Acesse a Loja

Os Termocirculadores são cada vez mais um recurso para as cozinhas profissionais e amadoras. Mas há muita dúvida quanto a como utiliza-los e ao tipo de alimento que pode ser cozido por eles.

Quais são os diferenciais de um cozimento com um termocirculador?

A técnica Sous Vide traz benefícios como:

Ponto perfeito e temperatura correta de cozimento: cozinhando em baixas temperaturas e longos períodos de tempo, o termocirculador consegue atingir com muito mais facilidade e precisão o ponto de cozimento que você deseja.

Realce do sabor natural do alimento: as temperaturas baixas não danificam nenhuma parte do alimento e fazem com que todas as suas características naturais dos alimentos sejam mantidas.

Realce do tempero no alimento: assim como as características naturais, a união de baixa temperatura e longo período de tempo faz com que os temperos “curtam” mais nos alimentos durante o cozimento.

https://www.instagram.com/p/BwKRmMYhleo/?utm_source=ig_web_button_share_sheet

O que é preciso para realizar a técnica de Sous Vide?

Embalar o alimento a vácuo: o embalo faz com que o alimento esteja completamente em contato com a água do cozimento, ao mesmo tempo, não permite que ele tenha suas propriedades perdidas estando livre na água.

Temperar o alimento com o os temperos e especiarias desejadas: você pode temperar os alimentos como faz para um cozimento normal. É importante saber que o processo de cozimento não deve influenciar na quantidade de tempero colocada, mas que ele irá realçar o sabor destes.

Configurar o tempo e temperatura de cozimento no painel do seu termocirculador: cada alimento tem um tempo e temperatura ideal de cozimento e pode também ser configurado de acordo com o seu gosto.

Após o cozimento, alguns alimentos devem ser finalizados com um maçarico ou selados numa frigideira em altas temperaturas: alimentos de origem animal normalmente ficam mais saborosos e melhor apresentados sendo selados, outros como milhos e vegetais podem ser selados ou não.

Como selar o alimento a vácuo? Não são processos muito profissionais?

Não! Existem modelos domésticos e comerciais que são capazes de realizar o processo de vácuo com baixo custo e sem requerer nenhum tipo de manutenção técnica. Os equipamentos podem ser usadas em qualquer tipo de estabelecimentos e podem servir para receitas caseiras ou em larga escala comercial, bastando um ponto de energia elétrica.

Fique ligado no Blog da Cetro e leve diferenciais para sua casa ou para sua empresa!

tt ads

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.