Acesse a Loja

Adquirir o capital necessário para abrir e sustentar os primeiros momentos de um novo negócio é só o começo. E saber como administrar a margem de lucro da sua empresa é fundamental.

Para caminhar rumo ao sucesso é necessário saber como garantir um equilíbrio favorável entre as despesas e lucratividade.

Neste artigo, falaremos sobre como você fazer isso em sua empresa e aproveitar melhor os valores do que você vende. Acompanhe!

O que é margem de lucro?

A margem de lucro é o principal indicador sobre seu negócio. Em comparação com as demais variantes, não existe outra métrica que afete diretamente a saúde financeira do seu negócio.

Margem de lucro é a porcentagem acrescentada ao custo total do valor de um produto ou serviço. Ele compõe o preço final de venda e revela o quanto um estabelecimento comercial está lucrando. Assim, aumentar as margens de lucro deve ser o objetivo principal para todas as empresas. A fim de alcançar essa meta, as estratégias de preço têm um papel vital e devem ser estruturadas de forma séria.

Essa é uma das métricas mais importantes para qualquer negócio.

Isso porque calcular com precisão a margem de lucro pode levar o negócio do fracasso ao sucesso, ou vice-versa. Resumidamente, lucro nada mais é que a diferença entre o faturamento obtido com as vendas e os custos. Mas na prática há muito o que considerar e que torna essa matemática bem mais complexa. Para saber como aumentar a margem de lucro é essencial entender o que ela é e porque é tão importante.

  • Custo: inclui todos os valores investidos na produção e compra do produto ou realização de um serviço.
  • Preço de venda: o ideal é encontrar um equilíbrio entre o custo e quanto o consumidor está disposto a pagar para calcular a margem de lucro das distribuidoras.
  • Lucro: esse é o percentual que sobra da transação, a margem de retorno positivo do investimento.

Saber este valor é importante pois faz com que você tenha uma boa noção dos resultados de sua empresa e ajuda a fazer, por exemplo, o planejamento de compras. Caso a margem de lucro esteja baixa, talvez você precise gastar menos com insumos.

Leia mais: Saiba como criar seu planejamento de compras

Dicas para aumentar a margem de lucro

Essa pergunta não tem uma resposta absoluta, mas existem algumas atitudes que você pode tomar para buscar um aumento significativo no valor. Veja

Foque no atendimento ao cliente

De acordo com as pesquisas, 86% dos clientes estão dispostos a pagar mais para conseguirem uma experiência melhor.

Proporcionar um atendimento ao cliente de qualidade superior e definir preços mais elevados para aumentar as margens de lucro é uma abordagem inteligente. Além disso, em relação ao valor desses clientes, o seu negócio receberá um valioso marketing de referência e recomendações que são impossíveis de adquirir.

Resumidamente, proporcione uma ótima e completa experiência de cliente.

Aplique preços dinâmicos

Entre todas as diferentes estratégias, os preços dinâmicos correspondem a quase todas as exigências desse mundo.

Lembre-se de que os compradores definem o preço como critério principal durante as compras e, devido à grande variedade de produtos e motores de comparação de preços, os consumidores podem encontrar qualquer produto com os melhores preços.

Ao escolherem preços dinâmicos, as lojas têm flexibilidade para diminuírem preços e aumentarem a velocidade de resposta. Essa estratégia dinâmica ajuda a conseguir uma vantagem competitiva sobre a concorrência e a aumentar as suas margens de lucro.

Gerencie o inventário

É importante estar presente e acessível. Mas e disponibilidade de seus produtos?

É fundamental ter uma gestão de inventário corretamente delineado. Afinal, sem produto em estoque, os compradores tendem a deixar a sua loja para comprar no seu concorrente.

Você não só perdeu uma oportunidade, como também perdido um potencial cliente. Isso poderá causar perda de rendimento e afetar a sua rentabilidade. E não corrigir esse problema poderá aumentar os custos e diminuir as suas margens de lucro.

Reduza os custos

Ao contrário do que se pensa comumente, cortar colaboradores não é a única maneira de reduzir os custos de produção. Na verdade, em longo prazo, pode até aumentar as despesas devido aos pagamentos de benefícios.

Para reduzir os custos, o ideal é renegociar com fornecedores prazos e preços. Busque fazer compras menores e preste atenção no estoque! Assim você também elimina o desperdício, que pode aumentar seus gastos e fazê-lo perder dinheiro

Se você tem custos baixos, você tem o poder nas suas mãos! Isso significa que existe uma oportunidade de definir flexíveis margens de lucro. Tente falar com os seus fornecedores e pedir algum desconto ou ofertas especiais.

Confira: “Como a automação aumenta a produtividade da sua empresa?

Embalar ou selar produtos manualmente pode minar muito a sua produtividade. Ao produzir menos, você pode perder vendas! Para isso, investir em máquinas seladoras e de embalagem é uma boa solução. Caso trabalhe com líquidos pensar em envasadoras auxiliam no processo produtivo e permitem o aproveitamento da produção.

Dessa forma, é possível atender altas demandas em um curto prazo de tempo para maior rentabilidade do negócio. Mas é preciso atenção ao optar por um equipamento que ajude a aumentar sua produtividade com maior economia de custos.

Acima de tudo, os canais de atendimento da Cetro oferecem uma assessoria completa para ajudar na aquisição dos equipamentos ideias para sua produção. Sobretudo, as máquinas possuem a maior garantia do Brasil e asseguram a sua alta produtividade.

Acompanhe o Blog da Cetro e garanta que o seu negócio tenha as melhores soluções para automatizar os seus processos.

tt ads

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *