Acesse a Loja

A data de validade é uma informação de extrema importância para a compra, pois determina se o alimento está próprio para o consumo ou não, evitando problemas para o cliente e também para a empresa fornecedora.

Por isso, com as medidas de segurança e controle de qualidade dos alimentos, é obrigatório que todos tenham em suas embalagens as datas de validade e fabricação.

Mas como calcular a data de validade?

Definição da data de validade

Para definir a data de validade do produto é importante verificar características importantes. Ou seja, o alimento deve estar apto para o consumo, mantendo informações, como propriedades nutricionais, declaradas na embalagem.

Então, saber como essas propriedades se comportam ao longo do tempo é fundamental, por isso, deve-se estudar questões científicas comprovadas acerca do produto.

Para alguns alimentos, vários fatores influenciam em sua vida útil, desde o manuseio até a forma de conservação: exposição ao sol, refrigeração, temperatura adequada, consumo após aberto e muitos outros.

Afinal, há diversas variáveis que podem ocorrer durante a fabricação, como os conservantes e ingredientes. Ainda assim, a melhor maneira de determinar a data de validade de um produto é contar com uma equipe própria especializada para testes e realizar a avaliação.

Por que colocar data de validade dos alimentos?

Datar a validade dos produtos alimentícios é uma medida imposta pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária — ANVISA. O órgão é um dos maiores responsáveis pelo controle da indústria de alimentos e visa a regulamentação, registros, fiscalização e monitoramento da produção e comercialização.

Portanto, a regra é obrigatória e quem a desobedecer estará sujeito a receber um auto de infração e até mesmo uma multa por cometer a chamada prática abusiva de comercialização.

Além da data, outros itens obrigatórios que devem constar nas embalagens são:

  • Denominação de venda;
  • Lista de ingredientes;
  • Conteúdo líquido;
  • Indicação da origem;
  • Nome ou razão social e endereço do fabricante/importador;
  • Lote e prazo de validade;
  • Instruções sobre o preparo e uso (quando necessário).

Como calcular a validade?

Para saber como calcular data de validade de alimentos é realizado um estudo em laboratório com profissionais especializados. Assim, eles analisam pequenas amostras dos produtos para determinar em quanto tempo podem ser consumidos.

Vários fatores são levados em conta nesse momento, como:

  • Quantidade de microrganismos presentes;
  • Aspecto, aroma, cor e sabor;
  • Valor de pH e acidez total;
  • Nutrientes;
  • Bioquímica natural da formulação do produto (enzimas, reagentes químicos);
  • Conservantes;
  • Tempo e temperatura que o alimento deve/será exposto;
  • Umidade relativa;
  • Exposição à luz (UV e IV);
  • Composição da atmosfera dentro das embalagens;
  • Tratamento térmico posterior;
  • Manuseio do consumidor.

Por vezes, já se tem uma ideia do prazo de validade a partir das análises de outros produtos parecidos ou de concorrentes. Dessa forma, só são feitos testes para reafirmar o que se sabe.

Atenção com a falta de informação

Todos os dados referentes ao consumo ou manuseio devem ser informados e são obrigatórios por lei. Portanto, precisam estar expostos de forma clara e fácil de ser visualizada pelo consumidor. Além disso, poucos produtos não necessitam ter a data de validade por não serem perecíveis.

O Código de Defesa do Consumidor informa que, caso o consumidor encontre algum produto com prazo de validade vencido, deverá solicitar a substituição por outros itens similares. Se o fornecedor não dispor dos produtos, deverá então restituir o valor pago, sem prejuízo ao cliente.

Ao contrário da informação “consumir até”, que indica riscos à saúde, a “data de validade” garante que as características do produto permanecerão intactas até o período definido.

Agora que te explicamos a importância da data de validade nas embalagens, é hora de saber mais sobre os datadores. Quer saber qual tipo de datador é ideal para os seus processos produtivos? Leia aqui!

Datadores: a melhor solução

Nós já te informamos que data de validade precisa estar em um campo visível da embalagem. Por esse motivo, a aplicação pode ser feita com datadores manuais ou automáticos, que agilizam a sua produção.

E sabe qual a melhor parte?

Na Cetro você encontra diversos modelos de datadores, equipamentos desenvolvidos para datar produtos com extrema praticidade. Além disso, podem ser utilizados para imprimir informações de modo rápido, logo, colaboram para um desempenho superior em produções de diversos produtos.

Os datadores manuais e automáticos da Cetro utilizam uma fita específica para realizar a impressão em hot stamping: a Fita Ribbon.

Saiba como a Fita Ribbon funciona

E, acima de tudo, as embalagens podem ser expostas em ambientes de diferentes temperaturas, sem aderir em objetos ou perder a data impressa.

E como isso ajuda o seu negócio?

Além de agregar mais segurança para o consumidor, a secagem rápida da data impressa evita a formação de aderência, tornando a informação nítida e inviolável.

Acompanhe o Blog da Cetro para garantir que sua produção tenha os melhores equipamentos com os investimentos certos.

tt ads

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *