Acesse a Loja

Com o método de embalar alimentos retirando todo o ar da embalagem, uma seladora a vácuo é a solução perfeita para aumentar a vida útil, postergando o prazo de validade do produto e conservando o sabor dos produtos.

Ideal para preservar os alimentos por mais tempo mantendo toda a qualidade do produto, o processo é muito aplicado em estabelecimentos comerciais de diversos portes ou para o uso doméstico.

Mas afinal, por que utilizar uma seladora a vácuo e quais seus principais benefícios?

Acompanhe o nosso artigo e aproveite para tirar suas dúvidas.

O que é um produto embalado a vácuo?

Já ouviu falar de alimentos embalados a vácuo? Esse processo envolve a retirada de todo o ar presente na embalagem. Ao serem conservados a vácuo, os alimentos ficam longe do contato com o ar, mantendo a textura, cor e sabor, afinal, não perdem os nutrientes.

Da mesma forma, as embalagens a vácuo são grandes aliadas de, por exemplo, proteínas, como as carnes, que perdem propriedades específicas ao entrarem em contato com o ar devido à proliferação de bactérias e, até mesmo, fungos que reduzem a vida útil dos alimentos.

Você pode embalar os mais diversos tipos de alimentos, como grãos, cereais, carnes, legumes, verduras, alimentos com ou sem líquidos. Porém cada alimento requer cuidados especiais antes de ser selador a vácuo, como manuseio, limpeza e até cozimento. Para maiores informações consulte o site do Embrapa.

Como lucrar com as seladoras?

Embalagem a vácuo

Os produtos armazenados em embalagens a vácuo são aliados da indústria alimentícia. Afinal, vale a pena citar seus benefícios como a praticidade para o consumidor, maior conservação do alimento e a rentabilidade para a empresa.

Se você trabalha com manipulação de alimentos entende a importância de tomar cuidados no condicionamento dos produtos. Por isso, leve em conta fatores como a perecibilidade e qualidade do alimento que é levado à mesa.

Proteínas, por exemplo, sofrem com a perda de suas propriedades quando entram em contato com o ar. Isso acontece devido à proliferação de microrganismos capazes de produzir fungos, responsáveis por diminuem consideravelmente o prazo de validade dos alimentos.

Por que embalar a vácuo?

Quem trabalha com a manipulação de alimentos entende a importância de tomar diversos cuidados para o melhor condicionamento dos produtos. Por isso, deve-se levar em conta fatores como a perecibilidade e qualidade do alimento que é levado à mesa do consumidor.

Assim, alguns alimentos demandam atenção durante o tratamento e conservação. Pois ao utilizar uma embalagem a vácuo, o produto está protegido contra a perda de características únicas presentes no ar.

Mas, acima de tudo, um produto embalado a vácuo é garantia de qualidade e segurança para o consumidor.

Dessa forma, é responsabilidade do fornecedor do alimento garantir que o produto chegue intacto para o consumo, agregando maior valor à empresa e benefícios à saúde do cliente.

Como utilizar uma seladora a vácuo? 

Vantagem de embalar a vácuo

As embalagens a vácuo são muito utilizadas na indústria, em especial o ramo alimentício, ao atuar diretamente na conservação dos alimentos que, por estarem isolados do ar, permanecem preservados por mais tempo.

Porém, existem dúvidas sobre quais alimentos podem ser embalados e a resposta é: praticamente todos. Afinal, a conservação a vácuo não requer adição de conservantes ou químicos, quase todos os alimentos podem ser embalados a vácuo.

Dessa forma, os alimentos que estiverem a vácuo poderão ter sua vida útil prolongada, em razão do isolamento com o ar, evita fungos e bactérias.

Com o embalo a vácuo não apenas a validade é estendida, como também a qualidade em si dos alimentos é melhor preservada.

Assim, a textura, cor, frescor e apresentação são mais evidentes em alimentos conservados nesse tipo de embalagem.

O aumento da vida útil dos alimentos é extremamente interessante, uma vez que evita os desperdícios na estocagem e as perdas no transporte e até para a comercialização.

10 Benefícios da Seladora a Vácuo

São diversas as vantagens em utilizar a seladora a vácuo em sua cozinha, por isso, o processo se enquadra em várias situações.

Por exemplo, você pode ter um restaurante pequeno que precise de economia e qualidade. Ou então, um estabelecimento com alto nível de faturamento que busca maior agilidade e praticidade para conseguir manter o padrão de atendimento adequado.

Confira agora algumas vantagens de utilizar a seladora a vácuo:

Vida útil

O processo prolonga a vida útil dos alimentos, em especial os que, mantidos em contato com o ar, tendem a estragar rapidamente.

Oxigênio na embalagem

O vácuo desacelera o processo de oxidação dos alimentos, retirando o oxigênio da embalagem, e evita a proliferação de bactérias.

Alimentos frescos

Com a realização do processo de vácuo, o alimento mantém todos os nutrientes, sabor e textura intactos.

Sem desperdícios

Você pode comprar e armazenar grandes quantidades ou porções de alimentos, garantindo a qualidade, sem que o alimento estrague.

Mais espaço

Seja na geladeira ou no freezer, os seus espaços ficam mais organizados e permite armazenar vários outros alimentos.

Tempero ideal

O alimento embalado a vácuo tem seu sabor ampliado devido ao maior contato com o tempero.

Desfrute do Sous Vide

Temos um artigo totalmente dedicado a técnica do Sous Vide: Leia aqui

Evite vazamentos

Com a embalagem a vácuo, o produto fica mais protegido, evitando o vazamento de líquidos, principalmente durante o seu transporte.

Não forma cristais de gelo

Ao ser levada ao congelador, a embalagem não forma cristais de gelo em seu interior.

Visibilidade

A embalagem transparente permite visualizar o estado do produto e passando maior confiança do produto adquirido.

A melhor solução

A embalagem a vácuo confere manutenção da textura e frescor aos alimentos, com perda mínima de nutrientes.

Mas é fundamental que se observe as condições de higiene, temperatura ambiente e temperatura de refrigeração.

Lembrando que, para determinados alimentos, mesmo embalados a vácuo e congelados, podem apresentar alterações de textura e oxidação.

Além disso, a Cetro oferece soluções completas para todos os itens necessários para organizar seus alimentos, como equipamentos para selar a vácuo e também embalagens próprias para o preparo que atendem todas as certificações internacionais de qualidade.

Acompanhe o Blog da Cetro para conhecer outras técnicas de conservação de alimentos e equipamentos que podem aumentar a produtividade da sua cozinha.

tt ads

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *