Acesse a Loja

Otimize seu negócio, agregue valor às mercadorias e facilite os processos produtivos ao inovar estrategicamente.

Destacar-se no mercado, reduzir custos produtivos e fortalecer sua marca são apenas algumas das vantagens que motivam um empreendedor a apostar em investimentos bem planejados. Inove com estratégia!

Adaptar-se ao mercado rapidamente de acordo com o gosto dos consumidores é uma das vantagens que micro, pequenas e médias empresas (MPEs) aproveitam quando se trata de processos inovadores, voltados a competição produtiva, conforme explica a pesquisa, “Eficácia dos Ajustes Estratégicos em um Mercado Competitivo: Foco Em Pequenas Empresas em um País Emergente” (RAE).

O estudo destaca ainda como esses empreendimentos têm um potencial de alcançar um desempenho superior ao de grandes companhias. Além disso, o artigo aponta que quando a competição no mercado se dá de maneira intensa, os ajustes estratégicos prospectores – ou seja, aqueles que fomentam a adoção de novos sistemas e tecnologias – levam pequenas empresas a alcançarem um desempenho superior.

Esses dados ganham destaque ao considerar que a maioria dos empreendimentos pertence ao nicho de MPEs no Brasil. Realizada em 2022, a pesquisa “Quem Compra do Pequeno”, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), indicou que 45% dos consumidores que adquirem mercadorias de pequenos negócios pretendem comprar 45% a mais em 2023 em relação ao ano anterior.

Neste cenário, é necessário agarrar as oportunidades a disposição do empreendedor para inovar com estratégia e aproveitar as brechas da ocasião – seja com a inovação dos processos internos, a redução de custos de produção ou então apresentando uma mercadoria de maior qualidade aos consumidores.

Nesta matéria, confira algumas estratégias e táticas de inovação e encontre a máquina capaz de facilitar e melhorar sua produtividade!

Conheça diferentes táticas e estratégias de inovação!

Ainda que as MPEs aparentem ter uma maior vulnerabilidade quanto ao impacto da concorrência devido à falta de recursos financeiros e tecnológicos, o artigo da Revista de Administração de Empresas (RAE) da Fundação Getúlio Vargas aponta como há diversas vantagens nessa escala produtiva em comparação às grandes corporações.

Dentre as conveniências de empresas de pequeno porte está, por exemplo, uma maior flexibilidade e um relacionamento de proximidade com os clientes. Neste contexto, para que um empreendedor inove com estratégia, é preciso encontrar a tática ideal para seu negócio. Dentre os caminhos disponíveis, especialistas designam as seguintes possibilidades:

ProspectorasBusca redefinir o mercado por meio da adoção de novos sistemas e tecnologias.
DefensivasMelhoria da eficiência para proteger a participação da empresa no mercado.
AnalistasTrabalha simultaneamente pela  manutenção e expansão da participação da empresa no mercado (Híbrido entre a Prospectora e a Defensiva)
ReativasPresente quando a empresa não adota uma estratégia específica e por isso não demonstra padrões consistentes de adaptação.
Fonte: Eficácia dos Ajustes Estratégicos em um Mercado Competitivo: Foco em Pequenas Empresas em um País Emergente – Revista de Administração de Empresas (RAE – FGV) v. 62 n. 6 (2022)

Escolher a estratégia para uma jornada de transformação tecnológica ideal para uma empresa é um passo de extrema importância, uma vez que, como explica o Doutor em Economia Aplicada, Quang-Huy Ngo: “O papel crucial da orientação estratégica é levar as empresas a alcançarem um desempenho superior”.

Em meio às táticas escolhidas para fortalecer um empreendimento, encontrar empresas parceiras para fornecer os serviços e as soluções necessárias para atender as demandas internas é um passo de extrema importância.

Quer saber mais sobre as MPEs e o compromisso da Cetro com os empreendimentos brasileiros? Acesse nossas matérias e entenda a importância das pequenas empresas para a economia nacional!

Quando se trata de maquinários, a situação é central, afinal, o equipamento correto pode aumentar a produtividade, agregar valor à mercadoria, reduzir gastos ocultos e trazer inúmeros benefícios!

Na Cetro, empreendedores de todo o país encontram equipamentos capazes de otimizar as mais diversas linhas de produção do mercado nacional. Desde maquinários para o início da profissionalização de um empreendimento, como a Envasadora de Líquidos 1-3500 ml e a Seladora Manual de Plástico com Suporte para Geladinho PFS 200, ideais para a produção de geladinhos.

Ou então, equipamentos próprios para a cozinha de restaurantes e empreendimentos da alimentação fora do lar, como o Processador de Alimentos em Inox e a linha de Fritadeiras Profissionais da Cetro.

Confira o Portal Cetro e encontre a máquina que fortalecerá sua produtividade!

A melhoria na prática: Economia e Eliminação de custos desnecessários 

Inovações possibilitam que empresas fiquem à frente da concorrência, oferecida por novos empreendimentos no mercado, e de empresas tecnologicamente atrasadas – segundo Quang-Huy Ngo. Além disso, como apontado na pesquisa, o contato com a inovação aumenta a probabilidade de que a organização permaneça à procura de inovações.

Dentre as medidas para o fortalecimento de uma empresa, por exemplo, há táticas voltadas para a melhoria da eficiência operacional e o trabalho com custos mais baixos de produção. Quer saber como isso é possível?

Confira a explicação de Josefher Rodrigues, Executivo de Vendas da Cetro e saiba como um cliente da companhia conseguirá economizar quase um milhão e oitocentos mil reais com o investimento em apenas um equipamento!

Aproveite os benefícios de um ecossistema de transformação!

Conforme apontado na pesquisa da RAE, de pequenas empresas no Vietnã até empresas de varejo estadunidenses, a escolha de estratégias e táticas proativas, que buscam incorporação de novos maquinários, tecnologias e sistemas, beneficiam pequenos empreendimentos.

Por isso, é preciso observar a realidade das MPEs brasileiras, fortalecendo estratégias competitivas e inovadoras. Afinal, elas correspondem, hoje, a 98% dos negócios nacionais, segundo dados do Ministério da Economia.

Para ter uma ideia das táticas adotadas pelo mercado, na América Latina, cerca de 50% do faturamento de empresas varejistas provém de mercadorias vendidas em regime de promoção, segundo dados do estudo “Estratégias de Preço Promocional no Varejo Brasileiro para Incentivo de Vendas” da FGV.

A otimização tecnológica está disponível a todos os nichos e escalas de produção, seja um empreendimento desenvolvido na cozinha de casa ou então uma produção em larga escala. Confira o vídeo abaixo e veja na prática como as soluções Cetro transformam os negócios nacionais!

Conhecido por diferentes nomes por todo o Brasil, seja como geladinho, sacolé, chupe-chupe ou mesmo o nordestino dim-dim, ao longo da Federação, empreendedores dessa iguaria nacional contam com equipamentos para facilitar e otimizar sua produção!

Em Belo Horizonte, Natália Julião visitou a unidade mineira da Cetro para testar e adquirir uma Seladora Automática para transformar seu negócio de Chup Chup Gourmet! Segundo a empreendedora, a solução adquirida a ajudará a embalar mais produtos por hora, aumentando, assim, a sua produção.

Além disso, a empresária destaca a importância da possibilidade de colocar as validades e demais informações obrigatórias em sua mercadoria. A solução irá também melhorar a apresentação dos produtos, “que vai ficar ótima para o cliente”, finaliza Natália.

Do Maquinário Inicial a Customização Produtiva  

Os maquinários Cetro são capazes de agregar valor, otimizar a produtividade e eliminar diversos custos ocultos em linhas produtivas dos mais diversos nichos econômicos. Dentre os benefícios dessa jornada de transformação tecnológica está a facilitação da realocação de recursos humanos, uma vez que maquinários automatizados diminuem a quantidade de profissionais necessários para uma operação.

Uma solução automatizada é capaz, também, de aprimorar a segurança e a integridade de recursos, já que diminui os pontos de contato entre pessoas e insumos. Reduzindo o risco de possíveis contaminações pelo contato manual e possibilitando a otimização de diversos setores, como o alimentício, o fármaco e o de cosméticos.

O desenvolvimento e a oferta de maquinários especializados para as necessidades dos empreendedores nacionais é fruto do que especialistas chamam de “Ecossistema de Inovação”. Processo caracterizado por parcerias entre empresas e instituições (universidades, laboratórios, centros de pesquisa etc.) visando o fomento e a inovação através de projetos que facilitam a execução das estratégias de valor compartilhadas.

Como explica a pesquisa “A criação de valor compartilhado com base em um ecossistema de inovação”, muitas vezes, as aproximações são necessárias visando a complementaridade de habilidades e conhecimentos dos atores envolvidos.

Por isso, além das máquinas já disponíveis no catálogo Cetro, empreendedores dos mais diversos núcleos de produção podem contar com o apoio dos profissionais Cetro para desenvolverem projetos customizados as suas necessidades!

Durante a pandemia e a consequente Crise de Insumos, por exemplo, a Cetro assistiu diversos empreendimentos do mercado de fármacos que necessitavam de equipamentos para trabalhar com embalagens conta-gotas.

Quer saber mais? Confira como as soluções estratégicas da Indústria de Fármacos Brasileira auxiliaram o mercado a crescer 12% em 2022!

Dentre as soluções especializadas para o setor de fármacos está a Rotuladora de Frascos Cilíndricos com Parada CALM F, ideal para a jornada de inovação. Com este equipamento, empreendedores podem contar com o vigor e a durabilidade que toda máquina industrial precisa ter.

Proporcionando a melhoria: customização conforme a demanda!

No interior paulista, um projeto de melhorias de uma linha produtiva de cosméticos é um bom exemplo do potencial de otimização de produtividade e inovação que um maquinário especializado pode prover a uma empresa.

A Trevo Soluções Cosméticas convidou os profissionais da Cetro a sua unidade em Santa Barbara D’Oeste para auxiliar em sua nova jornada tecnológica. Como explica Sérgio Carlos Gonçalves, Vice-presidente do Grupo BSF, da qual a Trevo faz parte, a empresa acredita na possibilidade de expansão dos negócios, na melhoria da qualidade dos processos e no aumento de sua produtividade.

Por isso, a visita da Cetro à fábrica serviu como base para desenvolver projetos e equipamentos com o que há de mais moderno em termos de tecnologia e produtividade, afirma o também Presidente do Conselho Tecnológico e Científico da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC).

Dentre as necessidades da Trevo está o desenvolvimento de maquinários capazes de lidar com os diferentes estados dos insumos manipulados pela empresa, especialmente os líquidos e os pastosos. A flexibilidade da manipulação, ou seja, trabalhar com o maior número de produtos nos mesmos equipamentos faz com que a empresa ganhe margem para competir em outros segmentos e mercados, conforme explica Gonçalves.

Ficou interessado? Confira o vídeo abaixo sobre a visita completa à Trevo Soluções Cosméticas!  E como coloca Luiz Arão, Engenheiro da Cetro, se você tem uma necessidade e não consegue enxergar como resolvê-la, entre em contato com a Cetro: “a gente pode ir até a sua empresa, fazer um desenho, um projeto e entregar uma solução para você”.


Acompanhe em nossos canais de comunicação as matérias, entrevistas e produções do Blog Cetro. Elas são feitas para ajudar você e sua empresa a evoluir!

tt ads

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *