Estratégias para divulgar negócios
Entenda quais as melhores formas de anunciar, atrair novos públicos e fidelizar clientes!
Quem já está inserido no meio empreendedor sabe que encontrar seu público de interesse e atraí-lo pode ser um desafio. Entretanto, com a análise adequada e estratégias assertivas, fazer com que seu negócio seja visto, admirado e desejado pode se tornar uma realidade muito mais fácil.
Se você quer saber como, o Blog Cetro traz as melhores estratégias para estruturar suas divulgações, direcionar e impulsionar os resultados de seu empreendimento – confira!
Estratégias perfeitas para negócios locais
Se está empreendendo em um ponto de venda ou realizando a prestação de serviços, há muitas opções para anunciar seu negócio de forma regional. Independentemente do empreendimento, é preciso se destacar pela eficiência, o atendimento excepcional e, claro, a qualidade!
Além disso, alguns posicionamentos, participações e conexões podem ser a chave para divulgar sua empresa de forma estratégica. Veja como:
Materiais gráficos bem-posicionados
Ideal para quem gosta do “básico que funciona”, a divulgação por banners, outdoors, cartazes, quadros de cavalete, carros de som ou outros meios físicos continuam impactando na escolha dos consumidores locais. Eles servem como lembrete visual ou sonoro de algo próximo, presente e à disposição – que pode ser o seu negócio!
Parcerias com comércios vizinhos
Faça contato e procure estabelecer conexões e propor parcerias com negócios locais que se aproximem de seus objetivos e propósitos, e atraia benefícios para os dois empreendimentos.
Aposte, por exemplo, em divulgações físicas como cartões de visita e panfletos nos dois negócios ou a realização de ações conjuntas, como sorteios e descontos. Com pequenas ações, o público pode começar a associar pontos da cidade a sua empresa e ao seu parceiro, atraindo clientes para ambos.
Participação em feiras e eventos da comunidade
Sejam organizados por instituições ou pela própria comunidade, esses eventos são grandes oportunidades para gerar reconhecimento aos serviços e produtos oferecidos e se aproximar dos públicos. Por isso, entre em contato para saber o que é necessário para estar presente e favorecer a realização do evento.
Além disso, distribuir seu produto para experimentação ou patrocinar brindes que carreguem sua marca são ideias interessantes para divulgar seu negócio de forma indireta. Mas lembre-se de elaborar uma proposta marcante que convide o público de interesse a conhecer sua marca com mais profundidade.
Programas de fidelidade
Para aqueles que já conhecem sua empresa e se tornaram clientes, é interessante firmar um laço que reforce seu comprometimento. Além de gerar benefícios a quem consome, os cartões-fidelidade são capazes de transformar positivamente a percepção sobre o negócio, promovendo a indicação do cliente para outras pessoas.
Geolocalização em aplicativos populares
Mesmo que seu público de interesse esteja próximo, utilizar a geolocalização em aplicativos de mapas e associados a ferramentas de busca possibilita que seu negócio seja encontrado com mais facilidade.
Assim, mesmo quem mora na região ou está de passagem receberá seu negócio como indicação ao pesquisar sobre o produto ou serviço oferecido no Google ou nas redes sociais.
Entretanto, é necessário que seu perfil profissional nessas plataformas esteja bem desenvolvido, apresentável e, principalmente, utilize palavras-chave que façam referência ao segmento.
Ultrapasse limites geográficos com divulgações on-line
Divulgar no meio virtual é uma estratégia universal. Para quem não quer ter empecilhos em atender clientes nas mais variadas localidades, realizar uma comunicação que converse com os algoritmos e encontre as necessidades dos públicos virtuais é essencial.
Entre algumas estratégias bem conhecidas, recomendamos:
- Ferramentas de ADS: Investir em anúncios on-line é uma forma muito prática, precisa e eficiente para evidenciar seu negócio. Porém, é preciso estar com os objetivos bem definidos para direcionar os dados e atingir um público que realmente tenha interesse naquilo que você produz, vende ou faz.
- Marketing Orgânico: Aplicada, principalmente, nas redes sociais, essa estratégia é muito interessante quando se deseja atrair o público de uma forma econômica e criativa. Faça com que seu vídeo, foto ou produção instigue o compartilhamento e deixe que seu público divulgue por você!
- Marketing de Conteúdo: Ao produzir materiais mais densos para o meio virtual, seu negócio passará mais confiança. Com esses conteúdos, o cliente consegue compreender melhor sua empresa, enxergando o diferencial de seus produtos ou serviços.
- Automações: Ao utilizar essas ferramentas, a articulação de informações sobre seu negócio para o lead se torna mais simples, fazendo com que ele possa entrar em contato pelos diferentes canais que você utiliza para divulgação.
E, para saber se suas estratégias estão sendo bem-sucedidas, nada melhor que estudar os dados e as métricas digitais. Observe se os públicos estão respondendo de forma positiva e utilize essas informações como guia para que seu negócio trilhe um caminho promissor.
Aposte na divulgação e se torne uma referência!
Quando você começar a utilizar estratégias de divulgação, sua marca começará a ocupar espaços inimagináveis na lembrança de seu público! Não perca tempo, analise a realidade de seu negócio e coloque em prática as estratégias que você considera que trará mais resultados.
Afinal, uma das melhores formas para quem quer estar à frente da concorrência é se manter atualizado sobre as tendências de mercado e o universo empreendedor. Portanto, seja seu melhor aliado e continue acompanhando os conteúdos exclusivos do Blog Cetro!