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Entenda como seu negócio pode melhorar a qualidade por meio de processos internos de inovação de embalagens, seja por um melhor manuseio, aumento de produtividade ou fortalecimento de presença no mercado.

Segundo pesquisadores da área de comunicação e marketing, o conceito de embalagens varia e se transforma de acordo com a perspectiva de quem o analisa. Seja como um meio de atração do consumidor ou então como materialização de um método de proteção do produto durante o transporte e armazenamento. Investir em embalagens traz retornos diretos para os produtores e empreendedores nacionais dos mais diversos nichos e escalas produtivas.

Do empreendedor de primeira viagem, que busca profissionalizar sua produção, ao empresário que já opera em pequena, média ou grande escala e que busca automatizar sua linha produtiva – a Cetro está aqui para ajudá-lo a encontrar o maquinário ideal para o seu negócio!

Conheça, neste artigo, os benefícios que o Processo de Inovação de Embalagens promove no mercado brasileiro e saiba como seu negócio pode ser impactado. Seja por um melhor manuseio, pela otimização de produtividade ou ainda o fortalecimento da presença de seu produto no mercado; entenda como seu negócio pode melhorar a qualidade por meio de processos internos de inovação e transformação tecnológica!

Processos de Inovação: diferentes focos e percepções

Há décadas que a realidade do mundo industrializado destaca a importância dos modelos, formatos e funcionalidades de embalagens para a decisão de compra do consumidor. Mais do que um mero detalhe ou sobreposição ao produto-final, a embalagem transformou-se em uma indústria própria que movimenta bilhões de reais ao longo do planeta e figura como um importante medidor de atividades empresariais e econômicas. Somente em 2021, a previsão da FGV para o valor bruto da cadeia produtiva de embalagens foi de 110,9 bilhões de reais. Sendo utilizada, inclusive, como um parâmetro de industrialização global.  

Como coloca a tese da pesquisadora Bianca Lautenschlager, cada setor da indústria observa a embalagem de uma maneira diferente. Em Marketing e Design, ela é vista pela sua influência enquanto meio de comunicação e de decisão de compra. Já no olhar da Engenharia Industrial, sua importância está no método de proteção durante a cadeia produtiva. No entanto, é em sua etapa final que a embalagem é colocada a prova, atuando no que a pesquisadora chama de “um meio de satisfazer o desejo de consumo” do cliente.

De maneira geral, no mercado atual, os quatro principais materiais para produção de embalagens são o plástico, as matérias-primas metálicas, o papelão ondulado e o papel. Estes materiais destacam-se tanto a nível de valor bruto de produção quanto de impacto direto na empregabilidade do setor de embalagens, segundo dados presentados pelo IBGE e pelo CAGED, para o relatório de Projeção Industrial do Instituto Brasileiro de Economia (IBRE-FGV).

Os Padrões e Processos de Inovação de Embalagens

Em seu artigo apresentado no Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia (2005), o pesquisador José Mello discute a lógica dos padrões de inovação industrial contemporânea. Por meio das ideias de Abertnathy e Utterback, o pesquisador debate como as táticas e os processos inovativos de uma empresa se transformam conforme os diferentes momentos de crescimento de um negócio.

Os pesquisadores destacam três estágios de avaliação como determinantes no sucesso das estratégias de inovação, sendo eles:

  1. Período de Flexibilidade: em que empresas procuram capitalizar as principais vantagens em comparação a outras;
  2. Período Intermediário: amplificação dos produtos desenvolvidos pela empresa;
  3. Período de Maturidade: prosperidade garantida pela tecnologia e liderança dos principais produtos.

Segundo os pesquisadores, é no Período de Maturidade que a redução de custos é um importante fator de competição entre empresas do mesmo nicho, podendo ser considerada um estímulo a inovação. Além da busca contínua por melhora da qualidade do serviço entregue aos consumidores finais. Assim, de maneira cumulativa, a qualidade e a produtividade tornam-se inovações incrementais.

É neste momento da jornada de automação e transformação tecnológica que o processo produtivo se torna cada vez mais padronizado, eficiente e rígido, reforçam os pesquisadores. Eles destacam ainda a influência que a automatização dos equipamentos tem sobre a adaptação do trabalho humano cada vez mais voltado para a monitoração e o controle dos processos.

Conheça os mais importantes métodos de otimização e aumento de produtividade do mercado global por meio da matéria “Processos de Inovação: Entenda na prática!”

O Mercado de Embalagens Brasileiro: da inovação a indústria alimentícia

Teóricos e especialistas apontam como os processos de inovação são promovidos pelos mais diferentes núcleos e setores da cadeia produtiva. O economista Eric Von Hippel, destaca as necessidades dos usuários, dos fabricantes e dos fornecedores, entre as variações das fontes de inovação. Já Giovanni Dosi, em seu livro “A Natureza do Processo Inovativo”, apresenta a inovação como um processo que envolve diretamente “a busca, a descoberta, a experimentação, o desenvolvimento, a imitação e a adoção de novos produtos (ou serviços), novos processos e novos estabelecimentos organizacionais (instalações)”.

No entanto, é preciso destacar as diferentes qualidades e necessidades das diversas industriais e empresas brasileiras. Um exemplo da lógica do macro ao especializado, é a importância do estudo e do desenvolvimento de embalagens no Mercado de Alimentos. Uma vez que, na maior parte das vezes, a embalagem representa o primeiro contato do consumidor com o produto, explica o artigo.

No Brasil, desde 2002, a regulamentação de rotulagem e embalagem de alimentos e bebidas segue a normatização da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 259, desenvolvida pela Anvisa. O órgão, fundado em 1999, é a entidade regulatória máxima em todo território nacional no que tange à fiscalização, ao controle de registro, à inspeção, fiscalização e monitoramento de risco, produtos e serviços submetidos à vigilância sanitária. Incluindo, portanto, medicamentos, agrotóxicos, alimentos e bebidas.

No que diz respeito às informações obrigatórias ligadas a embalagens de alimentos, a Anvisa determina que sejam apresentados os seguintes dados:

  • Denominação de venda do alimento;
  • Lista de ingredientes;
  • Conteúdos líquidos;
  • Identificação da origem;
  • Nome ou razão social e endereço do importador, no caso de alimentos importados;
  • Identificação do lote;
  • Prazo de validade;
  • Instruções sobre o preparo e uso do alimento quando necessário.
Fotografia de uma Seladora Automática da Cetro representando os processos de inovação de embalagens por meio da apresentação de pacotes de alho desenvolvidos com o apoio do maquinário.
Saiba como o investimento em soluções e tecnologia tem auxiliado o aumento de produtividade e competitividade na produção de alho em todo o país por meio de novas técnicas e inovações de embalagens. (Créditos: Comunicação/CETRO)

A Inovação de Marketing no mercado brasileiro

Com foco nas necessidades do consumidor, o mecanismo de Inovação de Marketing tem por objetivo otimizar a recepção de um produto. Seja por meio da abertura de novos mercados ou mesmo do reposicionamento de um produto, aumentando sua precificação e valor agregado pela melhoria de design e apresentação do produto.

Como característica adicional desse mecanismo de otimização produtiva, está a implementação de novos elementos na forma, aparência ou ainda no sabor e na textura de produtos do setor alimentício e de bebidas. Dado o impacto direto que as novas informações, resultantes da inovação, oferecem ao mercado e a receptividade do produto, especialistas da Universidade Federal de Viçosa, em artigo publicado pela Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos, defendem que estudos a respeito de embalagens e propagandas devem caminhar conjuntamente aos estudos de desenvolvimento dos produtos.

Para além da definição da RDC 259/2002, em que a embalagem é caracterizada como o recipiente ou pacote destinado a garantir a conservação e facilitação do transporte e manuseio de alimentos. O desenvolvimento de valor agregado pelo destaque de regionalidades e características ímpares aos produtos é, hoje, mensurado por toda a cadeia produtiva alimentícia.

O artigo “Fatores da embalagem de café orgânico torrado e moído na intenção de compra do consumidor” foi capaz de esmiuçar o impacto que informações adicionais sobre orgânicos trouxeram para a intenção de compra de consumidores. Entre os dados reunidos estão os benefícios que informações como “produtos isentos de agrotóxicos” ou que “não agridem o meio ambiente” trazem à aceitação do produto. Consequentemente, sugerindo que tais conteúdos complementam e enriquecem a embalagem, como apontam os pesquisadores.

Investir na inovação de embalagens, processos e maquinários: #DNACETRO

Há cerca de uma década transformando e elevando o mercado de embalagens brasileiro, a Cetro tem por compromisso a promoção da democratização tecnológica em seu setor. Desde seu início, a empresa busca oferecer as melhores soluções, serviços e experiência de compra para seus parceiros e clientes.

Dessa forma, a Cetro desenvolve maquinários e equipamentos que atendam às diferentes escalas produtivas: do empreendedor em busca de seu primeiro maquinário, como a Seladora Manual com Suporte para Geladinho; ou então empresários que buscam expandir sua linha produtiva, como a experiência de Divino Silvano da Polpas de Ouro do Cerrado.

Um exemplo de maquinário capaz de proporcionar um aumento no valor agregado dos mais diversos produtos é a Seladora a Vácuo DZ 300 T da Cetro. Por meio do seu painel digital de fácil operação e por sua durabilidade e versatilidade, a Seladora atende as diversas necessidades produtivas brasileiras, das plantações e vendas de chimarrão e arroz sulista, as produções de cacau e amêndoas do norte e nordeste do país.

No sudeste, os empreendedores Rodrigo Batista e Ariana Silva, da Afeto Café, mostram, na prática, o impacto que soluções e maquinários adaptados às necessidades da empresa trazem à produtividade do negócio.

Confira o vídeo e conheça a trajetória completa dos empreendedores mineiros que escolheram a Cetro como parceira depois do contato com os maquinários a vácuo no Showroom de Testes da filial de Belo Horizonte.

Equipamentos que, como coloca Ariana, ajudam na conservação do sabor e do aroma do carro chefe da empresa: o café. Para Rodrigo, um dos principais diferenciais que as soluções Cetro trazem a sua linha de produção é a manutenção da qualidade do serviço.

Conheça você também as diversas linhas e soluções Cetro e encontre o maquinário ideal para o seu negócio! Aproveite o conhecimento e o comprometimento de uma equipe de profissionais, cujo objetivo é facilitar o trabalho e a vida das pessoas com a otimização de seus processos produtivos.


Acompanhe em nossos canais de comunicação as matérias, as entrevistas e as produções do Blog Cetro. Elas são feitas para ajudar você e sua empresa a evoluir!

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