03 erros ao começar um negócio
Conheça os 03 maiores erros cometidos ao iniciar um negócio e saiba como evitar dificuldades futuras.
Ser o próprio chefe é o sonho de muitos brasileiros. Com as novas tecnologias e mídias sociais, ficou cada vez mais fácil empreender e ter um negócio. No entanto, alguns erros comuns podem fazer sua empresa ter dificuldades em crescer ou até mesmo de se sustentar.
Existem mais de 42 milhões de empreendedores no Brasil e 43 milhões de pessoas que querem ter seu próprio negócio em até 3 anos, segundo uma pesquisa do Sebrae com a Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (Anegepe) de 2023.
Entretanto, mais de 6 milhões de micro e pequenas empresas estão inadimplentes, conforme dados de abril de 2024, divulgados pela Serasa Experian. Sendo assim, o Blog Cetro trouxe os 03 erros mais cometidos pelos novos empreendedores para você saber o que não fazer. Confira!
Erro #1: Não buscar conhecimento
Se você pensa que cuidar de um negócio dispensa estudos, você está muito enganado. Afinal, se agora você é um especialista no seu produto ou serviço prestado, não significa que você será para sempre.
Todas as áreas do mercado estão em constante mudança e, se você não acompanhar os avanços, seus clientes vão procurar outras empresas que os façam. Dessa forma, é sua obrigação estudar sobre gestão sempre que possível.
Para isso, existem várias formas: você pode acompanhar jornais e blogs focados em empreendedorismo e fazer graduações e pós-graduações em áreas administrativas ou cursos livres.
O SENAI-SP oferece cursos online gratuitos e com certificado para você aprimorar seu conhecimento com um material de qualidade. Sendo assim, conheça alguns cursos rápidos da plataforma que vão te ajudar:
- Estilos de Gestão e Liderança (12h)
- Ferramentas Estratégicas Comerciais (10h)
- Planejamento de Marketing e Vendas (12h)
- Princípios da Logística Internacional (12h)
- Técnicas Básicas de Negociação (10h)
Erro #2: Não olhar o timing
Você com certeza já viu um produto muito diferente que virou tendência e, após alguns meses, caiu em desuso, certo? Isso acontece porque alguns mercados não funcionam tão bem quanto outros.
Um exemplo de produto que vendeu muito em 2020 são as roupas com estampa tie-dye. Entretanto, é raro que você veja alguém as usando em 2024, pois é um item muito chamativo e nada versátil. Logo, um negócio exclusivo de roupas desse estilo não se sustentaria e a marca teria que passar por um processo de rebranding.
Confira aqui as 60 expressões mais utilizadas no mundo empreendedor!
Ou seja, o sucesso do seu negócio vai acontecer quando você inovar com um produto já conhecido, tornando-o irresistível a quem já o consome.
“Não é só a mera sensação de que algo é familiar. É um passo além disso. É algo novo, desafiador ou surpreendente que abre uma porta para o sentimento de conforto, significado ou familiaridade.” – Derek Thompson, em seu livro “Hit Makers: Como nascem as tendências”.
Erro #3: Não saber se tem capital suficiente
Talvez esse seja o erro mais cometido e que traz mais consequências. Você deve conhecer uma empresa que começou sem capital de investimento ou estrutura suficiente e logo fechou as portas, não é mesmo?
Por isso, é importante ter estratégia, juntar um bom dinheiro e apenas solicitar empréstimos e financiamentos que você tem certeza de que vai conseguir pagar. Lembre-se que, ao manter o nome da sua empresa limpo, você protege a credibilidade da sua marca e possibilita que ela cresça.
Até porque, todo negócio em estágio inicial precisa de muita preparação e pesquisa para atingir, mesmo que aos poucos, seu verdadeiro potencial. Para contribuir com esse crescimento, a Cetro se especializou em encontrar as melhores soluções para impulsionar pequenos, médios ou grandes empreendedores.
Mesmo se você tiver uma infraestrutura de produção reduzida, a Cetro possui um catálogo com uma grande variedade de equipamentos acessíveis e adaptáveis para você começar a se destacar no mercado desde o primeiro momento. Dessa forma, é possível projetar seu negócio como uma fonte de renda principal.
Pensando em máquinas compactas e eficientes, a dica de hoje para otimizar sua produção é investir em uma Seladora a Vácuo Comercial com Reservatório. Esse equipamento prático é ideal para empresas do ramo alimentício que precisam atender a diversas demandas. Confira todos os benefícios dessa solução Cetro no vídeo abaixo:
Como eu faço para saber mais?
Para que suas escolhas sejam assertivas, continue acompanhando o Blog Cetro! Aqui, você encontra matérias sobre empreendedorismo, dicas de renda extra e atualizações sobre as tecnologias do mercado.
Além disso, acompanhe o cotidiano dos colaboradores que têm #DNACetro e inspire-se para transformar a cultura organizacional de sua empresa! Gostou? Então nos siga nas redes sociais!