Acesse a Loja

Ao ter um empreendimento focado no ramo alimentício, um dos pontos de maior atenção é o desperdício de alimentos. Por isso, é muito importante ter um bom planejamento dentro do seu negócio, entender a demanda, estoque, entre outros fatores.

Neste artigo vamos conferir como evitar o desperdício em restaurantes.

Como evitar o desperdício de alimentos em restaurante

Jogar comida no lixo é algo que devemos evitar ao máximo, uma vez que sabemos que há pessoas que não têm o que comer, além de estarmos desperdiçando recursos naturais (o que afeta o ecossistema) e financeiros.

Portanto, saber como evitar o desperdício de alimentos em restaurante é algo fundamental. Veja algumas dicas de como fazer isso:

Bom planejamento

Em um restaurante, a quantidade de comida que será estocada também faz parte do planejamento da empresa. O setor responsável deve analisar a demanda e determinar qual será o montante a ser pedido. Tome cuidado com ingredientes que não são muito usados, pois de nada adianta deixá-los estocados se irão estragar no futuro.

Atenção aos prazos de validade

Fique atento à validade dos lotes que compra. Priorize datas mais estendidas do que produtos que irão atingir a data de validade em pouco tempo.

Reaproveite

Utilize a imaginação!

Pense em um cardápio que possa ser desenvolvido com alimentos que estão em menor quantidade ou perto do prazo de validade. Além disso, pode usar o fato como uma forma de fidelização dos clientes. Caso estejam sobrando frutas, por exemplo, pode fazer um dia da semana de sobremesa grátis e oferecer uma salada de frutas no pote.

Armazene corretamente

A forma como você armazena as comidas pode favorecer ou prejudicar sua vida útil. Tenha atenção às embalagens, temperatura do local de armazenagem e outras condições.

Além disso, é possível utilizar embalagens seladas a vácuo para melhorar o armazenamento dos alimentos. Podem ser embalados legumes, carnes, grãos, etc. A técnica ajuda a postergar o tempo útil dos produtos e conserva seus nutrientes e propriedades.

Invista em sua equipe

Tenha uma equipe preparada para evitar erros ao preparar os alimentos, para pensar em formas inovadoras de mudar o cardápio e para fiscalizar o setor.

Agora que você já sabe como evitar o desperdício de alimentos em restaurante, coloque as dicas em prática e não deixe mais isso acontecer! Pense no planeta e, também, no seu bolso.

Tenha hábitos cada vez mais sustentáveis e aproveite para ser uma empresa amiga do meio ambiente, investindo cada vez mais em boas práticas para a natureza.

E se você quer empreender e contar com uma assistência completa para qualquer lugar do país, saiba que a Cetro oferece soluções completas para ajudar na sua produção e automatização de processos de maneira prática.

Continue acompanhando o Blog da Cetro para novos conteúdos que podem contribuir com seu crescimento pessoal, profissional e empresarial.

tt ads

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *