Acesse a Loja

As conservas são ideais para deixar os alimentos frescos e duráveis por mais tempo. Porém, há técnicas de embalar que devem ser seguidas para a melhor conservação do produto.

Por isso, quando preparamos conservas e pretendemos guardá-las durar mais tempo, há um fator que faz toda a diferença: fechar o frasco hermeticamente em vácuo. Essa técnica consiste em garantir que o frasco fique perfeitamente fechado, impossibilitando a entrada de ar e consequente degradação do alimento.

Neste artigo, vamos te mostrar como embalar conservas em frascos de vidro. Acompanhe.

Como fazer conservas?

Para fazer conservas, é importante que você tenha potes para isso — que podem ser de plástico ou vidro. É comum o uso de frasco de vidro, pois esse tipo de embalagem é mais resistente e capaz de preservar por ainda mais tempo o alimento.

Esterilize os potes de vidro

  • Em primeiro lugar, certifique-se que os potes e as tampas estejam em boas condições, sem rachaduras ou ferrugem;
  • Lave-os com sabão e água quente. Depois, deixe-os escorrer de cabeça para baixo em um pano limpo;
  • Em uma panela grande, coloque um pano no fundo e encha de água;
  • Ferva a água e coloque os potes junto com suas respectivas tampas submersos. Ainda com o fogo ligado, deixe as peças ferverem por, aproximadamente, 07 minutos;
  • Com cuidado e ajuda de uma pinça de cozinha, tire os potes e deixe-os escorrer em cima de um pano limpo;

Benefícios da conserva 

Quando os alimentos são preparados em casa, não envolve um processo industrial. Dessa forma, eles mantêm grande parte do seu valor nutricional, comparados aos do mercado.

Com a conserva, você o preserva o alimento por mais tempo, aumentando sua vida útil. Além disso, essa técnica é ideal para acentuar os sabores e preservar os nutrientes e textura de cada alimento.

Cuidados com a conserva

Independente da forma como fará sua conserva, todas tem como objetivo preservar o alimento em um ambiente antisséptico. Ou seja, a conserva busca impedir o desenvolvimento de micro-organismos indesejáveis nesses legumes ou vegetais.

Além disso, se a conserva for caseira, poderá ter mais vantagens. Afinal, quando você faz sua própria conserva, ela não terá um teor de sódio alto, como as industrializadas tem e, consequentemente, terá maior valor nutritivo.

Conserva com uma seladora de indução

Contar com a ajuda de uma máquina para fechar os vidros de conserva é útil, tornando o procedimento eficaz e otimizado!

A Cetro oferece alguns modelos de seladora a vácuo para vidros que funcionam por meio de indução magnética elétrica. Ao aproximar o aparelho dos potes, por meio do calor, selos e lacres são fixados nas embalagens automaticamente fazendo com que fiquem vedadas.

Conservas a vácuo

Além disso, há diversas técnicas para conservar os alimentos por mais tempo e uma comum é a embalagem a vácuo.

Muito utilizada na indústria, especialmente a alimentícia, a embalagem a vácuo atua diretamente na conservação dos alimentos que, por estarem isolados do contato com o ar, permanecem intactos e preservados por mais tempo.

Porém, existem dúvidas sobre quais tipos de alimentos podem ser embalados a vácuo e a resposta é: praticamente todos. Afinal, como a conservação a vácuo não requer adição de conservantes ou produtos químicos, quase todos os alimentos podem ser embalados dessa forma.

Mas o que poucas pessoas não sabem é que também é possível realizar o processo em frascos de vidro em seladoras a vácuo de câmara.

Por isso, durante o processo de vácuo, a máquina opera através de pressão negativa zerando o oxigênio presente no recipiente tampado, evitando a entrada de ar para preservar o frescor do produto, sem perder a qualidade de produção.

Confira a diferença entre a Seladora a Vácuo e Seladora a Vácuo de Câmara

O que é um produto embalado a vácuo?

Já ouviu falar de alimentos embalados a vácuo? Esse processo envolve a retirada de todo o ar presente na embalagem. Ao serem conservados a vácuo, os alimentos ficam longe do contato com o ar, mantendo a textura, cor e sabor, afinal, não perdem os nutrientes.

Quem trabalha com a manipulação de alimentos entende a importância de tomar diversos cuidados para o melhor condicionamento dos produtos. Por isso, deve-se levar em conta fatores como a perecibilidade e qualidade do alimento que é levado à mesa do consumidor.

Rentabilidade da embalagem a vácuo

Alguns fatores de rentabilidade estão relacionados a esse tipo de embalagem.

Afinal, a conservação eficiente garante que a qualidade e as características do produto sejam preservadas.

Seguindo a mesma linha de raciocínio, esse modelo de empacotamento agrega valor ao produto final. Isso porque alimentos como carnes, peixes, queijos e castanhas poderão ser adquiridos em maiores quantidades, visando a saída de embalagens de processados ou de fracionados.

E essa rentabilidade também está relacionada ao peso dos produtos, pois, quando são embalados a vácuo, os alimentos não sofrem com a perda de líquidos por meio da evaporação.

O mais importante é garantir que o produto chegue intacto ao consumidor, evitando que as pessoas sofram com intoxicação alimentar. Isso pode gerar processos e uma possível perda de confiança na sua marca.

Quais as vantagens para o consumidor?

Em um mercado cada vez mais preocupado com questões nutricionais, produtos de qualidade terão a preferência do consumidor.

Além disso, embalar a vácuo garante menor desperdício e maior economia, afinal possibilita o fracionamento dos produtos em porções menores que poderão ser consumidas em uma única vez.

Mas, outro benefício atrativo é o fato de que esse tipo de acondicionamento pode reduzir ou até mesmo eliminar o uso de conservantes, sendo muito bom para a saúde.

Os alimentos que passam por uma seladora têm sua validade ampliada, mas depende do alimento.

A melhor solução

Além disso, algumas máquinas contam com recursos específicos de acordo com cada necessidade, como seladoras a vácuo com reservatório de líquidos evitando seu contato direto com o equipamento, pois podem danificá-lo, garantindo maior potência e aumento da capacidade produtiva.

Portanto, vale lembrar que cada seladora possui uma função específica e deve ser escolhida conforme a necessidade de produção.

Saiba a diferença entre a Seladora a Vácuo Portátil e a Seladora a Vácuo de Câmara

A Cetro oferece soluções completas para todos os itens necessários para organizar seus alimentos, como equipamentos para selar a vácuo, e também embalagens próprias para o preparo que atendem todas as certificações internacionais de qualidade.

Acompanhe o Blog da Cetro para conhecer outras técnicas de conservação de alimentos e equipamentos que podem aumentar a produtividade da sua cozinha.

tt ads

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *