Como cobrar meus clientes?
Descubra estratégias para realizar cobranças humanizadas e mantenha a saúde financeira de seu negócio!
A verdade é: ninguém gosta de ser cobrado. Por isso, alguns vendedores e empreendedores evitam cobrar seus clientes por medo de parecerem insensíveis. Entretanto, isso não deve ser motivo para você deixar de receber o pagamento por seus serviços ou produtos.
Afinal, ao permitir que seus clientes fiquem inadimplentes por muito tempo, você compromete o fluxo de caixa de sua empresa, sua capacidade de reinvestimento e até o pagamento de seus próprios compromissos.
Com isso em mente, este artigo traz algumas dicas para você cobrar seus clientes com gentileza e começar a encarar essa ação como uma prática de responsabilidade profissional.
É possível cobrar de forma humanizada?
Cobranças não são só difíceis para quem recebe, mas também para quem faz, já que o cobrador tem o desafio de abordar o assunto com cuidado e empatia, ao mesmo tempo em que deve ser assertivo em seu objetivo. Por isso, confira alguns pontos importantes:
A resposta pode estar no perfil de seu cliente
Antes de realizar a cobrança, vale lembrar: cada cliente tem um perfil e um momento. Um atraso pode ser por esquecimento, um problema financeiro ou até uma falha na comunicação. Ou seja, tente entender antes de julgar.
Dessa forma, ao abordar o cliente, use frases que criam conexão e demonstram empatia, como: “Olá, tudo bem? No sistema consta que o pagamento ainda não foi feito. Sabemos que imprevistos acontecem, poderia informar o motivo do atraso para que possamos encontrar a melhor forma de te ajudar?”.
Canais de contato adequados
É de conhecimento geral que a inadimplência é um assunto delicado, tornando a descrição indispensável em uma cobrança responsável. Por isso, sempre utilize canais privados como e-mail, mensagens no WhatsApp ou telefonemas. Isso preserva a imagem do cliente e a reputação de sua marca.
Padronização da comunicação
Ter modelos de mensagens claras, educadas e profissionais facilita muito o processo de cobrança, além de garantir mais agilidade. Personalize cada envio com atenção, cuidando da gramática e, especialmente, do nome do cliente. Esse cuidado reforça a seriedade e credibilidade de seu negócio.
Ferramentas que facilitam (e evitam) a cobrança
Depois de entender as formas de realizar uma abordagem humanizada, que tal estruturar seus processos e reduzir a necessidade de cobrar ativamente?
Quando você utiliza ferramentas que organizam prazos e reforçam informações importantes, o risco de inadimplência diminui e a relação com o cliente fica mais tranquila e profissional. Aqui estão algumas dicas:
Lembretes automáticos com boletos
Automatizar lembretes de pagamento é uma forma elegante de abordar seus clientes sem o peso da cobrança direta. Por isso, plataformas de gestão, aplicativos de pagamentos e até mesmo ferramentas como o WhatsApp Business podem te ajudar.
Além disso, incluir a data de vencimento no corpo da mensagem com o boleto e configurar um lembrete automático (via SMS, e-mail ou aplicativo) é uma forma prática de evitar atrasos por esquecimento.
Política de pagamentos clara
No momento da venda, deixe evidente todas as formas de pagamento, os prazos, os descontos para pagamentos antecipados e os eventuais juros por atrasos. Quanto mais clara a regra, menor a chance de conflito.
E se o cliente continuar inadimplente?
Mesmo se você utilizar estratégias para evitar a necessidade de cobrança, pode acontecer do cliente continuar inadimplente. Nessa situação, vale seguir uma régua de cobrança, por exemplo: começar com um lembrete amigável, depois enviar um aviso mais formal e, se preciso, adotar medidas mais firmes e administrativas.
Lembre-se que o encaminhamento para ações jurídicas deve ser sempre a última alternativa. Sendo assim, priorize todas as tentativas de negociação e resolução de forma direta e respeitosa.
Afinal, manter o bom relacionamento é essencial. Um cliente pode estar inadimplente hoje, mas, após o devido pagamento, ele pode voltar a adquirir seu produto ou até indicar sua empresa pelo atendimento ético.
Cobrar também é cuidar da empresa
Por fim, todo empreendedor que quer crescer precisa encarar a cobrança como parte natural do negócio. E mais do que isso: como uma prática que exige organização, clareza e, acima de tudo, respeito mútuo.
Com empatia, comunicação transparente e processos bem definidos, você evita desgastes, mantém o bom relacionamento com seus clientes e ainda fortalece a imagem de sua marca.
Então, que tal revisar hoje mesmo suas estratégias de cobrança?
Continue acompanhando o Blog Cetro para mais dicas que te ajudam a empreender com profissionalismo e leveza, inclusive nas tarefas mais delicadas!