Acesse a Loja

O vidro é um material de alta resistência a diversos tipos de processos, apesar de sua fragilidade ao impacto. Por essa razão, saber como reutilizar embalagens de vidro para utilizar em sua casa ou negócio é uma ótima maneira de guardar muitos alimentos e outros itens com segurança e alta durabilidade.

Quer saber mais sobre a reutilização desse tipo de embalagem? Então confira este artigo!

Como higienizar as embalagens de vidro?

Antes de saber como reaproveitar embalagens de vidro, é necessário ter conhecimento a respeito do processo de higienização do material.

Dessa maneira, é possível evitar que, posteriormente, impurezas entrem em contato com o produto inserido no recipiente. O melhor a fazer, nesse caso, é esterilizar o material.

  • Lave todos os potes muito bem com água e detergente (se possível, neutro);retire os rótulos;
  • Deixe escorrer sem secar, pois as bactérias que podem existir em papéis e panos também são capazes de passar para dentro do pote;
  • Coloque todos os potes dentro de uma panela com a boca pra cima. As tampas devem ser encaixadas entre eles;
  • Leve ao fogo até a água ferver e conte de 20 a 25 minutos. Desligue.
  • Retire os potes com um utensílio (pinça ou pegador) para evitar o contato direto com as mãos e deixe escorrer o excesso de água.

Feito esse procedimento, você já pode separar os potes e reutilizá-los. A seguir, você confere algumas das opções sobre como reaproveitar embalagens de vidro!

Embalagens de vidro para armazenar conservas

Um dos usos mais comuns para potes de vidro é fazer conservas. Separe os ingredientes que serão utilizados e distribua-os no pote, deixando os óleos por último.

Para identificar o conteúdo, uma boa ideia é trabalhar com etiquetas adesivas, pois aplicar tinta ou outro tipo de material pode ser em vão caso você queira, posteriormente, esterilizar novamente a embalagem para novos propósitos.

Leia mais: Como embalar conservas com segurança?

Biscoitos ou grãos

Entretanto, não é recomendado utilizá-la mais do que duas ou três vezes dessa maneira, pois certos tipos de óleos e ingredientes podem corroer um pouco o vidro por dentro ou deixá-lo permanentemente com sabores ou aromas indesejados para a utilização futura.

Potes hermeticamente fechados nem sempre são uma aquisição barata. Reutilizar as embalagens de vidro, então, é uma boa ideia para esses casos. Isso porque grãos e biscoitos perdem muito de suas características se não ficarem em recipientes muito bem vedados.

Sendo assim, para esse tipo de alimento, o ideal é optar pelos potes com bom potencial de vedação — como os de maionese, por exemplo — ou de molhos e patês, cujas tampas são mais grossas e, consequentemente, contam com uma rosca “maior” que evita a entrada do ar.

Quer empreender com os equipamentos corretos e contar com uma assistência completa para qualquer lugar do país? Acesse o nosso site e confira os itens que não podem faltar na sua produção.

Acompanhe o Blog da Cetro e garanta que o seu negócio tenha as melhores soluções para automatizar os seus processos.

tt ads

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *