Acesse a Loja

Conheça os benefícios e as otimizações dos maquinários Cetro para a Indústria de Fármacos nacional!

Com um crescimento exponencial de 12% no faturamento do setor no último ano, segundo a pesquisa realizada pela IQVIA Brasil; o início de 2023 traz altas expectativas para a Indústria de Fármacos brasileira.

O avanço no setor foi instigado especialmente por projetos de aceleração e expansão de marcas nacionais, que movimentam o maior mercado farmacêutico da América Latina. Neste cenário de crescimento e inovação, conheça os maquinários e soluções que auxiliarão seu negócio a aproveitar a alta do mercado!

De acordo com a expectativa do Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo (SINDUSFARMA), em 2023, espera-se um crescimento de, no mínimo, 10%. O que fomentará a geração de empregos, o investimento em inovação e tecnologia, e o avanço do país em uma área estratégica de soberania nacional.

A Indústria de Fármacos é destaque nacional em inovação, registrando uma taxa de crescimento anual de investimento em Tecnologia e Desenvolvimento de 9%. Dessa maneira, o setor conquista a 8ª posição no ranking de pesquisa e desenvolvimento em comparação aos demais segmentos da Indústria de Transformação Brasileiro, conforme dados do Guia Intrafermarma 2022.

Neste contexto, aproveite as máquinas Cetro e encontre equipamentos capazes de auxiliar sua empresa na jornada de otimização! Aumente sua produtividade atendendo as necessidades dos mais diversos pontos da cadeia produtiva. Seja no processo de embalo, selagem, envase e muito mais, encontre as soluções ideais para seu negócio!

Dados Gerais do Setor

A pandemia de Covid-19 transformou o mundo e as tendências de consumo globais, na Indústria de Fármacos a situação não foi diferente. Conforme explica Daniel Marchiori, Presidente do Sindicato Patronal de Farmácias do Espírito Santo (SINCOFAES), uma das principais mudanças foi a preferência do consumidor por compras online ou via telefone.

De acordo com a entidade, as vendas online no período ofereceram “uma grande oportunidade para o setor”, uma vez que passaram de 2,5% – média anterior à crise sanitária – para 7,9%. Outro ponto de destaque foi a rápida adaptação a novos formatos de embalagem e composição nos últimos anos, motivada pela alta no preço ou pela Crise de Insumos.

No Brasil, uma das principais adequações da Indústria de Fármacos esteve na migração para embalagens conta-gotas, motivada pela alta no valor de outros formatos de embalagens que chegou a 123%, segundo dados do Instituo de Ciência, Tecnologia e Qualidade.

Na Cetro, o compromisso em apoiar e facilitar os processos produtivos das mais diversas indústrias nacionais move toda a equipe. Por isso, para além de maquinários específicos capazes de trabalhar com conta-gotas, como a Rotuladoras de Frascos Cilíndricos, a empresa dispõe de profissionais capazes de desenvolver projetos únicos para cada necessidade.

Soluções das linhas de Rotuladoras e Envasadoras Cetro, por exemplo, são adaptadas às urgências e exigências do mercado. O objetivo é fomentar a otimização e a produtividade de empresas dos mais diversos tamanhos e focos.

Fortalecimento Nacional

De maneira geral, as pesquisas apontam uma positividade quanto a situação da Indústria de Fármacos em 2023, seja na média nacional ou em produções estaduais. No Espírito Santo, por exemplo, a SINCOFAES prevê um crescimento de até 16% para o setor.

Já dados do relatório Benchmarking de Expectativas da Indústria Farmacêutica 2022–2023 da SINDUSFARMA apontam um otimismo para novos e contínuos investimentos no segmento. Conforme a pesquisa, cerca de 68% dos entrevistados do setor irão ampliar seu investimento em Marketing em 2023.

Quer saber mais? Entenda como a implementação de Processos de Inovação auxilia no aumento de produtividade e redução de custos!

Inovações em Marketing englobam transformações voltadas especialmente para as necessidades dos clientes, de acordo com o Manual de Oslo. Entre os processos desse segmento de inovação está, por exemplo, a aposta em melhorias de embalagem e design. Fatores que auxiliam, por meio do investimento em novos maquinários e soluções, a otimização de toda a cadeia produtiva.

Investir em uma Encapsuladora no processo de automação, por exemplo, consequentemente, auxiliará na redução de falhas humanas, desperdício de insumos e gastos operacionais desnecessários ou ocultos.

Confira a jornada de atendimento da Evomel, do Grupo NippoNutri, e constate na prática como uma Encapsuladora Automática pode aumentar a produção de cápsulas!

“Em 25 anos de indústria, já tivemos várias experiências, conhecemos muitas indústrias e confesso que estou impressionado com tanta tecnologia e com tanta inovação, com tantas opções de máquinas. Então, estou aqui para recomendar para você que ainda não conhece a Cetro Máquinas, vem para cá e vem conhecer!” Evódio de Souza, Evomel.

Apoio Tecnológico Cetro

Ainda que o cenário de investimento esteja se transformando, inúmeros desafios ainda permeiam a realidade do maior mercado farmacêutico da América Latina. Pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos apontam, por exemplo, como o baixo poder de inovação da Indústria de Fármacos nacional está justamente na falta de investimentos em ciência e tecnologia.

De acordo com o artigo “Inovação tecnológica na indústria farmacêutica: diferenças entre a Europa, os EUA e os países farmaemergentes”, são justamente esses setores que poderiam conferir à indústria brasileira um real diferencial competitivo.

O atual presidente da Confederação Nacional da Indústria, Robson de Andrade, reforça a importância do processo de inovação nacional. Para o profissional, o desenvolvimento do país e o avanço para o mercado internacional virá por meio do investimento em Ciência, Tecnologia e Inovação.

“O crescimento sustentável e a superação da crise agravada pela pandemia de Covid-19 passam pela via da inovação. Uma estratégia nacional ambiciosa, que priorize o desenvolvimento científico, tecnológico e a inovação para o fortalecimento da indústria, tornará a economia mais dinâmica, promovendo maior equidade e bem-estar social”, declarou Andrade em entrevista à Agência de Notícias da Indústria.

Há uma década, a Cetro reforça seu compromisso com a otimização do sistema de negócios brasileiro. A empresa vem desenvolvendo e customizando inúmeros maquinários capazes de facilitar o trabalho e o crescimento de empresas dos mais diversos nichos e escalas.

Faça como os empreendedores da Farmácia Zanqui de Pederneiras que, após uma seção de testes no Showroom da matriz da Cetro em Bauru – SP, encontraram na Encapsuladora Semiautomática Horizontal o maquinário ideal para suas necessidades!


Acompanhe em nossos canais de comunicação as matérias, entrevistas e produções do Blog Cetro. Elas são feitas para ajudar você e sua empresa a evoluir!

tt ads

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *