Acesse a Loja

Conheça os equipamentos Cetro que atuam na otimização de tempo e na redução de custos para transformar a produtividade da sua empresa!

A redução de custos, a melhoria do padrão de qualidade o aumento da produtividade e a otimização de tempo são só alguns dos desafios enfrentados por empresas em um cenário de competição globalizada e que se acirra a cada momento. Mas afinal, como você está se preparando para este cenário de automação de processos e transformação tecnológica?

Nesse contexto global, em que a eficiência e a eficácia produtiva são testadas a cada momento, impondo o aperfeiçoamento do serviço, da produção e do atendimento ao cliente; é importante encontrar o parceiro ideal para assistir sua empresa na jornada de investimento em soluções e maquinários que atendam às necessidades de seu negócio.

Conheça os equipamentos Cetro que irão transformar sua produtividade, atuando na redução de custos produtivos, diminuindo o impacto humano no processo de embalagem e aumentando o controle sobre as diferentes etapas de sua linha de produção.

Contexto da Automatização

imagem de seladora por indução utilizada na otimização do tempo
O aumento da produtividade sem abandonar a qualidade dos produtos e a satisfação dos clientes é um desafio antigo para as mais diversas linhas de produção. A automação vem como uma solução para esta dificuldade, confira a linha de maquinários Cetro e saiba como otimizar esta jornada tecnológica! (Créditos: Comunicação/CETRO)

Desenvolvida após o processo de mecanização industrial, a automação pode ser compreendida como a substituição do trabalho humano na linha de produção e nos processos industriais. Sendo, portanto, responsável pela criação de um cenário que exige cada vez mais a qualificação profissional, uma vez que os processos de uma linha produtiva são controlados e executados por meio de dispositivos mecânicos ou eletrônicos.

Nos últimos anos, o aumento de artigos ligados à automação tornou possível mensurar os benefícios do processo de desenvolvimento tecnológico no mercado brasileiro. Entre os dados coletados, o aumento de produtividade das plantas industriais mostrou-se o mais significativo, seguido da redução de custos e do aumento da satisfação dos clientes.

O pesquisador Fernando Pazos, caracteriza o Processo de Automação Industrial como a implementação de técnicas, softwares ou equipamentos em uma máquina ou em toda uma linha produtiva, com o objetivo de ampliar sua eficiência. Maximizando, assim, a produção com o menor consumo de energia e matérias-primas, além de reduzir a emissão de resíduos.

Além da redução de custos com força de trabalho, promovendo uma continua especialização no mercado de trabalho industrial nacional, especialistas apontam os ganhos que a manutenção dos equipamentos automatizados traz aos empreendedores. Uma vez que realizar checagens e cuidados rotineiros é ainda mais barato que custos de turnover.

Saiba como eliminar custos ocultos de seus processos produtivos e entenda os benefícios que a automação industrial traz ao seu negócio!

Fortalecendo seu compromisso em promover a melhor experiência de venda no mercado, o empresário brasileiro conta com o preparo e a qualificação da Equipe Cetro em todas as etapas antes, durante e depois da aquisição de um maquinário. Seja por meio de serviços como a Entrega Técnica ou então no atendimento pelos canais de SAC, o Time Cetro segue colocando a experiência do cliente como norte para suas ações diárias.

Compromisso com diferentes escalas produtivas

O time de especialistas da Cetro assiste diariamente os produtores e empresários brasileiros dos mais diversos nichos e escalas produtivas. O que torna possível acompanhar as diferentes escalas do processo de desenvolvimento tecnológico de um empreendimento.

Entre os parceiros da Cetro, encontram-se empresas que buscam soluções como a Seladora de Indução Manual CET 500 A em sua primeira aquisição de maquinário. Este foi o caso do Sr. Roberto e da Dona Sueli, cujo teste você confere no vídeo abaixo!

Ideal para pequenas e médias empresas, o equipamento é capaz de selar frascos e recipientes dos mais diferentes tamanhos e formatos. Além de possuir um sistema de selagem manual por indução que aumenta a conservação do produto por meio de uma vedação hermética e à prova d’água.

No entanto, como explica Higor de Oliveira, Supervisor de Treinamento da empresa, muitos dos clientes da Cetro estão em fase de transição, migrando de equipamentos semiautomáticos para modelos automáticos ou em linhas. Posto isso, com o objetivo de otimizar a jornada tecnológica dos parceiros e clientes, além de processos de assistência como a Entrega Técnica, cotidianamente novas soluções são desenvolvidas e customizadas pelos profissionais da empresa.

Como exemplo, a Seladora Automática de Indução,apresentada aos parceiros da SAS Indústrias e Comércios Químicos pelo colaborador Matheus Jopetipe na filial mineira da Cetro. Este maquinário torna o processo de embalagem mais rápido e eficiente, promovendo uma vedação e selagem a prova de vazamento e ferrugem que prolonga o tempo de conservação. Ideal para produtos que precisam de selos higiênicos, como os desenvolvidos pelas indústrias alimentícia, farmacêutica e cosmética.

Confira o teste completo abaixo e saiba mais sobre os processos de selagem por indução magnética!

De maneira geral, o fluxo de agregação de valor de um produto tem início desde o primeiro processo de suprimento de insumos e materiais. Visto que é ao longo das diferentes etapas dos processos produtivos que as empresas vão adicionando valor aos materiais recebidos de seus fornecedores, explicam especialistas.

De acordo com a tese “O Papel Da Tecnologia Da Informação No Processo Logístico: Estudo De Casos Com Operadores Logísticos”, o desenvolvimento estratégico de uma empresa visa a otimização da linha produtiva e, consequentemente, a redução de seus custos. Assim, deve-se levar em consideração a análise de dois referenciais:

  1. A estrutura da indústria, capaz de fornecer os elementos necessários para compreender o ambiente em que uma empresa opera;
  2. As vantagens competitivas, indicando a posição da empresa frente os concorrentes.

A automação dos processos industriais aparece, segundo o estudo, como uma possível solução para manter os objetivos primordiais de diminuição de desperdício, ociosidade, retrabalhos e riscos. Uma vez que diminui a necessidade da mão humana no processo produtivo e aumenta o controle sobre suas diferentes etapas.

Como vantagens competitivas, pode-se entender as circunstâncias que promovem uma rentabilidade superior à média industrial. Especialistas no desenvolvimento da cadeia produtiva, os estudiosos Michael Porter e Victor Millar classificam as vantagens competitivas industriais em duas categorias:

  1. Liderança em custo: fornecer produtos ou serviços semelhantes aos da concorrência, mas com custo inferior – podendo, então, obter um lucro maior.
  2. Diferenciação: a venda de produtos a um preço maior que o de padrão do mercado por possuir maior valor agregado. Por exemplo, um queijo produzido em uma determinada região que, por passar por processos tradicionais, se destaca pelas características distintas de sua produção.

A Otimização de Tempo de norte a sul do Brasil

A manauara Marcelina Meira, da Amazon Ervas, conheceu de perto o Showroom e o Laboratório de Testes da matriz bauruense da Cetro quando esteve na unidade para testar a mais nova Encapsuladora Automática. Há quase quatro décadas atuando no setor fármaco e nutracêuticos no norte do país, a empresa possui um vasto leque de produtos como encapsulados, derivados do mel e óleos nativos da região amazônica.

Para atender o contínuo aumento na demanda, a empresária adquiriu diversas soluções Cetro para apoiar a logística e a linha produtiva da Amazon Ervas nos últimos anos. Equipamentos como a Seladora de Indução Automática ou a Rotuladora Semiautomáticas fazem parte da infraestrutura da empresa que opera na esfera biotecnológica brasileira.

A empresária avalia de maneira positiva o impacto da inserção das maquinárias em sua linha produtiva. Os equipamentos auxiliam tanto no processo de redução de mão de obra quanto no aumento de produtividade, explica Marcelina. Segundo a produtora, somente a Rotuladora da Cetro fez com que mais de uma dezena de funcionários fosse realocada em sua linha produtiva, passando uma operação com onze pessoas para apenas uma.

Marcelina materializa a experiência do produtor brasileiro que encontra, na Cetro, profissionais qualificados para desenvolver os equipamentos adequados e customizados para as suas necessidades. O cliente Cetro conta com maquinários que, não só aumentam a capacidade produtiva e operacional, mas também auxiliam na eliminação de custos ocultos e erros humanos ao longo de sua linha de produção. Além de tornarem o processo como um todo mais seguro e higiênico, agregando, assim, mais valor ao produto.

Em busca de uma maior agilidade e automatização, Marcelina encontrou na Encapsuladora a resposta para suas necessidades. Um dos pontos destacados pela manauense foi a importância da redução do risco de contaminação, uma vez que, com o apoio do maquinário Cetro, a empresária reduzirá a influência humana na operação.

“Eu só preciso de alguém para supervisionar o processo, não para operar – menos pessoas ali encostando – e praticamente só a máquina ali operando.
E é esse meu objetivo, reduzir o tempo de produção.”
Marcelina Meira, Amazon Ervas.

Processos de Automação: #DNACetro

Como visto, dentro do Processo de Automação, o emprego de máquinas automatizadas torna possível a redução dos custos e da necessidade de mão de obra direta. Especialmente na substituição e redução do quadro de colaboradores em situações, áreas ou tarefas de risco, como aponta o artigo “Análise do impacto da automação da movimentação interna na produtividade industrial”.

Para os pesquisadores,as exigências do mercado e a necessidade constante das empresas de se adequarem – quanto as metas de produtividade e redução de custos – forçam mudanças constantes nos processos de manufatura industrial. No entanto, a pesquisa destaca ainda a linha de análise da pesquisadora Regina Branski, salientando a importância da disseminação do conhecimento sobre as novas técnicas produtivas da indústria. Uma vez que, segundo a engenheira, tão importante quanto a inovação em si, a qualificação dos recursos humanos e o incentivo à busca de novas tecnologias e processos devem ser sempre preservados.

Confira a matéria sobre o processo de Inovação de Embalagens e saiba como seu negócio pode se beneficiar com a profissionalização dos processos internos de produção

Na Cetro, a lógica de democratização tecnológica tem por incentivo e base a confiança e o comprometimento dos profissionais qualificados da empresa que buscam a todo momento levar adiante a missão de transformar e otimizar os mais diversos processos produtivos do mercado brasileiro. Dando eco aos discursos de especialistas que recordam que, ainda que automatizada, “as pessoas sempre fazem parte da movimentação de material”, não importa o tamanho ou a complexidade de uma operação.

Portanto, é com foco na construção de relacionamentos que os colaboradores Cetro espalhados por todo o país são capazes de promover o crescimento das mais diversas pessoas e negócios, tendo o respeito como chave para proporcionar experiências gratificantes e duradouras antes, durante e após o processo de vendas.

Confira o catálogo completo de maquinários Cetro, você encontrará a parceria ideal para esta jornada de aperfeiçoamento técnico e automatização!


Acompanhe em nossos canais de comunicação as matérias, as entrevistas e as produções do Blog Cetro. Elas são feitas para ajudar você e sua empresa a evoluir!

tt ads

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *