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Com tantos produtos e serviços surgindo diariamente no mercado, investir na qualidade é um fator de extrema importância para qualquer negócio. Por isso, para garantir a satisfação dos clientes e qualidade dos seus produtos, é preciso estabelecer um padrão de qualidade.

Existem métodos que podem ajudar nesse sentido, como a criação de um padrão de qualidade específico para o seu empreendimento, tornando a gestão mais prática. Além disso, criar um padrão poderá contribuir significativamente para a melhoria contínua dos processos de gestão.

Mas você sabe o que é padrão de qualidade e como o processo pode fazer a diferença no seu negócio?

Acompanhe o artigo abaixo e siga as nossas dicas para criar um padrão de qualidade de excelência.

O que são padrões de qualidade?

Conquistar clientes, obter parcerias comerciais e expandir a atuação no mercado são alguns dos desafios que empresas em crescimento devem lidar.

Em um mercado cada vez mais competitivo, as empresas que não querem ficar para trás precisam investir na qualidade de seus produtos e serviços, a fim de aumentar a satisfação do cliente e a competitividade.

Por isso, os padrões de qualidade estabelecem uma estrutura para guiar o gerenciamento das atividades principais da empresa. Com um padrão de qualidade, é identificado a melhor maneira de se fazer algo, como criar um novo produto, gerenciar os processos produtivos ou realizar a entrega de um serviço.

A gestão da qualidade envolve desde o planejamento até o controle dos requisitos de qualidade. Por isso, o objetivo do padrão de qualidade é garantir a entrega da qualidade esperada pelo cliente, atendendo às suas expectativas.

Vale destacar que o foco do gerenciamento da qualidade está na prevenção, e não na correção. Assim, os custos para evitar falhas são menores comparados aos gastos arcados com as falhas. Esse rigor agrega valor aos produtos e serviços oferecidos, sendo essenciais para o crescimento e afirmação da empresa no mercado.

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Quais os benefícios para a empresa?

A qualidade está ligada diretamente ao que o cliente percebe de sua empresa. Ela é medida pelo conjunto de características de seu produto relacionado a alguns requisitos específicos. Esse fator é crucial para a decisão de compra e merece total atenção dos empresários.

Os benefícios da implantação de um controle da gestão da qualidade vão desde os setores da empresa até o lado pessoal dos colaboradores. Assim, a empresa não está apenas investindo em um funcionário capacitado, mas também em melhores resultados.

Em longo prazo, é possível avaliar melhor o avanço da consciência coletiva em relação aos padrões que devem ser cumpridos. Com a maioria dos colaboradores compartilhando do mesmo pensamento, é mais fácil transmiti-lo e sustenta-lo para continuar essa cultura.

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Objetivo dos padrões de qualidade

As empresas utilizam os padrões para satisfazer os requisitos de qualidade dos seus clientes e por diversos outros motivos, como:

  • Garantir maior segurança e confiabilidade dos produtos e serviços;
  • Definir e controlar os processos internos;
  • Cumprir objetivos ambientais e sociais;
  • Estar em conformidade com os regulamentos.

Além disso, quem se compromete em seguir os padrões de qualidade geralmente possuem mais capacidade de:

  • Aumentar os lucros;
  • Melhorar a sua competitividade;
  • Diminuir perdas ou custos em toda a empresa;
  • Obter acesso ao mercado mundial;
  • Aumentar a confiabilidade do consumidor.

Vantagens de criar um padrão de qualidade

As empresas que utilizam padrões de qualidade buscam atender aos requisitos de qualidade para os clientes. Mas também há outros motivos como garantir a segurança e confiabilidade dos produtos, definir e controlar processos internos ou ainda obter conformidade com regulamentos.

Os empreendimentos comprometidos e que adotam os padrões da qualidade, geralmente, têm maior capacidade para aumentar seus lucros, melhorando a competitividade e reduzindo perdas, obtendo maior acesso ao mercado do consumidor.

Quer saber como aumentar a margem de lucro da sua empresa? Confira nosso artigo!

E não para por aí.

Se você quer sugestões para criar um padrão de qualidade na sua empresa, acompanhe as nossas dicas abaixo.

Dicas para criar um padrão de qualidade

O uso de padrões pode ser voluntário e pode ser muito específico, aplicando-se a um tipo de produto ou práticas de gerenciamento abrangentes.

Além disso, algumas organizações e órgãos governamentais podem exigir que os parceiros cumpram com os padrões de qualidade como condição para realizar negócios.

Selecione os produtos e serviços

A gestão de qualidade é uma área que demanda muito tempo e esforço, por isso, aplicá-la a um mix de produtos ou serviços muito grande seria praticamente inviável.

Qual a solução? Restringir por relevância ou por necessidade.

Para isso duas perguntas devem ser feitas: para quais produtos/serviços necessitam de um controle de qualidade mais refinado? E quais produtos/serviços são mais relevantes. Embora normalmente se busque trabalhar com os produtos mais vendidos, nem sempre a prática ideal é essa. Estude seu caso e decida como agir!

Crie indicadores

O monitoramento é essencial para garantir a eficiência de um padrão de qualidade, então é preciso entender e deixar claro quais serão os indicadores de desempenho a serem medidos, seja positivamente ou negativamente.

Com um plano bem definido, padrões e critérios estabelecidos é possível avaliar se os padrões estão sendo seguidos. Esses padrões podem ser observáveis nas entregas e também nos processos. Por exemplo, avalie produtos com possíveis defeitos, erros de acabamento, falhas, processos que demandam produção, rapidez, eficácia e segurança. Porém, lembre-se que quanto mais indicadores apontar, mais complexa será a análise!

Engaje a sua equipe

Esclareça, desde o início, que a equipe tem uma importância fundamental para a consolidação do padrão de qualidade. Explique como cada participante pode ajudar e qual sua responsabilidade em cada indicador, visando sempre explicitar como devem agir para manter os níveis mais altos.

Ofereça treinamentos, una sua equipe e estabeleça a busca pela qualidade como uma cultura empresarial interna!

Leia nosso artigo de Como aumentar a Produtividade da sua empresa.

Para atingir os melhores resultados é preciso estar sempre atualizado. Por isso, acompanhe Blog da Cetro para ter acesso aos diversos conteúdos relacionados à gestão de qualidade para empresas.

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