Acesse a Loja

As embalagens plásticas são bastante utilizadas em produtos comercializados e têm como característica a flexibilidade e versatilidade. Porém, há diversos tipos de embalagens plásticas para alimentos.

Quer saber quais são elas? Veja alguns exemplos e decida qual é a melhor para o seu negócio.

Importância das embalagens

Mais do que um simples invólucro, a importância da embalagem é perceber que ela desempenha um papel de destaque na proteção e conservação dos alimentos. Afinal, os protege contra adversidades que podem reduzir a sua vida útil. Por isso, as embalagens são desenvolvidas para manter a integridade dos alimentos.

Quando você está fazendo compras e vai escolher um produto nas prateleiras, você prefere levar a embalagem em perfeito estado ou a que tem algum amassado?

Mesmo que o conteúdo dentro de ambas seja o mesmo, optamos pela que está em perfeito estado. Então por que levamos a que não está danificada?

Acontece que os consumidores tendem a comprar o que é esteticamente agradável, apesar de saber que o conteúdo é o mesmo.

Leia mais: Benefícios do ATM na conservação de alimentos

4 tipos de embalagens plásticas para alimentos

A seguir você confere alguns tipos de embalagens plásticas para alimentos e suas características:

Policloreto de Vinila — PVC

Este tipo de plástico é um dos mais versáteis. É transparente, impermeável e inquebrável. Também tem como característica ser rígido e bem resistente a diversas temperaturas. É encontrado em embalagens de garrafas de água, sucos, óleos, maionese, entre outros.

Além disso, é usado, por exemplo, como substituto do couro na fabricação de sapatos, bolsas, roupas, na forração de móveis e no estofamento de automóveis. Resistente à ação de fungos, bactérias, insetos e roedores, o PVC também é impermeável a gases e líquidos, além de ser um ótimo isolante térmico.

Poliestireno — PS

O poliestireno ou PS é uma resina termoplástica dura e transparente polimerizada através do estireno. Essa polimerização acontece com aquecimento de uma suspensão em água e utilizando-se peróxidos para iniciar a reação.

Usado para embalar potes de sorvete, doces, iogurte, alimentos em frascos e em bandejas, o Poliestireno é um plástico mais leve e brilhante, com ótimo isolamento térmico.

O material assemelha-se ao vidro ou acrílico, por ser um material transparente, sólido e brilhante. Sendo frequentemente usado em produtos que exigem clareza, como embalagens de alimentos e utensílios de laboratório.

Polietileno Tereftalato — PET

Bastante usado em garrafas para bebidas ou para embalar doces e salgados, o plástico do tipo PET é caracterizado por sua transparência e resistência ao desgaste e à corrosão.

O PET é o melhor e mais resistente plástico para fabricação de garrafas, frascos, óleos, medicamentos, cosméticos, produtos de limpeza, entre vários outros. Mas a embalagem tem se mostrado ser o recipiente ideal para a indústria de bebidas, reduzindo custos de transporte e produção, evitando desperdícios.

Além disso, o PET proporciona alta resistência mecânica e química, suportando o contato com agentes agressivos. Por isso é capaz de conter os mais diversos produtos com total higiene e segurança – para o produto e o consumidor.

Confira: “A embalagem pode fazer a diferença na hora da venda?

Polietileno de Alta Densidade — PEAD

O PEAD é conhecido por sua alta flexibilidade, resistência ao impacto e boa estabilidade térmica e química. É comumente visto em embalagens de engradado, de leite, tampas de garrafa e potes para armazenar alimentos.

De modo geral, é possível notar que as embalagens plásticas atendem aos mais variados segmentos do ramo alimentício e podem se adequar a muitas especificações. Além disso, é resistente e durável, podendo se transformar em tubos, mangueiras e até tanques de combustível.

Leia mais: Qual a importância das embalagens no momento da compra?

Importância para seu negócio

Agora que você sabe melhor sobre o assunto, conheça as embalagens ideais para compactar cargas e oferecer resistência, impedindo que ocorram danos às mercadorias embaladas.

Por isso, para que sua produtividade seja a melhor possível, os equipamentos devem acompanhar a eficiência da empresa. Esse é o pensamento da Cetro. Oferecemos as melhores soluções para máquinas de embalagens com qualidade para que sua empresa cresça cada vez mais.

Quer empreender com os equipamentos corretos e contar com uma assistência completa para qualquer lugar do país? Acesse o nosso site e confira os itens que não podem faltar na sua produção.

Acompanhe o Blog da Cetro e garanta que o seu negócio tenha as melhores soluções para automatizar os seus processos.

tt ads

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *