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Dos modelos premium ao aumento do shelf life, confira as principais transformações e inovações das embalagens brasileiras!


Conheça as novas tendências produtivas e invista na inovação das embalagens nacionais! Afinal, reforçada pela percepção do consumidor, a embalagem proporciona a diferenciação e o apelo por meio da estética das cores, dos formatos, das imagens e dos grafismos. Gerando grande estímulo sensorial e emocional nos consumidores, como explica o artigo “Estética e Identidade” do livro Brasil Pack Trends 2020.

Para entender os processos de inovação das embalagens nacionais, é preciso considerar certos aspectos da sociedade brasileira. Dentre eles, aponta a publicação do Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL), fatores econômicos e políticos como o crescimento da economia, as políticas de desenvolvimento econômico e de inclusão social.

Além disso, conforme ressalta o estudo, tendências de destaque como a premiumização, packaging renovations, pleasure experience, life-style packaging e de identificação pessoal surgiram nas últimas décadas como macrotendências nas transformações ligadas à estética e à identidade das embalagens brasileiras.

De modo geral, atualmente, o consumidor busca não só uma satisfação objetiva e subjetiva, resultando em sentimentos de realização e prazer, como reforça a publicação do ITAL, mas também novas sensações ligadas à fuga do rotineiro e do cotidiano. Nesse sentido, a embalagem deve favorecer a identificação pessoal do consumidor com o produto ou com a marca, ressalta o artigo.

Com o apoio dos maquinários da Cetro, empreendedores e empresários de todo Brasil poderão transformar suas linhas de produção investindo em um processo contínuo de inovação das embalagens nacionais. Nesse contexto, conheça as principais tendências estéticas e as inovações que estão transformando o mercado! Conte com maquinários transformadores e aproveite as vantagens competitivas trazidas por equipamentos desenvolvidos especialmente para suas necessidades!

Conheça o novo consumidor brasileiro

Diante de um novo cenário, segundo dados do ITAL, o consumo nos próximos anos será especialmente influenciado pela figura central do “novo consumidor”. Perfil social marcado por um maior nível de consciência, exigência e a constante busca por informações que auxiliem nas decisões de compra.

Por isso, explica a publicação, é preciso enxergar o consumidor como um ser humano completo, com necessidades, desejos e sentimentos, em busca de uma gratificação objetiva, que responda positivamente suas exigências, e subjetiva com envolvimento emocional.

Dentro desse universo de extrema competitividade, reconhecer as necessidades e os anseios dos consumidores, portanto, pode dar ao empreendedor a vantagem competitiva para estar à frente da concorrência! Por isso, a importância de estudos sobre a realidade do mercado brasileiro, tanto em aspectos macro quanto em específicos segmentos produtivos – além da atenção a análises detalhadas voltadas a aspectos tangentes, como as inovações das embalagens nacionais. Por isso, confira algumas das principais tendências de consumo e embalo, e saiba como transformar seu empreendimento

Life-Style Packaging: natural, seguro e artesanal
Embalagens criativas que informam a qualidade dos ingredientes e da produção, e reforçam a origem natural do produto.
Identificação Pessoal: edições limitadas e produtos atestados por
celebridades

Lançamentos em ocasiões específicas e produtos associados a celebridades atraem o consumidor que busca algo diferente.
Premiumização: luxo, indulgência e consumo hedonista
Proporciona novas sensações e a busca do prazer sem culpa, ligando a experiência sensorial do consumidor as suas expectativas e emoções.
Pleasure Experience: estímulo à sensorialidade
Embalagens que proporcionam interatividade com o consumidor, envolvendo os diversos sentidos na apreciação de um produto.
Packaging Renovation: uso de símbolos, cores e formatos especiais
Identificação e reconhecimento da marca pela embalagem para diferenciar e expressar a qualidade do produto, sua autenticidade e personalidade.
Fonte: Brasil Pack Trends 2020 – Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL)

Entendendo o mercado e as intenções de investimento de empresários nacionais

Infográfico desenvolvimento pelo Portal Globo para o Panorama das Classes ABCDE; registrando dados de renda média familiar por classe, sendo R$ 21.827,00 para a classe A, R$ 10.361,00 para a B1, R$ 5.755,00 para a B2, R$ 3.277,00 para a C1, R$ 1.966,00 para a C2 e R$ 901,00 para a classe DE
(Infográfico: Panorama das Classes ABCDE/Globo)

Além de elementos ligados à estética e às transformações mais subjetivas, o ITAL aponta transformações estruturais na sociedade brasileira dentre os fatores de maior influência sob o consumo brasileiro nos próximos anos. Como exemplo, o aumento de casais jovens sem filhos, de pessoas morando sozinhas, de consumidores da terceira idade, além do avanço das mulheres no mercado de trabalho, das tecnologias e das redes sociais.

No aspecto econômico, há de se encontrar um equilíbrio entre as vontades e os interesses tanto dos consumidores quanto dos empreendedores nacionais. Levando em conta importantes aspectos como o público-alvo de um empreendimento, a capacidade de compra da população e a escolha dos pontos de venda – além de aspectos sintetizados na embalagem apresentada ao cliente.

Com o apoio da Cetro, entenda como seu negócio pode melhorar a qualidade por meio de processos internos ligados à inovação das embalagens nacionais!

Afinal, em um país onde a renda média gira em torno de R$ 3.383,00 – conforme dados estatais e de monitoramento do poder de consumo da população – e as classes C, D e E representam juntas somente 44% do potencial de consumo; é preciso saber como vender seu peixe.

Nesse contexto, aproveitando o retorno do estado de otimismo ao Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) durante o mês de julho, é preciso agarrar a oportunidade de transformar técnicas, sistemas e métodos de produção pelo Brasil!

Em especial, transformações relacionadas à implementação e ao aprimoramento de processos de inovação de embalagens nacionais para que dialoguem com aspectos ansiados pelo público. Sejam eles processos de premiumização, visando agregar valor às mercadorias diversas, ou mesmo aqueles que focam na otimização da produtividade e na redução de custos de produção.

De modo geral, os resultados positivos do ICEI, conforme apurado pela Confederação Nacional da Indústria, podem indicar uma maior abertura ao investimento em maquinários, ampliando, desse modo, a capacidade produtiva brasileira. Faça parte desse movimento de inovação e transforme o seu empreendimento!

Infográfico desenvolvimento pelo Portal Globo para o Panorama das Classes ABCDE; registrando o maior potencial de consumo entre as classes B2 (21%) e C1 (19%), e a maior distribuição da população entre as classes DE (25%) e C1 (24%).
Com o apoio da Cetro, entenda o mercado brasileiro e siga em frente amparado por maquinários automáticos e inovadores desenvolvidos especialmente para levar o seu negócio a outros patamares! (Infográfico: Panorama das Classes ABCDE/Portal Globo)

Do Premium ao bem-estar: aposte nas tendências de inovação das embalagens nacionais

De modo geral, tendências de inovação das embalagens nacionais, como o desenvolvimento de mercadorias premium ou que destaquem a saudabilidade do produto, têm se intensificado no país. No caso da premiumização, conforme aponta o artigo do Brasil Pack Trends 2020, esse processo reflete a demanda do consumidor por itens de qualidade superior para compor um estilo de vida sofisticado – ou seja, por embalagens e mercadorias com maior valor agregado.

Confira o impacto das embalagens premium nas mais diversas cadeias produtivas brasileiras!
Do embalo de carnes nos açouguesa inovação dasembalagens de café,
conte com o maquinário Cetro ideal para seu negócio!

Outro estilo de vida que se destacou nos últimos anos, movimentando o mercado de produtos e embalagens, aponta o instituto, é aquele que valoriza a qualidade de vida e o bem-estar. Resultando na busca por produtos que, além de beneficiar à saúde, exibem informações sobre suas origens, remetendo aos aspectos de qualidade e ingredientes naturais.

De todo modo, escolhendo uma ou outra tendência – seja voltada à agregação de valor ou à redução dos custos produtivos – a Cetro tem o maquinário ideal para o seu empreendimento. Afinal, como comprovou José Peruchi, da Néctar Ibaté, a diferença está na prática!

Acompanhe a visita do empresário à matriz da Cetro em Bauru – SP e confira os benefícios que equipamentos especializados como a Rotuladora de Frascos Cilíndricos trouxeram ao apicultor. Acesse o Portal Cetro, conheça equipamentos que unem alta tecnologia e praticidade por meio de processos automáticos e contínuos de fácil operação e conte com o apoio de profissionais capacitados para auxiliar seu empreendimento!

“A gente embalava (os produtos) em balancinha, na mão, tudo com muita dificuldade.
A gente resolveu procurar uma empresa que pudesse fornecer
o que há de melhor para se envasar e rotular.
E aí a gente conheceu a Cetro!”

José Peruchi, Néctar Ibaté

Conheça você também as soluções da Cetro para o Mercado de Apicultura nacional!

Invista em embalagens inovadoras e fortaleça sua mercadoria

Foto de uma Seladora a Vácuo de Bandeja com Molde Duplo MV-SKINPACK CTVS 520 SP da Cetro, como exemplo de maquinários para a inovação das embalagens nacionais.
Com soluções, como a Seladora a Vácuo de Bandeja com Molde Duplo, o empreendedor otimiza a embalagem de suas mercadorias e confere maior segurança e higiene a sua linha de produção

Em um mercado onde embalagens esteticamente diferentes aumentam o tempo de reação dos consumidores e despertam o desejo imediato, independentemente do preço – conforme aponta o estudo do ITAL – reconhecer a importância da inovação das embalagens é uma necessidade ímpar para os empresários brasileiros.

Além disso, ressalta o instituto, mesmo quando parecem desconectados, estilos e tendências, como a premiumização e a priorização do bem-estar resultam do mesmo anseio: o de consumir. Desejo influenciado significativamente pela embalagem, que conecta o produto ou a marca ao consumidor, explica o artigo “Estética e Identidade”.

“Quem não quer faturar mais, encantar o cliente e agregar valor ao produto?”
Léo Mello (CEO da Cetro).

Nesse contexto, em que técnicas e maquinários surgem para atender as novas demandas, embalagens de filme plástico termoencolhível são um exemplo de transformações que otimizam mercadorias. Envolvendo toda a embalagem, elas possibilitam o uso de cores vibrantes que, unidas a alta qualidade de impressão, beneficiam o destaque da mercadoria nos pontos de venda – como o estilo no-label-look, que não aparenta ser um rótulo.

Como explica o estudo do ITAL, o filme termoencolhível é uma excelente opção para o mercado devido a sua alta qualidade gráfica e resistência a riscos. Além disso, a publicação destaca os benefícios dessa técnica para embalagens de formatos irregulares, que normalmente impossibilitam a aplicação de rótulos por técnicas convencionais de rotulagem.

Confira o teste realizado na filial mineira da Cetro com um Túnel de Encolhimento Sleev INOX para Lacres e Rótulos! Sr. Galvão, empresário da Union Química e parceiro de longa data da Cetro, entrou em contato com a filial belo-horizontina da empresa e rapidamente marcou um teste para verificar, na prática, a eficiência da linha de Túneis de Encolhimento Cetro! Conheça a unidade Cetro mais próxima de você, agende uma visita e descubra como revolucionar seus processos de embalo com equipamentos especializados!


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