Acesse a Loja

Em 2023, otimize sua produção com inovadoras embalagens para frutas e conte com o apoio dos maquinários especializados da Cetro!

Dentre as mais de 500 espécies de frutas comestíveis presentes no Brasil, o grande polo de diversificação fica no território da Floresta Amazônica. O bioma concentra cerca de 220 espécies produtoras de frutos, conforme aponta o estudo “O Potencial da Comercialização de Frutas Brasileiras no Mercado Externo”, realizado no Instituto Federal Goiano (IF).

No entanto, mesmo sendo o terceiro maior produtor de frutas do mundo, essa abundância botânica, fica, em sua maioria, reservada aos gostos e paladares dos próprios brasileiros. Como aponta o prognóstico de fruticultura produzido em 2020 pelo Departamento de Economia Rural do Paraná, a maior parte da produção frutífera do país é consumida internamente.

Ainda assim, mesmo em escala reduzida – quando comparada ao consumo interno – as exportações brasileiras possuem um papel fundamental para a regulação de oferta mundial! Segundo estudos da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar,as mercadorias brasileiras compensam os períodos de baixa estação das nações recebedoras, pois o país possui diversas áreas capazes de produzir durante todo o ano.

De modo geral, a participação brasileira no mercado externo mostra-se promissora, especialmente quando se considera que o país possui uma das maiores quantidades e qualidades frutíferas do mundo, conforme aponta o estudo do IF. Promovendo, dessa maneira, um papel fundamental como fonte de renda e geração de empregos.

Em 2023, a perspectiva para o Mercado de Frutas é de crescimento, segundo Wellington Teixeira, Superintendente de Gestão de Oferta da Conab, uma vez que o mercado internacional de frutas frescas oferece boas oportunidades para os produtores brasileiros.

Nesse contexto, sejam frutas in natura, extratos para processos industriais, insumos para o mercado interno ou produtos para exportação, encontre, na Cetro, os maquinários adequados para inovar e otimizar as embalagens para frutas do seu empreendimento!

Dados Econômicos e Análise de Mercado

A competitividade do mercado deve-se também às maiores exigências dos consumidores. Como salienta a pesquisa “As cadeias agroalimentares curtas: com ênfase nos consumidores” (GeoSec), a qualidade dos alimentos e o impacto da agricultura sobre o meio ambiente influenciam cada vez mais a escolha dos consumidores. O que fortalece, por exemplo, a busca por mercadorias de Cadeias de Produção Curtas (CPC).

Saiba mais sobre as CPC e as estratégicas para agregar valor às mercadorias da agroindústria e do campo brasileiro no Blog da Cetro!

De modo geral, de toda a produção de frutas brasileira, cerca de 53% são destinadas às agroindústrias nacionais. Desse núcleo, 29% são voltados à exportação, conforme aponta a pesquisa do IF.Os outros 47% são consumidos in natura e apenas 2% é enviado para exportação.

Em média, a movimentação do mercado internacional de frutas gira em torno de US$ 140 bilhões. Comparativamente, o Brasil responde por apenas 0,6% desse comércio global. Em 2022, foram movimentados cerca de US$ 970 milhões, uma queda de 9% em comparação com as exportações do ano anterior.

Ainda assim, espera-se um crescimento progressivo da busca por frutas tropicais, fenômeno influenciado pelo aumento da população mundial e da conscientização sobre a saúde, como aponta o estudo goiano. Em decorrência dessa realidade, o consumo e o comércio do setor deverão aumentar consideravelmente.

Por isso, o investimento em soluções e embalagens que atendam às necessidades de escoamento, embalo e manipulação de insumos de frutas é um dos pontos que os produtores de todos os estados da Federação precisam se atentar!

Na Cetro, o produtor nacional encontrará o maquinário que atenderá as carências de seu empreendimento! Acesse o Portal Cetro e invista em maquinários como a Seladora de Bandeja CTSM 450! Uma solução amplamente utilizada por empreendedores para preservar o sabor, a aparência e o visual de alimentos por meio de uma vedação hermética e simples.

Embalagens: proteção e segurança para as mais diferentes mercadorias

A importância de embalagens resilientes e capazes de assegurar a proteção das mercadorias fica em evidência ao analisar os dados sobre o desperdício de alimentos ao longo da cadeia produtiva. Segundo o estudo “Embalagens para exportação de frutas: uma abordagem teórica do mercado atual e perspectivas futuras”, aproximadamente um terço das mercadorias produzidas para consumo humano é perdido ou desperdiçado durante a distribuição.

A pesquisa da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) ressalta ainda como o emprego de embalagens inadequadas, principalmente tratando-se de alimentos perecíveis como frutas e hortaliças, é parcialmente responsável pela situação.

Por isso, o investimento em embalagens e máquinas eficientes que ajudam a diminuir o processo de deterioração – como o embalo a vácuo – é importante para o fortalecimento de frutas e outros alimentos perecíveis. Especialmente em um cenário em que a atenção dos consumidores quanto à qualidade e às origens das mercadorias cresce cada vez mais.

Segundo dados da Associação de Promoção de Orgânicos (Organis), por exemplo, nos últimos anos – mesmo com os desafios da pandemia – o número de consumidores de alimentos orgânicos aumentou no Brasil. De modo geral, por todo o país, as pessoas passaram a buscar e a comprar mais produtos livres de agrotóxicos – aponta a pesquisa realizada em parceria com a Brain Inteligência Estratégica e a Unir Orgânicos.

Saiba mais sobre as oportunidades do Mercado de Comidas Orgânicas e conheça as Seladoras Cetro que agregam valor aos diferentes produtos desse crescente segmento!

Nesse contexto, conheça as diversas embalagens da Cetro responsáveis por auxiliar empreendedores e produtores de todas as partes do Brasil! Conte com o apoio dos profissionais especializados da empresa para auxiliá-lo a encontrar a embalagem ideal para suas necessidades!

Mantenha seus alimentos protegidos por muito mais tempo, aumentando sua validade e evite o desperdício! Acompanhe o vídeo abaixo e confira mais informações sobre as inovações no mercado de embalagens!

Embalagens para frutas de acordo com a necessidade produtiva!

O emprego de embalagens inadequadas impacta também o setor econômico no Mercado de Frutas nacional. Segundo pesquisas da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), anualmente, o desperdício de frutas, legumes e verduras gira em torno de 1,8 bilhões de reais.

Nesse contexto, os desafios de acondicionamento e embalo, que visam o aumento do tempo de validade e a proteção dos alimentos, são responsáveis por inúmeros processos de inovação e criação de novos produtos. Exemplo dessa situação é o desenvolvimento de doces de frutas em pasta, com as tradicionais Chimias – iguaria típica da região sul do Brasil.

Esses doces baseiam-se na sazonalidade da oferta de frutas e da antiga necessidade de técnicas de conservação de alimentos, aponta a pesquisa “A Comida da Roça” da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Afinal, era a partir da produção de compotas que as pessoas tinham a oportunidade de aproveitar as frutas por mais tempo.

Saiba como os profissionais de diferentes agroindústrias brasileiras têm otimizado seus processos de embalo com o apoio dos maquinários Cetro!

Direto de Nova Araçá – RS, o agroindustrial Maxiel Luchese encontrou, na Cetro, os equipamentos ideais para facilitar o embalo e otimizar a produtividade das tradicionais Chimias da Casa Luchese!

A busca por novos maquinários levou o empresário ao Showroom e ao Laboratório de Testes da Cetro em Bauru – SP, onde pôde testar e constatar, na prática, o funcionamento da Envasadora de Produtos Pastosos 100-1000 ml.

Compacta e precisa, a Envasadora Cetro se adapta a diversos tipos de empreendimentos, uma vez que sua fácil operação e higienização conseguem otimizar a produtividade de maneira ímpar! Acesse o Portal Cetro e confira as informações técnicas desse maquinário.

Conheça os Maquinários da Agroindústria Frutífera Brasileira!

Uma das importantes atividades agroindustriais do setor alimentício, o processamento de polpa e suco agrega valores econômicos ao mercado ao evitar o desperdício e minimizar as perdas de frutas frescas não processadas, especialmente durante o processo de comercialização, conforme aponta o estudo do IF.

De modo geral, as polpas são o produto alimentar mais básico que pode ser obtido a partir do processamento do produto fresco. Dentre os benefícios e vantagens desse processo está a possibilidade de armazenar a mercadoria a frio por longos períodos. Além disso, as polpas de frutas são utilizadas por diversas indústrias, servindo como matéria-prima para a produção de sucos, doces, sorvetes e outros alimentos.

Outro benefício da industrialização das polpas é a ampliação do consumo de frutas em diferentes regiões que não são de sua origem, sendo algumas, inclusive, bastantes cobiçadas no mercado internacional, segundo a pesquisa acima.

Na jornada de automatização e expansão de sua produção, o empresário Divino Silvano da Polpas do Cerrado conta agora com um equipamento preciso e que aumentará a produtividade de seu empreendimento: a Empacotadora Automática De Líquidos CS500!

Com essa solução ágil e automática, o profissional consegue dosar, selar e cortar as embalagens de suas mercadorias em um único processo. Dessa forma, ele garantirá a praticidade necessária para um empreendimento sempre à procura de melhorias e de contínua competitividade!

Como explica Divino, com esse novo equipamento, a empresa terá a possibilidade de aumentar seu leque de sabores. Acompanhe o vídeo completo sobre a experiência do profissional com a Equipe Cetro e conte, você também, com o apoio das tecnologias e soluções da companhia!

Encontre o equipamento ideal para sua mercadoria!

Outro grande destaque do segmento frutífero brasileiro está na força do Mercado de Sucos nacional. À medida que o consumidor procura cada vez mais por produtos naturais, com apelo saudável e ingredientes funcionais, mais o setor se fortalece – aponta a Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade (InvestSP).

O suco de laranja é a variedade de suco mais popular e consumida no mundo, mas você sabia que, segundo a Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos (CitrusBR), o Brasil é responsável por 79% da produção global dessa bebida?

Além disso, com uma Taxa de Crescimento Anual Composta (CAGR) estipulada em 7,8% para o período de 2021 a 2026 – conforme levantamento de tendências de mercado da Mordor Intelligence – o setor de produção de sucos cresce a partir da priorização de bebidas saudáveis.

Nesse contexto, a Cetro oferece, ao produtor e empreendedor nacional, equipamentos para a facilitação e a otimização das inúmeras etapas de uma linha de produção de bebidas. Seja uma Envasadora de Líquidos ou então uma Rotuladora de Frascos Cilíndricos com Parada CALM F, a Cetro tem o equipamento para suprir suas necessidades!

Em busca de soluções iniciais para o rosqueamento de tampas? Confira os dados técnicos da Rosqueadora Pneumática Cetro, cujo tamanho compacto, praticidade e versatilidade permitem a abertura e fechamento de roscas de maneira ágil!

Ou então, caso necessite de um equipamento robusto, ideal para o trabalho em fluxo contínuo e em linha; teste o modelo CARCM 3000 e aproveite a combinação de torque, precisão e alta produtividade dessa solução Cetro!

O papel do consumidor final e as tendências do mercado

Com novos elementos influenciando o perfil do consumidor, a população está mais informada e consciente, pautando-se na saudabilidade e na diminuição dos impactos ao meio ambiente. Prezando, portanto, por saúde e bem-estar, transparência e segurança nas escolhas dos produtos – explica o estudo goiano.

Nesse sentido, a busca por embalagens de materiais alternativos tem aumentado entre os diferentes setores da indústria – como ressalta a pesquisa da UFSC. De modo geral, produtores de frutas para exportação, por exemplo, têm investido na premiumização de suas mercadorias – priorizando a qualidade em relação à quantidade. Buscando ainda o fortalecimento de cuidados com o pós-colheita e a excelência em todas as etapas de produção.

Por outro lado, a padronização de métodos e práticas da indústria nacional de polpas de frutas mostra a importância da normatização dos processos produtivos para o aumento da qualidade das mercadorias brasileiras nos mercados internacionais, conforme apontam os dados do estudo goiano.

Nessa trajetória de transformação e otimização tecnológica, conte com o apoio da Cetro para facilitar o desenvolvimento e a operação de maquinários para as mais diversas empresas da agroindústria de frutas brasileira. Seja para o início de uma produção de geladinhos ou uma linha de produção customizada, entre em contato com os profissionais da Cetro e amplifique sua capacidade produtiva!


Acompanhe em nossos canais de comunicação as matérias, entrevistas e produções do Blog Cetro. Elas são feitas para ajudar você e sua empresa a evoluir!

tt ads

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *