Venda mais com a psicologia das cores
Saiba a importância da psicologia das cores para aumentar suas vendas e descubra se sua marca precisa de um rebranding.
As cores têm um poder surpreendente no comportamento humano. Afinal, elas despertam emoções, influenciam decisões e criam associações que podem impactar o sucesso das vendas de uma marca.
O estudo sobre esse fenômeno é chamado de psicologia das cores, que conecta ciência, publicidade e design para criar estratégias mais eficazes de marketing. Neste artigo, o Blog Cetro trouxe tudo o que você precisa saber para explorar as oportunidades que a escolha certa das cores pode proporcionar ao seu negócio!
O impacto da psicologia das cores aplicada às vendas
De acordo com uma pesquisa da Universidade de Winnipeg, um usuário leva cerca de 90 segundos para decidir se tem uma interação positiva ou negativa com um site, sendo cerca de 62% a 90% dessa avaliação baseada nas cores.
Afinal, elas não só atraem o olhar, mas também despertam sensações. Por exemplo, uma plataforma com um esquema de cores confortável aumenta o tempo de navegação, enquanto embalagens com cores chamativas podem gerar curiosidade e sentimentos de consumismo.
Sendo assim, confira algumas cores populares que podem despertar o desejo do consumidor pela sua marca:
Vermelho
O vermelho transmite energia, desejo, velocidade e paixão, sendo comum em grandes redes de fast food, marcas de perfume ou canais de notícias, além de muito utilizada para sinalizar ofertas e promoções.
Azul
A delicadeza da cor azul proporciona sentimentos de confiança, segurança e tranquilidade e é altamente usado por instituições financeiras, seguradoras e empresas de tecnologia.
Amarelo
A cor amarela desperta felicidade, otimismo e apetite, sendo uma das preferidas do setor alimentício.
Verde
O verde remete à saúde, ao equilíbrio, à renovação e à sustentabilidade. Dessa forma, é ideal para marcas focadas nesses nichos, como planos de saúde, empresas ecológicas e de alimentos naturais.
Preto
O preto evoca sofisticação e exclusividade nos consumidores, o que a torna a cor mais utilizada por marcas de luxo e serviços que oferecem experiências premium.
Laranja
A cor laranja transmite sensações de humor, calor e extravagância. Por isso, lojas online que utilizam botões com chamada para ação, como “Compre agora!” ou “Clique aqui!”, em laranja estimulam um senso de urgência e consumismo no cliente de forma eficiente.
Roxo
Já o roxo, a cor do #DNACetro, faz alusão à nobreza, sabedoria, elegância e transformação – perfeita para representar a maior empresa de máquinas da América Latina.
A possibilidade e importância do rebranding
Tudo bem se você iniciou seu negócio sem saber sobre a psicologia das cores. Porém, agora que você adquiriu esse conhecimento, entenda que a prática de rebranding é cada vez mais comum até em grandes nomes do empreendedorismo mundial.
Afinal, muitas marcas percebem certas dificuldades em se conectar com o público e, por isso, optam pela alteração de seu posicionamento, linguagem, logotipo, paleta de cores e até das embalagens de seus produtos.
Entretanto, lembre-se de ser consistente. Não mude toda a aparência de sua marca repetidas vezes, pois isso pode distanciar o cliente.
Dessa forma, caso você acredite que sua marca precise de uma repaginação, pesquise muito sobre quais sensações despertam o desejo de compra no seu público-alvo e planeje um novo esquema de cores com um profissional de Design.
Cores também são estratégia!
A psicologia das cores é um recurso indispensável para transformar a percepção de uma marca pelo consumidor e aumentar seu potencial de vendas. Sendo assim, para ajudar a levar seu negócio até o topo, conte com o apoio da Cetro. A companhia possui um vasto catálogo de maquinários e soluções especializadas em embalagens.
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