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Saber como atender um cliente no restaurante é parte fundamental da estratégia de um negócio. Afinal, o atendimento faz toda a diferença.

Prova disso são os dados retirados de uma pesquisa da American Express, em que 74% dos consumidores dizem estar dispostos a gastar mais com estabelecimentos que oferecem um atendimento excelente.

Quer saber como atender um cliente no restaurante para fidelizar? Acompanhe nosso artigo!

O que é fidelização de clientes?

A fidelização de clientes consiste em manter fiéis os clientes já conquistados pela empresa. Isso inclui tanto novos clientes ou os clientes antigos que já compraram diversas vezes e seguem preferindo a mesma empresa.

Consumidores fiéis são o que toda marca quer, afinal são eles que poderão divulgar os produtos e aumentar ainda mais a abrangência da empresa.

Por isso, apostar na fidelização traz muitos benefícios, que fazem com que ações como essa devam ser priorizadas no cotidiano de qualquer comércio.

Assim, além de entender o que é a fidelização de clientes na empresa, ter claras as razões para a aplicação garantem um propósito.

Os principais motivos para fidelizar os clientes são:

  • É mais barato reter clientes do que adquirir novos;
  • Clientes satisfeitos indicam sua marca e compram mais;
  • Reter clientes ajuda na previsibilidade de lucro da empresa.

A importância da fidelização

Ao dar um atendimento de qualidade aos consumidores, eles certamente estarão mais propícios a voltar ao seu restaurante.

Isso acontece com qualquer um. Imagine só ir comer em um lugar com uma comida incrível, sabores irresistíveis, mas, ao chamar o garçom para tirar uma dúvida, ele não responde ou o ignora?

Pior ainda é se ele trata você com desprezo e mau humor. Possivelmente, você não se sentirá confortável ali e pensará duas vezes antes de voltar.

Por isso, juntar a qualidade dos pratos e saber como atender um cliente no restaurante é primordial para o sucesso. Pessoas agradáveis tornam o ambiente ainda melhor. Sentir-se em casa ao visitar algum estabelecimento comercial agrada muitas pessoas.

Ao atender alguém bem, você dá um passo à frente da fidelização daquele consumidor. Segundo dados da White House Office of Consumer Affairs, conquistar um novo cliente é, em média, de seis a sete vezes mais caro do que manter um atual.

Ou seja, fidelizar clientes ajuda a economizar custos, aumentar seu lucro, ganhar visibilidade e um defensor da marca, além da possibilidade de indicação que ele fará do seu estabelecimento para conhecidos.

Ao conseguir um cliente fiel, ele se lembrará de você na primeira oportunidade e terá vontade de voltar mais vezes.

Benefícios de investir na fidelização de clientes

A fidelização de clientes é uma prática que já existe há muito tempo. Seus resultados são comprovados e a chance de falhar é muito baixa quando feito com dedicação.

Mas existem diversas maneiras de realizar um programa de fidelização, desde os populares cartões fidelidade até uma opção por soma de pontos. E, através das mídias digitais, as possibilidades são ainda maiores.

De acordo com o portal Points.com, 54% das pessoas compram mais quando são recompensados por adquirir produtos de determinada marca.

Ou seja, ao fazer um programa de fidelidade que traga benefícios reais ao seu cliente, além de mantê-lo próximo de sua marca, você ainda venderá mais não só para ele, mas também para quem for indicado por ele ou por outros.

Além da melhora na frequência das compras, o valor médio gasto por quem costuma trabalhar sempre com a mesma marca também costuma ser mais alto. Uma vez que elevar o ticket médio é a melhor forma de aumentar a lucratividade sem expandir a base de clientes.

Leia mais: O que é eficiência operacional?

Como atender um cliente no restaurante?

Algumas atitudes são válidas na hora de aprender como atender um cliente no restaurante. Vamos conferir as principais para que você possa tornar seu estabelecimento um lugar acolhedor e agradável:

  • Mantenha sempre o bom humor e seja simpático;
  • Tenha uma equipe de colaboradores treinada para isso — ofereça treinamentos para capacitá-los mais;
  • Saiba ouvir o cliente e leve em consideração todas as sugestões dadas;
  • Seja transparente e procure encontrar soluções para os clientes;
  • Ao encontrar clientes que já frequentam o local há um tempo, surpreenda-os indicando que já sabe qual será o pedido;
  • Realize tours na cozinha do restaurante para que os visitantes possam conhecer e até mesmo participar do preparo dos pratos;
  • Ofereça questionários de sugestões de atendimento e cardápio e procure sempre perguntar se o momento foi bom.

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