Evitar o desperdício de comida é um desafio no Brasil e no mundo, principalmente em um cenário em que cerca de um terço dos alimentos produzidos é jogado fora — o que equivale a 1,3 bilhão de toneladas de comida.
Alguns dos fatores significativos para esse desperdício é a produção excessiva. O transporte, o armazenamento e o comércio também contribuem para essa perda.
Como evitar o desperdício de comida?
Um bom planejamento e o armazenamento correto de produtos são algumas das dicas para evitar o desperdício de comida na indústria.
Além disso, investir em embalagens que prolonguem a vida útil dos alimentos e que os protejam durante o transporte — como as opções a vácuo — é outra solução inteligente para esse problema.
Vale ressaltar que todos nós desenvolvemos um papel fundamental para minimizar e reverter o desperdício alimentar.
Portanto, também cabe aos consumidores comprar conscientemente tendo em vista a utilização de todos os produtos e alimentos.
3 motivos para combater o desperdício
Combater o desperdício proporciona inúmeros benefícios, a curto, médio e longo prazo, tanto para os consumidores e empreendedores, quanto para o meio ambiente.
Por isso, separamos 3 motivos para evitar o desperdício de comida na indústria:
1. Impacto ambiental
Diminuir o desperdício é de suma importância para o meio ambiente.
Mas, no Brasil, por exemplo, metade dos alimentos produzidos acabam no lixo.
Logo, acabar com os 50% de desperdício de alimentos significa diminuir pela metade o desmatamento e insumos necessários na produção.
Portanto, o impacto ambiental ocasionado pela indústria de alimentos seria menor.
Além de economizarmos os recursos naturais limitados, reduziríamos a quantidade de dióxido de carbono é emitida no ar.
2. Economia para a indústria
Em escala mundial, o desperdício de comida custa cerca de 750 bilhões de dólares por ano.
Portanto, um valor altíssimo é gasto para produzir alimentos em vão.
Por esse motivo, acabar com os gastos ocasionados pelos alimentos que acabam no lixo irá proporcionar uma grande economia para as indústrias.
Dessa forma, irão diminuir os gastos com energia, transporte, armazenamento e recursos financeiros que eram destinados para a produção desses alimentos.
3. Economia para os consumidores
No setor econômico, podemos perceber que os benefícios de evitar os prejuízos atingem tanto as empresas, quanto os consumidores.
Na indústria, há uma economia de recursos financeiros destinados à produção de alimentos que acabam no lixo, que consequentemente reflete no consumidor final, já que não será necessário elevar os preços dos produtos para compensar os gastos com o desperdício.
Gostou de saber mais sobre o desperdício de comida na indústria e a importância de combatê-lo?
Confira também como evitar o desperdício de alimentos em restaurante!