Acesse a Loja

Selar embalagens é um procedimento necessário para fazer a venda de diversos produtos. Portanto, ao se perguntar como lucrar com seladora de embalagens, as respostas possíveis são muitas.

Entretanto, alguns detalhes merecem atenção quando pensamos na compra dos equipamentos, no custo-benefício e na eficiência deles.

Fazer um investimento sem planejar ou conhecer as máquinas pode ser negativo para a lucratividade.

O que é um produto embalado a vácuo?

Já ouviu falar de alimentos embalados a vácuo? Esse processo envolve a retirada de todo o ar presente na embalagem. Ao serem conservados a vácuo, os alimentos ficam longe do contato com o ar, mantendo a textura, cor e sabor, afinal, não perdem os nutrientes.

Da mesma forma, as embalagens a vácuo são grandes aliadas de, por exemplo, proteínas, como as carnes, que perdem propriedades específicas ao entrarem em contato com o ar devido à proliferação de bactérias e, até mesmo, fungos que reduzem a vida útil dos alimentos.

Você pode embalar os mais diversos tipos de alimentos, como grãos, cereais, carnes, legumes, verduras, alimentos com ou sem líquidos. Porém cada alimento requer cuidados especiais antes de ser selador a vácuo, como manuseio, limpeza e até cozimento. Para maiores informações consulte o site do Embrapa.

Embalagem a vácuo

Os produtos armazenados em embalagens a vácuo são aliados da indústria alimentícia. Afinal, vale a pena citar seus benefícios como a praticidade para o consumidor, maior conservação do alimento e a rentabilidade para a empresa.

Se você trabalha com manipulação de alimentos entende a importância de tomar cuidados no condicionamento dos produtos. Por isso, leve em conta fatores como a perecibilidade e qualidade do alimento que é levado à mesa.

Proteínas, por exemplo, sofrem com a perda de suas propriedades quando entram em contato com o ar. Isso acontece devido à proliferação de microrganismos capazes de produzir fungos, responsáveis por diminuem consideravelmente o prazo de validade dos alimentos.

Vantagem de embalar a vácuo

As embalagens a vácuo são muito utilizadas na indústria, em especial o ramo alimentício, ao atuar diretamente na conservação dos alimentos que, por estarem isolados do ar, permanecem preservados por mais tempo.

Porém, existem dúvidas sobre quais alimentos podem ser embalados e a resposta é: praticamente todos. Afinal, a conservação a vácuo não requer adição de conservantes ou químicos, quase todos os alimentos podem ser embalados a vácuo.

Dessa forma, os alimentos que estiverem a vácuo poderão ter sua vida útil prolongada, em razão do isolamento com o ar, evita fungos e bactérias.

Com o embalo a vácuo não apenas a validade é estendida, como também a qualidade em si dos alimentos é melhor preservada.

Assim, a textura, cor, frescor e apresentação são mais evidentes em alimentos conservados nesse tipo de embalagem.

O aumento da vida útil dos alimentos é extremamente interessante, uma vez que evita os desperdícios na estocagem e as perdas no transporte e até para a comercialização.

Leia mais: 10 benefícios da seladora a vácuo

Por que embalar a vácuo?

Quem trabalha com a manipulação de alimentos entende a importância de tomar diversos cuidados para o melhor condicionamento dos produtos.

Por isso, deve-se levar em conta fatores como a perecibilidade e qualidade do alimento que é levado à mesa do consumidor.

Assim, alguns alimentos demandam atenção durante o tratamento e conservação. Pois ao utilizar uma embalagem a vácuo, o produto está protegido contra a perda de características únicas presentes no ar.

Mas, acima de tudo, um produto embalado a vácuo é garantia de qualidade e segurança para o consumidor.

Dessa forma, é importante garantir que o produto chegue intacto para o consumo.

Como utilizar uma seladora a vácuo? 

Como lucrar com uma seladora de embalagens?

Contar com um equipamento de selagem em seu negócio pode aumentar muito o potencial da produção. Porém, antes de saber como lucrar com seladora de embalagens, é importante levar em conta alguns pontos sobre a máquina.

Estude os investimentos em maquinário

Lucro também pode estar ligado a um bom uso do dinheiro em caixa. Economizar na compra de maquinário no início do negócio, bem como em tempos de crise, é necessário. Avalie, realmente, qual tipo de equipamento você precisará para produzir de maneira mais eficiente.

Caso você tenha uma empresa que venda temperos, por exemplo, não é tão importante investir parte do orçamento em uma seladora à vácuo, pois dificilmente um insumo produzido precisará ser embalado de tal maneira.

Entretanto, se você trabalha com grãos, castanhas, frutas, verduras ou opções pré-cozidas, utilizar a selagem à vácuo pode ajudar muito na conservação dos alimentos, e então o investimento será justificado pela qualidade da entrega.

Aposte em abrangência

Para lucrar com seladora de embalagens é importante contar com um equipamento prático.

Assim você pode aumentar a gama de produtos a serem oferecidos.

Procure uma máquina de embalagem que seja eficiente na selagem de diversos tipos de plástico, por exemplo, para que você possa embalar produtos de diferentes nichos de mercado, desde alimentos até brinquedos, enfeites e utensílios variados.

Embale em sua própria empresa

Com uma seladora, você não precisa de outra empresa para finalizar os produtos.

Afinal, significaria mais um gasto na produção, praticamente frequente, fora a dependência do prazo para entregá-los.

Investir em uma máquina para selar faz com que você fique livre de necessidades como essa e ainda permite a você oferecer serviços de embalagem.

Ou seja, além de economizar na hora de selar seus produtos, você ainda pode ter mais uma oportunidade de lucratividade, ao fazer a selagem dos itens de terceiros.

A melhor solução

A embalagem a vácuo confere manutenção da textura e frescor aos alimentos, com perda mínima de nutrientes.

Mas é fundamental que se observe as condições de higiene, temperatura ambiente e temperatura de refrigeração.

Lembrando que, para determinados alimentos, mesmo embalados a vácuo e congelados, podem apresentar alterações de textura e oxidação.

Além disso, a Cetro oferece soluções completas para todos os itens necessários para organizar seus alimentos, como equipamentos para selar a vácuo e também embalagens próprias para o preparo que atendem todas as certificações internacionais de qualidade.

Acompanhe o Blog da Cetro para conhecer outras técnicas de conservação de alimentos e equipamentos que podem aumentar a produtividade da sua cozinha.

tt ads

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *