficiência e versatilidade de equipamentos domésticos e profissionais que são dignos de um “mamma mia”.
Já imaginou vivenciar a culinária de diversos países sem precisar sair de casa? Um fim de tarde, uma pizza artesanal retirada diretamente do forno, um vinho tinto para realçar o sabor e a presença de uma boa companhia. Com os lançamentos da Cetro, isso se torna tão delicioso quanto poderia ser!
E se essa não for a experiência ideal, tudo bem também! Com os equipamentos Nino, é possível estar onde quiser, com quem quiser e levar na mala uma gama de possiblidades gastronômicas. Em uma chácara entre amigos ou mesmo em um agradável momento particular pedem por refeições saborosas e de qualidade.
Então, que tal conferir os detalhes da Linha de Fornos Nino e aproveitar para se conectar com uma das culinárias mais apreciadas do mundo? A receita selecionada pela Cetro, que carrega traços culturais da história italiana, mostra como é possível unir tecnologia e sabor sem perder a tradição – confira!
Pizza Margherita: aposte em uma das mais amadas!
Há quem diga que as comidas de origem italiana estão entre as mais populares devido à variedade e qualidade presente nos ingredientes. A composição simples dos pratos típicos explora o sabor de cada alimento e mostram que o preparo também faz toda a diferença para garantir a excelência gastronômica.
Consequência dessa popularidade, uma das iguarias italianas presente no estilo de vida dos brasileiros é a famosa pizza. Quer aprender a preparar uma pizza marguerita que faz referência à tradicional receita italiana? Pegue seu livro de receitas e aventure-se, novo pizzaiolo!
Ingredientes:
- 850 g de farinha de trigo (preferencialmente do tipo 00);
- 500 ml de água na temperatura ambiente;
- 1,5 g de fermento biológico fresco;
- 25 g sal.
A massa desta receita rende, aproximadamente, de 5 a 6 pizzas. Para garantir a fermentação adequada, lembre-se de deixar a massa preparada antecipadamente.
Vamos de “mão na massa”!
Em um recipiente, dilua o sal em meio litro de água. Adicione o fermento e dilua. Caso queira uma pizza mais dourada, experiente incluir 30 g de açúcar e 20 g azeite de oliva extravirgem (foge do tradicional, mas também fica uma delícia).
Acrescente metade da farinha e mexa com as mãos. Adicione o restante da farinha aos poucos, para que a massa fique hidratada e desenvolva o glúten. Mantenha no recipiente até ela adquirir consistência.
Cubra uma bancada com um pouco de farinha e retire a massa do recipiente para sovar. Sove até a massa ficar lisa e homogênea. A textura ideal é quando a massa ainda está mole, mas não gruda na mão.
Molde a massa em formato de bola para que ela cresça uniformemente e deixe descansar em um recipiente coberto por um plástico ou pano umedecido por aproximadamente 2 horas antes de bolear.
Depois do período de descanso, retire a massa do recipiente e corte uma tira grossa (1/3 da massa). Com a tira, comece a bolear a massa para ela incorporar o ar. Para isso, segure metade da massa na bancada e, com a outra mão, empurre a massa externa para o interno até formar uma bola de aproximadamente 250 g, que deve ser separada da tira.
Deixe as massas fermentando por, aproximadamente, 8 horas em um recipiente raso para que elas cresçam bem, fiquem macias, bem aeradas e para facilitar a retirada na hora de abrir. Após esse período, retire a massa com um pouco de farinha e comece a abri-la com as mãos em uma bancada.
Ao moldar, cuidado para a massa não grudar na bancada ou furar. Se necessário, coloque mais farinha para permitir a moldagem até que a massa fique fina e a borda com cerca de 1 cm.
Com os dedos parcialmente dobrados, passe a massa de uma mão para outra enquanto faz um movimento giratório com a massa, para que ela estique. Agora, é só apoiá-la em uma superfície plana e se preparar para rechear!
Vamos rechear?
A Pizza Margherita, por conter poucos ingredientes, cria uma harmonia entre os condimentos utilizados em cada uma das etapas de seu preparo. Vamos conferir:
Para o molho:
- 01 lata de tomates pelados (ou tomates cozidos sem pele esmagados à mão);
- Sal, pimenta do reino e azeite de oliva à gosto.
Para o recheio:
- Muçarela fresca e queijo parmesão à gosto;
- Manjericão fresco à gosto;
- Azeite de oliva à gosto.
Comece a preparar o molho picando bem os tomates sem as sementes. Amasse-os à mão para dar consistência, adicione os temperos, misture e espalhe o molho pela massa. Disponha o queijo parmesão e o muçarela uniformemente, espalhe algumas folhas de manjericão e regue com um fio de azeite.
Agilidade na hora de assar: conte com os Fornos Nino!
Todo esse processo já deu fome, não é mesmo? Apesar da receita da pizza tradicional demandar um pouco mais de tempo e dedicação, a rapidez fica com os Fornos Nino!
Com a tecnologia dos Fornos Cetro, o tempo de espera por uma pizza crocante e saborosa é de aproximadamente dois minutos. Sem complicação, os acessórios personalizados da Linha Nino, como espátulas, cortadores, bancadas e pás, também contribuem com a dinâmica de preparação, movimentação dos alimentos e manutenção dos Fornos.
E se você está preocupado com a bagunça, pode ficar tranquilo porque os equipamentos também são super práticos para limpar!
Em relação à qualidade em consistência e sabor, os pizzaiolos podem concordar em uma coisa: o processo importa muito. Por isso, a Cetro buscou em cada detalhe a personalização e sofisticação de sua experiência, para que um pedaço da Itália possa se unir à otimização e fazer dos seus momentos gastronômicos ainda mais inesquecíveis.
Confira, no Portal Cetro, a nova Linha de Fornos Nino e encontre as soluções que transformarão sua experiência!