Acesse a Loja

Conheça os maquinários Cetro que podem auxiliar no aumento da rentabilidade e produtividade do comércio de morango por todo o país!

Seja in natura ou como matéria-prima, o morango empresta toda sua versatilidade à culinária e à agroindústria brasileira! Categorizado como um pseudofruto, existem cerca de 20 espécies e 600 variedades de morango que se diferem em cor, sabor, tamanho e textura, conforme aponta o estudo “Morango: Produtividade, Composição Química, Nutricional e Sensorial”, da Revista Valore.

Segundo a pesquisa, o morango também apresenta uma ampla versatilidade produtiva, já que seu cultivo varia de acordo com fatores como o genótipo, a região escolhida, a época de plantio e a procedência das mudas. Conforme dados da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), o cultivo mundial de morangos aumentou mais de 80% nas últimas décadas!

A produção brasileira também acompanha esse crescimento. O ano de 2021, por exemplo, contabilizou uma área de 4.500 hectares com uma produção de 165.440 toneladas, aponta o estudo “Fatores Limitantes da Produção e Produtividade do Morangueiro”. Atualmente, a produção comercial do morango no país está concentrada na região sudeste, no Rio Grande do Sul e na Bahia. O destaque fica para o estado de Minas Gerais, hoje, o maior produtor brasileiro com uma área cultivada de 2.800 hectares e produção de cerca de 120.00 toneladas anuais, segundo dados do estudo acima.

Por isso, seja para o comércio direto do morango junto ao consumidor-final, a produção de extratos em processos industriais, o desenvolvimento de insumos para o mercado interno ou mesmo para exportação, encontre, na Cetro, os maquinários adequados para inovar e otimizar o processo de embalo do seu negócio!

A versatilidade e o crescimento do morango

Em geral, os consumidores de morango preferem ingerir o fruto em sua forma natural devido as suas agradáveis características de aparência, aroma e sabor, aponta o artigo da Revista Valore, sendo que cerca de 80% da produção mundial é destinada ao abastecimento do mercado de frutas in natura. Contudo, o pseudofruto também é utilizado pela agroindústria para a produção de iogurtes, compotas, geleias, doces, coberturas, xaropes e vinho, explica o estudo.

Consequentemente, a produção mundial da cultura vem crescendo em números gerais, com o aumento da área plantada em 41% entre 2013 e 2019, segundo dados da FAO. Na América do Sul, a Colômbia, o Peru, a Argentina e o Chile figuram como os principais países com áreas de produção, seguido pelo Brasil, aponta a organização.

Em 2021, o morango movimentou cerca de R$ 1,7 bilhão no país. Já no mercado global, a perspectiva é que atinja US$ 23.210 em 2027, com uma Taxa de Crescimento Anual em torno de 3,4% em termos de receita, segundo um relatório da Mordor Intelligence.

Para o ano de 2030, estima-se ainda que haverá um aumento de 30% na demanda de morangos no mundo, o que significa que a cultura ganhará ainda mais importância econômica e gerará oportunidades de negócios para os países que a exportam, mas também para aqueles que ainda não participam do comércio global, segundo a Producepay.

Por isso, não perca essa oportunidade e embarque na jornada de transformação dos processos de embalo e selagem da fruta! Conquiste novos mercados e consumidores com soluções desenvolvidas para agregar valor ao seu produto!

Otimize seu negócio, agregue valor às mercadorias e facilite os processos produtivos ao inovar estrategicamente.

Se o seu negócio precisa aumentar a produtividade e proteger suas mercadorias, a Seladora a Vácuo de Bancada VAC-PRO CCVS 240 B irá te ajudar! Esse equipamento conta com um processo semiautomático que sela uniformemente, garantindo uma embalagem inviolável!

Aprimore suas embalagens de frutas!

Seja pela necessidade de proteção contra danos mecânicos ou de agrupamento para transporte e distribuição, as frutas precisam ser embaladas adequadamente. A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) explica que o uso de embalagens corretas pode contribuir para diminuir o elevado índice de perdas pós-colheita que ocorrem no Brasil, o qual impede que cerca de 20 a 30% das frutas nacionais cheguem ao consumidor final.

Por isso, o emprego de embalagens e máquinas eficientes que ajudam a diminuir o processo de deterioração – com selagens a vácuo – são importantes para o fortalecimento de alimentos com elevado teor de água, os quais são frágeis e muito sensíveis a danos mecânicos, como é o caso das frutas e outros produtos perecíveis, explica a instituição.

Além disso, embalar a vácuo melhora a apresentação da mercadoria, facilitando a exposição em qualquer área, reduzindo o espaço ocupado na armazenagem e eliminando o risco de contaminação por manuseio.

A selagem proporcionada pela Seladora de Bandeja CTSM 450, por exemplo, preserva o sabor e a aparência de produtos que necessitem de uma vedação hermética e simples. Esse equipamento leve, prático e portátil é ideal para realizar trabalhos em bancadas.

Mantenha seus alimentos protegidos por muito mais tempo e evite o desperdício ao aumentar a validade das mercadorias! Acompanhe o vídeo abaixo e confira mais informações sobre uma das soluções Cetro ideias para o embalo de frutas!

Invista em novas embalagens para frutas neste ano! Acesse a matéria do Blog Cetro e saiba como otimizar sua produção com os maquinários especializados da empresa. Conte com o apoio da Equipe Cetro para auxiliá-lo a encontrar a embalagem ideal para suas necessidades!

Maquinários para o embalo seguro do morango

A etapa de embalar as frutas é uma das mais importantes em todo o longo e complexo caminho percorrido entre o produtor e o consumidor final. A variedade de embalagens utilizadas no pós-colheita – estágio que abarca o manuseio, o processamento, o transporte e a comercialização – destas mercadorias é muito grande, conforme explica o Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL).

Por isso, o investimento em soluções e embalagens para a selagem a vácuo do morango se faz fundamental para suprir as necessidades de escoamento, embalo e manipulação da fruta! Nesse sentido, conheça alguns dos maquinários Cetro responsáveis por auxiliar empreendedores e produtores de todas as partes do Brasil com a qualidade de uma selagem que valoriza o produto e preserva suas características naturais!

A Seladora a Vácuo de Dupla Câmara Industrial CCVS 600 DC é um equipamento desenvolvido para atender a demanda de indústrias que necessitem da produção em série de produtos embalados a vácuo. Com sua dupla câmara, é possível acelerar e otimizar o processo, pois o operador consegue preparar novas embalagens para a selagem em uma câmara enquanto a outra sela a mercadoria já embalada.

Pensando em agregar valor ao seu produto com o uso de diferentes embalagens para vácuo? A Seladora a Vácuo Profissional Propack+ CPVS 400 R pode ser a solução! Ela é a única máquina da categoria que possui dois mecanismos de retirada de ar, podendo trabalhar tanto com embalagens lisas quanto com embalagens gofradas.

Além disso, ela é capaz de selar com segurança produtos que contêm ou que soldam líquidos – como o morango, pois possui um reservatório para a contenção do resíduo durante o embalo. Acesse o Portal Cetro e conheça todos os benefícios dessa solução para o seu negócio!

A Cetro inova com a sua empresa!

Fora os equipamentos únicos, a Cetro também disponibiliza o serviço de desenvolvimento de projetos customizados para a automatização de linhas de produção. Com a expertise da Equipe Cetro, os empreendimentos nacionais tornam-se capazes de atingir a demanda desejada, elevando o grau tecnológico de seus equipamentos e garantindo eficiência, segurança e qualidade para se destacarem no mercado!

Acesse o novo Portal Cetro e encontre soluções que mudarão sua produção com a automatização e a otimização dos processos de embalo, dosagem, rotulagem, selagem e muito mais!

Para saber mais sobre diversos setores produtivos, aproveite as matérias, entrevistas e produções do Blog Cetro. Elas são feitas para ajudar você e sua empresa a evoluir!

tt ads

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *