Quais empreendedores podem ser MEI?
Conheça a diversidade de serviços e ocupações que podem abrir um cadastro como Microempreendedor Individual.
Com certeza, você já ouviu falar do modelo de negócio MEI (Microempreendedor Individual), categoria jurídica criada para formalizar trabalhadores autônomos e pequenos empreendedores no Brasil.
Mas você realmente sabe quais tipos de serviços ela contempla? São muitas funções e algumas, provavelmente, você nem imagina.
Sendo assim, o Blog Cetro trouxe cada detalhe sobre esse tema para despertar sua vontade de empreender – confira!
Para relembrar, o que contempla ser MEI?
Segundo a Lei Complementar nº 128/2008, o MEI deve ter no máximo um funcionário (que não pode ser sócio em nenhuma outra empresa), faturar até 81 mil reais por ano e, claro, ter sua função especificada na lista oficial que abarca todas as atividades legalizadas nessa categoria.
O MEI está presente desde os pequenos comércios até a prestação de diversos tipos de serviços. Entretanto, ele não abrange todas as atividades econômicas e, por isso, é muito importante saber qual o empreendedor possui os direitos e os benefícios referentes a essa categoria.
Conheça as diferenças entre MEI, ME, EI, EPP, EIRELI, SA e Ltda e não tenha mais dúvidas na hora de abrir ou expandir sua empresa.
Os MEIs nos mais diversos segmentos
No primeiro trimestre de 2025, 78% dos pequenos negócios abertos no Brasil são de Microempreendedores Individuais, apontam dados do Sebrae. Entre atividades mais conhecidas, temos aquelas relacionadas a transporte, vendas e prestação de serviços de beleza, além de funções voltadas para publicidade e ensino – que também cresceram muito!
Dentre as áreas e ocupações mais conhecidas e comuns no cotidiano do brasileiro estão:
- Vendedores autônomos de roupas, cosméticos, bijuterias, itens artesanais, artigos para pets, doces, lanches, marmitas e diversos outros tipos de produto.
- Profissionais de serviços gerais, como eletricistas, encanadores, pintores, mecânicos, marceneiros, jardineiros, roceiros, costureiros, montadores de móveis, limpadores de piscina e diaristas.
- Empreendedores na área de beleza e bem-estar, como cabelereiros, barbeiros, manicures, maquiadores, esteticistas, depiladores, massagistas, tatuadores, entre outros.
- Entregadores e motoristas autônomos, como profissionais de aplicativo, carreteiros e caminhoneiros.
- Atividades autônomas voltadas para o cuidado, como cuidadores de idosos, babás, banhistas e tosadores de animais.
- Professores particulares.
Os microempreendedores estão por toda a parte!
Além dessas, muitas outras ocupações são regularizadas como MEI. Talvez você não saiba ou não associe essas funções à categoria, mas elas também precisam ser lembradas:
- Organizadores de eventos: desde animadores de festa – como palhaços, mágicos e artistas performáticos – até locadores de equipamentos recreativos, decoradores e maquiadores infantis.
- Pequenos produtores rurais: apicultores, pescadores, cultivadores de plantas e sementes, e criadores de animais.
- Autônomos do meio digital: editores de vídeo, criadores de conteúdo, profissionais independentes de T.I. e prestadores de serviços para consertos de equipamentos eletrônicos.
- Profissionais de serviços místicos: astrólogos, cartomantes e tarólogos.
- Guias turísticos autônomos, artesãos e contadores de histórias voltados para culturas locais também se encaixam nessa classificação.
Seja um MEI e comece a investir em seu sonho
Pensando em explorar alguma dessas atividades como profissão ou utilizá-la como renda extra? Agora que você conhece uma infinidade de opções, basta aperfeiçoar suas habilidades e se lançar no mercado!
Quer ideias práticas de como empreender nessas áreas? Acesse as matérias do Blog Cetro e confira as principais ideias e passo-a-passos para fazer acontecer. Comece hoje e estude o que é necessário para se tornar dono de seu próprio negócio!