Fortaleça as vendas de embutidos nacionais com embalagens premium! Conheça as soluções Cetro ideais para o setor!
De acordo com o Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (RIISPOA), embutidos são “produtos cárneos elaborados com carne ou órgãos comestíveis, curados ou não, condimentados, cozidos ou não, defumados e dessecados ou não, tendo como envoltório a tripa, a bexiga ou outra membrana animal ou envoltórios artificiais”.
Dentre esses alimentos estão as variedades de salsichas, linguiças, presuntos, apresuntados, salames e mortadelas – que fazem parte do cotidiano de muitos brasileiros em diferentes horários e refeições.
Em síntese, o mercado de embutidos tem apresentado um crescimento constante, mesmo durante a pandemia de Covid-19. Segundo o Diretor Executivo do grupo Aurora, Leomar Luiz Somensi, em entrevista à Money Times, o setor teve um crescimento de 5,4% em 2020.
Nesse contexto, além da qualidade dos alimentos, é importante que o empreendedor invista em maquinários que otimizem seus processos produtivos a fim de atender os novos perfis do mercado. Com o apoio da Cetro, o empresário brasileiro de embutidos encontrará o equipamento ideal para transformar sua produção com segurança!
Confira alguns maquinários Cetro que agregam valor a diversas embalagens de embutidos, sem deixar de lado a produtividade, e se prepare para destacar o seu negócio da concorrência!
Salame: entre os mais pedidos
Um dos embutidos mais populares e conhecidos no mundo todo, o salame, tradicional produto cárneo fermentado, teve sua fabricação iniciada no Brasil com a imigração italiana no sul do país – afirma o estudo “Produção de salame tipo italiano com teor de sódio reduzido”.
De forma geral, os produtos cárneos fermentados – segundo o estudo “Pesquisa de mercado, análise sensorial, físicas e químicas de salames tipo italiano comercializado na cidade de Dourados-MS” – possuem como características, que os diferenciam dos demais embutidos, o baixo teor de água e uma elevada concentração de ácido lático oriundo da fermentação.
O estudo explica ainda que o salame é definido como um insumo industrializado, mais precisamente um embutido cru, curado, fermentado, maturado e dessecado, podendo ser defumado ou não. Em sua composição encontra-se carne suína ou bovina, com adição de toucinho e temperos, colocados em envoltórios naturais ou artificiais.
Além dos ingredientes padrões para a fabricação do salame, conforme o artigo, pode-se ter a adição de aditivos intencionais como o vinho, condimentos, aromas e especiarias. Nesse contexto, a diversidade de sabores disponíveis no mercado nacional proporciona, simultaneamente, uma ampla variedade de embalagens para o setor e a agregação de valor pela premiumização de produto e embalagem.
Afinal, quanto mais diversa as mercadorias comercializadas, mais inovadoras devem ser as embalagens para captar o olhar do cliente nos pontos de vendas. Por isso, investir em texturas, sabores e versões premium dos mais variados gêneros deve caminhar lado a lado com a priorização de embalagens de embutidos seguras, garantindo ao consumidor um alimento ímpar!
Exemplo disso é a Seladora de Bandeja CTSM 450, um equipamento amplamente utilizado para preservar o sabor, a aparência e o visual dos alimentos que necessitam de uma vedação hermética e simples, através de embalo realizado por filme. Confira sua aplicação no vídeo abaixo!
Alternativas na alimentação: embutidos vegetais
Há alguns anos, o consumidor vem mudando o olhar sobre as opções de proteínas, para além da carne animal. Como aponta o Food Connection, aumentou-se a procura por proteínas alternativas, ou seja, aquelas derivadas de produtos vegetais ou produzidas em laboratório a partir de células animais, sem que haja o abate animal.
De fato, o mercado de produtos de origem vegetal tende a crescer e a ocupar mais espaço nas gôndolas e nas mesas do consumidor. Uma pesquisa publicada pela Future Market Insights (FMI) aponta que o mercado de linguiças e salsichas vegetais, por exemplo, deve movimentar US$ 1.228,1 milhões em 2023.
A FMI também aponta que, além da concorrência, a expansão deve ampliar a demanda por produtos de melhor qualidade, registrando uma Taxa de Crescimento Anual Composta (CAGR) de 26,5% até 2033, atingindo US$ 12.936,9 milhões!
Nesse contexto, a inovação em equipamentos para o mercado de embutidos vegetais e o desenvolvimento de novos produtos têm sido pauta para a criação de um ecossistema de inovação no setor. Dessa forma, o investimento em soluções capazes de diferenciar sua mercadoria pode ser o que seu negócio necessita para se destacar da concorrência!
Conheça os maquinários Cetro que agregam valor ao processo de embalo de diferentes alimentos veganos e destaque sua marca em 2023!
No Portfólio da Cetro, o pequeno e médio produtor e empresário encontra o equipamento ideal para transformar seu negócio e as embalagens de embutidos nacionais. A Seladora a Vácuo de Bancada VAC-PRO CCVS 240 B, por exemplo, é uma máquina que trabalha através do processo de vácuo por uma câmara e bomba potente, que agiliza e aumenta a produtividade.
Perfeita para melhorar a apresentação dos produtos, essa solução Cetro, além de reduzir o espaço ocupado na armazenagem e eliminar o risco de contaminação do produto, atende aos requisitos de higiene da indústria alimentícia, tornando-se compatível com qualquer ambiente de trabalho.
Qualidade produtiva na indústria de alimentos
Em consequência de um mercado cada vez mais acirrado e competitivo, os empreendimentos alimentícios precisam garantir a satisfação contínua de seus consumidores, disponibilizando ao mercado produtos que estejam adequados para uso. Afinal, segundo o estudo “Importância do sistema de gestão da qualidade para indústria de alimentos”, a satisfação dos clientes está diretamente relacionada com a qualidade percebida do produto.
O artigo ressalta ainda que, no setor de alimentos, “a qualidade não é considerada uma vantagem competitiva e sim uma questão de sobrevivência”. Tal característica é definitivamente fundamental e imprescindível por um motivo muito simples: é preciso entregar alimentos seguros para o consumidor – aponta a pesquisa.
Por isso, é necessário levar em conta as expectativas, os anseios e as demandas dos consumidores brasileiros no que diz respeito ao mercado e aos alimentos comercializados no país. Entende-se, portanto, a necessidade de empreendimentos priorizarem embalos e envases seguros, garantindo, ao produtor e ao consumidor, um alimento integro e ideal para o consumo.
Como coloca o artigo, o que leva as pessoas a escolherem uma mercadoria entre tantas outras é a satisfação que o consumo do produto e a manipulação da embalagem lhe atribuem. Nesse contexto, para garantir a melhor qualidade e a segurança de alimentos, como os embutidos, conheça a Empacotadora Pneumática de Inox 304! Essa solução agiliza e automatiza diferentes produções ao dosar, selar e cortar as embalagens em um mesmo processo.
Segurança e produtividade no embalo de embutidos
Seja para a aquisição de um maquinário inicial ou então o desenvolvimento de linhas de equipamentos especializados, ideais para empreendimentos que lidam com uma alta demanda produtiva; a Cetro apoia o desenvolvimento da indústria alimentícia brasileira!
Conheça a MV-SKINPACK CTVS 520 SP, um modelo de Seladora a Vácuo de Bandeja Cetro com molde duplo que agiliza o sistema de embalo a vácuo com selagens perfeitas e acabamento diferenciado!
Como coloca Léo Mello, esse modelo de Skinpack realiza uma selagem a vácuo sofisticada, “deixando o produto em 3D! Você pode tocar e sentir, deixando o produto com a aparência mais premium – com qualidade diferenciada!” Confira a explicação completa sobre os diversos benefícios e usos dessa inovação em maquinário para o mercado de carnes e as embalagens de embutidos, no Canal do fundador e CEO da Cetro no Youtube.
Além dos equipamentos únicos, a Equipe Cetro desenvolve projetos personalizados para cada objetivo ou necessidade produtiva do cliente. Se interessou por algum maquinário? Entre em contato com os qualificados profissionais da companhia e marque uma visita ao Showroom mais próximo – na matriz em Bauru ou mesmo nas filiais belo-horizontina, carioca e paulistana.
Não perca a oportunidade de otimizar sua produção de embutidos com equipamentos e embalagens inovadores e seguros! Faça como Josimar, realize testes com seus produtos nos maquinários Cetro e reinvente a forma de embalar os embutidos nacionais!