Acesse a Loja

O fato de economizar insumos está diretamente ligado ao processo produtivo. Um processo de produção envolve diversas etapas e pode ser algo complexo. Quanto mais conseguirmos otimizar esses procedimentos, melhores serão os resultados do negócio.

Afinal, diminuindo os gastos, desperdícios e tempo, a produtividade será maior.

Neste artigo, vamos mostrar como os processos automatizados podem contribuir para atingir esse objetivo. Veja mais a seguir.

Automação na prática

Uma empresa automatizada é dividida em duas partes: o controle, responsabilidade humana, e o operacional, destinado aos equipamentos automáticos.

A principal vantagem de incluir esse maquinário no processo é garantir que a qualidade não será prejudicada pelo ritmo constante, tornando a produção padronizada. Além disso, os procedimentos de automação podem ser aplicados de diversas maneiras, desde pequenas etapas até uma linha de produção.

Outra grande preocupação de empresas é a segurança do operador no momento de manuseio. Da mesma forma, para obter maior sucesso de produção, é preciso garantir um padrão produtivo, de modo a evitar riscos aos colaboradores.

A importância de economizar insumos

Insumo é tudo aquilo que faz parte da produção de um serviço ou produto. A lógica de economizá-lo é simples de ser entendida, afinal, sempre é melhor gastarmos menos do que mais, certo?

Isso fica ainda melhor quando conseguimos economizar e, ainda assim, não prejudicar a qualidade e o rendimento do negócio. Imagina então conseguir tudo isso e ainda aumentar nossa produtividade?

Por isso, pensar em um bom planejamento para a realização de uma economia de insumos é de extrema importância.

Afinal, ajuda a reduzir gastos e também evita desperdícios, controlando estoque e produção, melhorando a alocação de força de trabalho e caixa,  podendo aumentar a lucratividade.

Leia mais: Como a automação aumenta a produtividade da sua empresa?

Por que automatizar a produção?

Dentro do cenário industrial, contar com maquinários automáticos é essencial para que se desenvolvam atividades seguras, em larga escala e de baixo custo. Por isso, reflita quantos processos a sua empresa desenvolve e pergunte-se: As tarefas são tarefas repetitivas? Quanto tempo o processo demanda no dia? E no mês? E no ano?

É provável que o seu time esteja desperdiçando tempo (e também dinheiro) em atividades repetitivas que poderiam ser automatizadas. Então por que não utilizar equipamentos tecnológicos para otimizar os processos?

Leia mais: Como uma máquina pode agregar valor em sua produção?

Mas afinal: como economizar insumos?

Um dos meios para trabalhar com a economia de insumos é optando por automatizar os processos.

Essa prática de automação é bastante benéfica para melhorar o rendimento dos colaboradores, evitar falhas e diminuir o tempo gasto em uma produção, o que, consequentemente, a aumentará.

A automatização de processos é mais assertiva e oferece padronização ao seu empreendimento. Mas como fazer isso? Há alguns meios que veremos a seguir:

  • Utilização de softwares on-line para a análise e criação de perfis de público-alvo, assim como para a mensuração de resultados;
  • Programas de controle de vendas, estoque e caixa;
  • Equipamentos que automatizam a produção. Por exemplo, em uma loja de venda de grãos, utilizar um dosador volumétrico programado com a dosagem e medida correta irá padronizar a mercadoria com a quantidade adequada em todas as embalagens;
  • Ferramentas automatizadas de envio de e-mail marketing para uma base selecionada de contatos;
  • Plataforma de tarefas diárias para os colaboradores, com agenda, calendário, mural, etc.

Todas essas práticas são focadas em diminuir custos com trabalhos manuais, evitar desperdícios e falhas que irão custar mais ao bolso.

Benefícios

O benefício da automação industrial está ligado à redução de gastos tendo em vista a otimização da produção. Dessa forma, é possível atender altas demandas em um curto prazo de tempo para maior rentabilidade do negócio.

Mas é preciso atenção ao optar por uma máquina que ajude a aumentar sua produtividade com maior economia de custos.

Acima de tudo, os canais de atendimento da Cetro oferecem uma assessoria completa para ajudar na aquisição dos equipamentos ideias para sua produção. Sobretudo, as máquinas possuem a maior garantia do Brasil e asseguram a sua alta produtividade.

Acompanhe o Blog da Cetro e garanta que o seu negócio tenha as melhores soluções para economizar insumos e automatizar os seus processos.

tt ads

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *