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Quer fazer sua empresa crescer mais?

Ter um empreendimento próprio requer bastante paciência, visão ampliada e uma boa gestão de todas as áreas que o compõem, principalmente no começo do projeto. E essas etapas são fundamentais para saber sua empresa crescer.

Afinal, é nessa hora que será constituído o público-alvo, quais ações funcionam, o objetivo principal e como será feito o planejamento.

Quer entender mais sobre o assunto? Então confira este artigo!

O que é empreendedorismo?

A definição de empreendedorismo foi apresentada pelo economista Joseph A. Schumpeter em 1942, onde associava o ato de empreender com o desenvolvimento econômico. De modo simples, podemos entender o empreendedor como alguém que tira uma ideia do papel, ou seja, quem realiza algo que é novo, colocando em ação.

Entretanto, ser um empreendedor não significa ser um empresário. Afinal, no ambiente empresarial, esse conceito está relacionado com a busca de novas oportunidades através da inovação e empreendedorismo.

Portanto, os empreendedores fazem acontecer, seja no Brasil ou em outras partes do mundo, solucionam os problemas das pessoas, empresas e da própria sociedade, promovendo desenvolvimento e mudanças positivas.

Como empreender?

O empreendedorismo tem relação com a ideia de um produto ou serviço que ofereça a solução para os problemas e necessidades dos consumidores. Logo, o primeiro passo para ser um empreendedor é perceber rapidamente novas oportunidades.

Mas não é somente de intuição que se vive um empreendedor.

Por isso, é importante partir analisar os fatos, afinal, com mais dados e informações sobre equipamentos, o negócio fica melhor embasado.

Assim, é possível optar por caminhos como:

  • Atender uma demanda em determinadas localidades;
  • Desenvolver produtos ou serviços para públicos específicos;
  • Melhorar um produto ou serviço já existente.

Quem empreende sai da idealização, pois implica em correr riscos, ao colocar o planejamento em prática para desenvolver sua empresa.

Confira o artigo: “Como uma máquina pode agregar valor ao seu produto?”

Características de um empreendedor

De acordo com o Sebrae, o Brasil possui mais de 12 milhões de microempreendedores individuais (MEI), micro e pequenas empresas. Apesar do número expressivo, muitas demandas dos consumidores ainda são atendidas.

Lembre-se: pense nos consumidores! É preciso oferecer o que satisfaça as necessidades deles.

E se você busca empreender por achar que trabalha demais, pense direito nessa ideia. No início será preciso muito gás para obter retorno do investimento e crescer.

Por isso, é importante possuir algumas características fundamentais para ser um bom empreendedor. Além disso, é preciso estar atento e ligado ao mercado para perceber oportunidades de investimento.

Ou seja, tudo deve começar com disciplina e dedicação.

E isso é um desafio e tanto. Afinal, exige muita inteligência emocional, empatia, profissionalismo, além da vontade de servir.

Leia nossas dicas para aumentar a sua produtividade

05 Dicas para sua empresa crescer

Descobrir como fazer sua empresa crescer com qualidade é um dos desafios que fazem parte da vida de vários empreendedores. Afinal, não basta querer empreender, é preciso saber como.

E alguns aspectos são fundamentais para saber como fazer seu negócio crescer. Por isso, atente-se às dicas e coloque-as em prática.

Tenha metas bem definidas

O primeiro passo para fazer a sua empresa crescer é saber o que você deseja alcançar com ela.

Defina suas metas e passe para toda a equipe, afinal, isso também inclui o planejamento, a visão e os valores que busca transparecer ao público.

Cuide do orçamento

De nada adiantará realizar diversas ações, comprar inúmeros materiais e contratar muitos colaboradores se não houver caixa suficiente para isso.

A melhor maneira de ver o resultado de todas essas abordagens é mantendo uma boa gestão financeira.

Para isso, é fundamental ter conhecimento das receitas e despesas. O controle ajuda a identificar pontos que estão gerando mais gastos e encontrar meios de diminui-los antes que gerem prejuízos . Além disso, permite visualizar de maneira clara as maiores fontes de renda, ou se há algum fornecedor que pode ser trocado para a aumentar a margem de lucro.

Faça as contas para conferir se tudo está em dia, pontue quais as receitas e despesas previstas para o mês e não fique no vermelho!

Tenha um público-alvo definido

A definição do seu público irá ajudar a tornar suas estratégias mais assertivas, expandindo a clientela e, consequentemente, aumentando o lucro da empresa.

No entanto, é essencial frisar a importância de conhecer a fundo o seu cliente se realmente quiser saber como fazer a sua empresa crescer com qualidade.

A definição do público-alvo vai determinar para quem você irá vender seus produtos ou oferecer os serviços. Mas conhecer o cliente consiste em compreender suas necessidades, criar um relacionamento e oferecer mais do que buscam.

Além disso, conte com a ajuda de ferramentas na internet para avaliar o perfil das pessoas que curtem suas páginas nas redes sociais, por exemplo.

Fidelize seus clientes

fidelização de clientes é essencial para uma empresa que deseja crescer. Isso faz com que os consumidores se sintam atraídos e privilegiados por você.

Para fazer com que os consumidores voltem a fechar negócio com você e lembrem-se sempre de sua empresa ao identificar um problema, é preciso pensar em estratégias.

Como a tecnologia é uma grande aliada neste momento, você pode alcançar um número maior de clientes em menor tempo e gastando menos. Assim, as chances de o cliente indicar sua empresa para conhecidos se tornam maiores. E, com isso, você aumenta sua clientela e obtém ganhos para crescer no mercado.

Logo, ofereça um programa de fidelidade com base em pontos, brindes ou descontos. Aproveite para receber o feedback dos clientes, isso ajudará a direcionar o que está dando certo e o que precisa melhorar.

Leia mais: Como fidelizar seus clientes com as redes sociais?

Seja diferenciado

Um diferencial atrativo nem sempre tem a ver com o preço.

Quando falamos em diferencial, nos referimos a algo que seus concorrentes ainda não fazem ou têm, mesmo que ofereçam produtos similares. Pode ser um atendimento personalizado, canais de contato, entrega imediata e várias outras opções.

Faça uma análise do seu negócio, cruze com as necessidades dos seus clientes e foque nele!

Garanta vantagem competitiva no mercado oferecendo técnicas e serviços diferenciados, e esteja sempre disposto a ouvir tanto elogios como críticas. A participação de toda a equipe é essencial para a definição de estratégias. Além disso, pense em formas de otimizar todo o trabalho realizado.

Mas não se esqueça também de ser atrativo na divulgação. Utilize as redes sociais para tornar o seu negócio mais conhecido e mantenha o público informado para atrair novos clientes. Ofereça conteúdo, produtos e serviços de qualidade!

E se você quer empreender e contar com uma assistência completa para qualquer lugar do país, saiba que a Cetro oferece soluções completas para ajudar na sua produção e automatização de processos de maneira prática.

Continue acompanhando o Blog da Cetro para novos conteúdos que podem contribuir com seu crescimento pessoal, profissional e empresarial.

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