Acesse a Loja

Sabe-se que o método de selar a vácuo os produtos e alimentos é uma maneira bastante eficaz de garantir e preservar a qualidade deles. Além disso, é possível utilizar o método para embalar diversos produtos. Mas você sabia que existem equipamentos diferentes capazes de realizar esta tarefa?

Este artigo apresentará a seladora a vácuo e a seladora a vácuo de câmara. Entenda a diferença entre os modelos e escolha aquele que se enquadra às suas necessidades!

O que é um produto embalado a vácuo?

Esse processo envolve a retirada de todo o ar presente na embalagem. Ao serem conservados a vácuo, os alimentos ficam longe do contato com o ar, mantendo a textura, cor e sabor, uma vez que não perdem os nutrientes.

Da mesma forma, as embalagens a vácuo são grandes aliadas de, por exemplo, proteínas como as carnes, que perdem propriedades específicas ao entrarem em contato com o ar devido à proliferação de bactérias e, até mesmo, fungos que reduzem a vida útil dos alimentos.

Você pode embalar os mais diversos tipos de alimentos, como: grãos, cereais, carnes, legumes, verduras, alimentos com ou sem líquidos. Porém, cada alimento requer cuidados especiais antes de ser selador a vácuo, como manuseio, limpeza e até cozimento. Para maiores informações consulte o site do Embrapa.

Como lucrar com as seladoras?

Por que embalar a vácuo?

Quem trabalha com a manipulação de alimentos entende a importância de tomar diversos cuidados para o melhor condicionamento dos produtos. Por isso, deve-se levar em conta fatores como a perecibilidade e qualidade do alimento que é levado à mesa do consumidor.

Assim, alguns alimentos demandam atenção durante o tratamento e conservação. Como solução, tem-se a utilização de uma embalagem a vácuo, no qual o produto está protegido contra a perda de características únicas presentes no ar. Assim, um produto embalado a vácuo é garantia de qualidade e segurança para o consumidor.

Ademais, é responsabilidade do fornecedor do alimento garantir que o produto chegue intacto para o consumo, agregando maior valor à empresa e benefícios à saúde do cliente.

Como utilizar uma seladora a vácuo? 

Seladora a Vácuo Portátil ou de Câmara: Qual escolher?

Para que você entenda a diferença entre seladora a vácuo e seladora a vácuo de câmara, confira as características de cada uma:

Seladora a Vácuo Portátil

Há diversos modelos de seladoras, porém, as que não têm outros itens acrescentados, costumam ser equipamentos menores e mais compactos.

Assim, com estrutura pequena e portátil, você pode levar o equipamento para todos os lugares. Além de serem ideais para menores produções, como pequenos estabelecimentos e locais com baixa demanda.

Ou seja, são perfeitas para quem deseja incrementar a produtividade de seu negócio, iniciar sua produção ou ainda organizar o dia a dia doméstico. A seladora pode ser usada inclusive no preparo de receitas, deixando os temperos em conserva para impregnar os sabores e fragrâncias. Por isso, é comum que estas máquinas consigam selar embalagens uma por uma.

Seladora a Vácuo Doméstica

Seladora a Vácuo de Câmara

Já as seladoras a vácuo de câmara são máquinas maiores e mais robustas, adequados para suportar produções em série. Assim, selam mais de uma embalagem ao mesmo tempo, agilizando ainda mais o processo.

Elas contam com a possibilidade de, até mesmo, obterem duas câmaras. Dessa forma, enquanto você sela alguns produtos de um lado, já consegue organizar os próximos do outro.

Além disso, as aplicações para produtos embalados a vácuo são inúmeras e podem ser utilizadas em diversos segmentos, embalando produtos grandes como: pedaços de carnes, peixes, linguiças, pizzas, palmitos, frios fatiados, aves, massas, queijos, charque, comidas congeladas e vários outros.

Outra vantagem é o opcional, em alguns modelos, de realizar o processo de injeção de ATM, a atmosfera modificada, que é ideal para produtos vegetais, leguminosos e produtos prontos que irão as prateleiras, tudo isso com um ajuste simples.

Seladora a Vácuo DZ510 Industrial

A melhor opção

Além disso, algumas máquinas contam com recursos específicos de acordo com cada necessidade, como seladoras a vácuo com reservatório de líquidos. Elas evitam o contato direto do líquido com o equipamento, pois podem danificá-lo, garantindo, assim, maior potência e aumento da capacidade produtiva.

Portanto, vale lembrar que cada seladora possui uma função específica e deve ser escolhida conforme a necessidade de produção.

A Cetro oferece soluções completas para todos os itens necessários para organizar seus alimentos, como equipamentos para selar a vácuo, e embalagens próprias para o preparo que atendem todas as certificações internacionais de qualidade.

Acompanhe o Blog da Cetro para conhecer outras técnicas de conservação de alimentos e equipamentos que podem aumentar a produtividade da sua cozinha.

tt ads

6 Replies to “Seladora a Vácuo Portátil e de Câmara: Qual a Diferença?

  • Ludio domingos da Silva
    Ludio domingos da Silva
    Reply

    Gostei!
    Tenho interesse

    • Luiz Augusto Ramos
      Luiz Augusto Ramos
      Reply

      Bom dia, Ludio! Legal que tenha ficado interessado. Se puder nos deixar um contato seu, nossa equipe indicará o melhor equipamento para sua produção.

  • adelmo ribas
    adelmo ribas
    Reply

    preciso de seladora para embalar brownie 6x6x3

  • Adelmo Ribas
    Adelmo Ribas
    Reply

    Preciso de seladora para embalar brownies tamanho 6x6x3

    • Luiz Augusto Ramos
      Luiz Augusto Ramos
      Reply

      Bom dia, Adelmo! Nos deixe um número seu para que nossa equipe possa entrar em contato, por favor.

  • Mascavo vegan
    Mascavo vegan
    Reply

    Para embalar hamburguer vegetal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *