Acesse a Loja

Aprenda a fazer deliciosas receitas com termocirculador. Com o equipamento, é possível deixar os alimentos mais saborosos e com os nutrientes preservados.

O que é Sous-Vide?

O nome de origem francesa significa “sob vácuo” e consiste em cozinhar alimentos previamente embalados a vácuo imersos na água em temperaturas definidas.

Seu método foi desenvolvido para preparar alimentos sem perder sua composição original. Com isso, é possível garantir uma melhor experiência de consumo, entregando um alimento fresco, saboroso e com todos os nutrientes preservados.

Para exemplificar, vamos utilizar uma carne vermelha. Ao colocá-la para cozinhar na chapa, a alta temperatura afeta seus aspectos, com uma parte mais queimada, enquanto outras não. Por isso, é normal que diminua de tamanho e tenha a aparência mais seca, afetando o sabor.

E, ao realizar a cocção no Sous-Vide, isso não ocorre, porque a temperatura controlada mantem as propriedades essenciais da carne. A técnica garante o cozimento perfeito e todos os pontos ficam cozidos de maneira uniforme, sem perda de água, volume ou nutrientes.

Isso tudo acontece em razão de alguns fatores. Um deles é o modo como a embalagem é feita: sacos selados com uma seladora a vácuo. Isso garante uma maior vida útil, frescor e proteção contra bactérias.

Ou seja, o Sous Vide é um método de preparo de alimentos que cozinha sob a imersão em água. O termocirculador é o equipamento que permite que essa técnica seja realizada.

Como funciona o Sous Vide?

Agora que sabemos o que é o Sous Vide, fica fácil entender a sua importância no preparo das refeições.

Na técnica de Sous Vide os alimentos são cozidos por igual, através de um controle exato das variáveis: a temperatura e o tempo de cozimento definidos pelo termocirculador. No entanto, o alimento permanece em banho-maria por um tempo e temperaturas pré-definidas de acordo com o tipo de produto.

Logo, para que o produto tenha uma aparência agradável ao ser servido, é recomendado finalizar as refeições no forno ou em uma frigideira, ajudando a chegar na textura desejada. Já em relação ao cozimento, o alimento estará pronto para ser consumido.

3 receitas com termocirculador

Agora que entendeu melhor o conceito da técnica, chegou a hora de aprender a preparar alimentos e deixar seus pratos ainda mais saborosos.

Portanto, confira as receitas que separamos para você:

1. Filé mignon ao ponto

Para o preparo do filé mignon, você pode optar por embalar a carne crua e só depois selar na frigideira, ou realizar o processo inverso, selando previamente antes de colocar no termocirculador.

  1. Tempere a carne com sal e pimenta moída a gosto;
  2. Coloque-a em uma embalagem própria para selagem a vácuo e use uma máquina seladora para realizar o procedimento;
  3. Depois de fechada, leve ao termocirculador, feche a tampa e ajuste o tempo para 15 minutos em uma temperatura de 65ºC;
  4. Ao terminar, retire a embalagem, abra, pegue a peça de carne e sele na frigideira — pode ser com ou sem óleo, como preferir;
  5. Depois de selada, basta montar seu prato e servir com uma deliciosa massa ao molho vermelho.

2. Ribeye na tábua com milho cozido

O Ribeye é o famoso filé de costela com osso.

Por isso, o prato é ideal para servir em um encontro de amigos.

Mas lembre-se: a carne precisa estar em temperatura ambiente antes do processo.

  1. Tempere o filé com sal e pimenta do reino a gosto, dos dois lados;
  2. Coloque a peça dentro da embalagem para selar a vácuo e acrescente um quadrado pequeno de manteiga em ambos os lados da carne, dentro do saco;
  3. Coloque-a no termocirculador por uma hora a 53ºC;
  4. Depois, retire a embalagem e sele a carne na frigideira com azeite por cerca de três minutos cada lado — acrescente mais um quadrado de manteiga e dois dentes de alho para criar um caldinho e regue a ribeye;
  5. Depois de retirar da frigideira, deixe a peça descansar por, aproximadamente, um minuto antes de cortá-la;
  6. Por isso, para o milho, coloque-o cru dentro da embalagem a vácuo temperado com sal, pimenta e manteiga a gosto e deixe por 30 minutos em uma temperatura de 81ºC;
  7. Corte a carne em fatias e sirva junto ao milho cozido.

3. Ovo cozido com molho de tomate

Para esta receita, você não precisará usar as embalagens a vácuo.

  1. Coloque os ovos inteiros dentro do termocirculador e deixe por 1h na temperatura de 65ºC;
  2. Depois, retire os ovos e despeje dentro de um recipiente. Basta quebrar a casca normalmente que o ovo sairá inteiro e cozido;
  3. Para o molho, bata um tomate no liquidificador temperado com alho e azeite;
  4. Sirva em um prato fundo com o molho de tomate embaixo e o ovo por cima.

Faça em sua casa e deixe seu comentário sobre como foi a experiência. Tem mais receitas com termocirculador? Divida conosco!  

Confira o artigo “Por que utilizar um Sous Vide em sua casa ou no seu restaurante?

A Cetro oferece soluções completas para todos os itens necessários para aplicação da técnica como seladoras a vácuo, termocirculadores e também embalagens próprias para o preparo que atendem todas as certificações internacionais de qualidade.

Acompanhe o Blog da Cetro para conhecer outras técnicas de cozimento e equipamentos que podem aumentar a produtividade da sua cozinha.

tt ads