Acesse a Loja

Conheça as distinções entre ESG e Sustentabilidade Empresarial e seus impactos no valor agregado de um negócio!

Nos últimos anos, as mudanças instigadas pela pandemia de Covid-19 aceleraram o processo de adesão a transformação tecnológica e organizacional no mundo empresarial. Este cenário engloba tanto a adesão às táticas de Governança Ambiental, Social e Corporativa (ESG)quanto as ações de Sustentabilidade Empresarial (SE), visando a construção de estratégias a longo prazo.

A cada ano mais empresas começam a assumir a responsabilidade por seus impactos no mundo. Como explica o artigo “Sustentabilidade empresarial e ESG: uma distinção imperativa”, a sociedade em geral incorporou as preocupações com questões ambientais e sociais, que possam afetar as gerações futuras.

Agora, a agenda da sustentabilidade, discutida há décadas, se torna mais uma parte integrante dos negócios em todos os segmentos, conforme aponta Fábio Silva.Segundo o pesquisador da Universidade de São Paulo (USP), cada processo possui seus próprios objetivos e características, apresentando uma série de particularidades quando aplicados às organizações.

E você, o que tem feito para otimizar seu negócio e agregar valor a sua cadeia produtiva? Conheça, nesta matéria da Cetro, as diferenças entre as táticas de ESG e a Sustentabilidade Empresarial aplicada aos negócios dos mais diversos tipos, escalas e segmentos produtivos. Saiba como ações práticas podem preparar o seu negócio para os desafios do mercado nas próximas décadas.

A ESG e a Sustentabilidade Empresarial

Um fato no mundo produtivo é que todo negócio está relacionado às questões ambientais, sociais e de governança, ou seja, à ESG. Conforme explica o estudo da USP, o termo apenas se ajustou como uma pauta obrigatória das discussões empresariais, identificando questões cruciais, não apenas para as empresas, mas para toda sociedade.

Já do outro lado, a Sustentabilidade Empresarial refere-se, de maneira ampla, ao desenvolvimento sustentável no ponto de vista dos negócios. Segundo a pesquisa “Designing a General Set of Sustainability Indicators at the Corporate Level”, o termo abrange tanto os resultados econômicos quanto os esforços sociais e ambientais de uma empresa para reduzir seu impacto.

Cerca de 78% dos consumidores são influenciados pelas práticas ambientais e de sustentabilidade de uma empresa.

Fonte: Pesquisa “State of the Connected Customer 2022”, Salesforce.

Dentre os efeitos da pandemia de Covid-19 está a expansão da consciência sobre a importância dos conceitos de ESG e SE de maneira global, trazendo à tona os benefícios das táticas e culturas organizacionais. O estudo de Silva apontou, por exemplo, que organizações que já possuíam a SE como norte de suas estratégias e processos de gestão se saíram melhor no enfrentamento da crise.

O contínuo monitoramento provido por empresas que se norteiam pela SE em seus relacionamentos nas diversas esferas de interação foi a base dessa vantagem competitiva. Visto que, em um momento inesperado de crise, as empresas puderam reagir com maior rapidez e eficácia.

Conforme explica Fábio Silva, a SE deve guiar uma organização baseada na lógica do “fazer o certo, por que é o correto a se fazer”. Para isso é necessária a construção de uma identidade e cultura organizacional, cuja estrutura, gestão, estratégia e tomadas de decisões sejam baseadas em valores da SE.

A ESG, nesse contexto, é caracterizada pelas medidas capazes de mensurar e divulgar a estratégia implementada com base na sustentabilidade, através da análise de dados, impactos ambientais, sociais e de governança de um empresa, seja interna ou externamente.

Iniciando a Produtividade Consciente

A organização de um ambiente de trabalho mais seguro, a eliminação de desperdício de insumos e matérias-primas, a otimização de cadeias logísticas e a entrega de embalagens eficientes são apenas algumas das vantagens que a transformação tecnológica e o apoio de maquinários desenvolvidos para suprir as necessidades dos negócios podem trazer para uma empresa. Unidos às táticas de ESG e de Sustentabilidade Empresarial, tais benefícios servem como base para o crescimento e fortalecimento de empreendimentos dos mais diversos segmentos produtivos.

Seja com máquinas iniciais, ideais para o começar um empreendimento, ou então para a criação ou expansão de uma linha de produção, encontre o maquinário capaz de atender às necessidades do seu negócio!

Confira alguns dos maquinários da Cetro capazes de auxiliar na produtividade de seu negócio, seja com a redução de desperdícios ou a produção inteligente e automatizada! Para quem está começando um empreendimento e está em busca da profissionalização e otimização, a Seladora a Vácuo Portátil Minivac da Cetro é um equipamento ideal!

Se você está em busca de um desenvolvimento sustentável de seu negócio, a Minivac auxilia na diminuição cotidiana do desperdício de alimentos e outros insumos. Permitindo embalar alimentos e outros itens de maneira profissional, essa solução possibilita uma alta qualidade na sua selagem fácil e prática.

Para Cristiane Marinho, um dos diferenciais da Minivac, além de ser um maquinário prático e portátil, é a utilização da embalagem gofrada, um modelo perfeito para a selagem a vácuo. Além disso, segundo a empreendedora mineira, o cortador acoplado ao equipamento possibilita que ela escolha os tamanhos para embalar seus alimentos.

Em Belo Horizonte, no Showroom da Cetro, Cristiane pôde testar os mais diversos equipamentos para encontrar àquele que atenda as suas necessidades! Além da selagem em embalagens gofradas, a Minivac da Cetro acompanha um kit de mangueira, que permite remover o ar de diferentes recipientes de armazenamento. Quer saber mais? Confira o vídeo abaixo!

Saiba como a Minivac auxiliou Cristiane Marinho a evitar o desperdício em sua empresa, prevenindo a perda e a contaminação de alimentos e, assim, aumentando a durabilidade de seus produtos!

Agregação De Valor E Responsabilidade Empresarial

“Empresas financeiramente viáveis, ambientalmente responsáveis e socialmente justas” — a classificação, feita em 1994 pelo consultor empresarial John Elkington, foi uma das principais responsáveis pela Sustentabilidade Empresarial ganhar tração no mercado. A partir das publicações, a conceituação da SE tornou-se mais clara para o mercado, uma vez que engloba propostas para as empresas concentrarem suas ações e objetivos.

Mais de duas décadas após a conceituação de Elkington, pesquisadores apontam a importância da participação de empresas na resolução dos desafios globais, sejam eles de origem social, ambiental ou econômica. Conforme aponta o artigo de Fábio Silva, publicado na Revista de Gestão e Secretariado (GeSec), é possível criar valor social e econômico simultaneamente, um modelo de negócios que os pesquisadores Michael Porter e Mark Kramer cunharam como valor compartilhado. Ou seja, àquele em que o valor e a inovação geradas por uma companhia transformam a sociedade e as comunidades ligadas à empresa.

Confira algumas diferenças nas transformações empresariais na tabela “Sustentabilidade Empresarial e ESG aplicado a Gestão e Estratégia”:

Gestão e EstratégiaSustentabilidade EmpresarialESG
EscopoÉ um termo abrangente, que guia as empresas para “fazer melhor, fazer o que é o corretoDestaca questões específicas e cruciais para os executivos e investidores
EstratégiaDeve ser integrada à estratégia empresarialFornece dados para tomada de decisão da estratégia
RiscosRiscos socioambientais e econômicosIdentifica os riscos materiais para a organização
FocoFoca na causa e na origem dos temas materiaisFoca no resultado e medições dos temas materiais
Motivação“Fazer o que é certo, porque é o correto”Fazer o que é medido/gerenciado
ResponsabilidadeCria responsabilidades e valores dentro da empresaTenta medir valores e responsabilidade existentes

Inovação De Processos

Conheça a linha de maquinários automáticos da Cetro que auxiliarão na otimização e produtividade de sua empresa! Soluções eficientes e inteligentes que assistem aos empreendimentos dos mais diversos segmentos a terem em mãos os seus dados produtivos.

Fotografias do equipamento capaz de auxiliar na redução de desperdícios de empresas – em união às táticas de ESG e à Sustentabilidade Empresarial.
Equipada com um sistema operacional de alto desempenho e fácil configuração, essa solução consegue otimizar sua linha de produção, reduzindo desperdícios e facilitando processos de maneira inteligente. (Créditos: Comunicação/CETRO)

De 900 saches por dia para 900 por hora, com diminuição direta do desperdício de insumos e matérias-primas; confira o projeto completo desenvolvido pela Cetro para o tradicional empreendimento londrinense, Zé Lanches! Projetado especialmente para as necessidades da lanchonete, o maquinário combina as operações de uma Envasadora de Pastosos, uma Empacotadora e um Datador Cetro.

A solução eliminou a principal dor apresentada pela equipe Zé Lanches: a perda contínua da sua tradicional maionese de alho. Agora, assistidos pelo novo maquinário Cetro, o empreendimento eliminará custos e desperdícios desnecessários, envasando toda sua matéria-prima com precisão através de um sistema inteligente, operado por apenas um colaborador.

Invista na Conquista Da Produtividade

Está em busca de mais agilidade e inteligência para os processos produtivos com insumos em pós? A Dosadora Automática para Pós de Bancada com Esteira FLG 1000 TC da Cetro leva ao seu negócio a redução de desperdícios e a praticidade de uma operação com o apoio do que há de mais moderno no mercado.

Com uma esteira inteligente, essa Dosadora Cetro opera por meio de sensores eletrônicos que identificam a entrada e a saída de recipientes, facilitando, assim, a dosagem precisa dos mais variados produtos.

Além da eliminação de desperdícios, essa solução traz mais agilidade ao cotidiano das linhas de produção por meio de processos automatizados. As regulagens são feitas por um painel digital touch screen de maneira prática e com rapidez, sem que seja necessário interromper a produção.

Produtiva e eficiente, a Dosadora Automática para Pós de Bancada com Esteira FLG 1000 TC da Cetro consegue trabalhar em conjunto a inúmeras máquinas, facilitando, assim, a otimização continua das mais diversas empresas brasileiras. Entre Abastecedoras para Pós, Rosqueadoras de Bancadas, Fechadoras de Caixas e tantas outras soluções, customize sua linha de produção conforme as necessidades de seu negócio.

Afinal, além de economizar tempo, linhas de produção inteligentes fomentama alta produtividade e lucratividade. Além de fortalecer, a longo prazo, o crescimento, a qualidade e o valor agregado de uma empresa.

 Informação e Transformação Tecnológica

A utilização de métodos energéticos renováveis é um exemplo dos processos de transformação do século XXI que unem a lógica da sustentabilidade estratégica à produção de lastros informacionais. Visto que auxiliam no processo de otimização econômica de um negócio  com o favorecimento das matrizes renováveis, como a energia eólica e os processos comerciais internacionais.

Nesse ponto, o estudo “A sustentabilidade como valor agregado na relação Brasil-China” apresenta a importância do mercado brasileiro na área de transição energética. Como apontam os especialistas, para além de ser uma fonte de recursos e matérias-primas para a energia solar e eólica, o Brasil é também uma referência em combustíveis bioenergéticos, como o etanol.

A combinação dessas características favorece a longo prazo o posicionamento brasileiro no mercado internacional, especialmente com a China, o principal parceiro comercial do país no momento. O desenvolvimento de uma estratégia empresarial sustentável beneficia as relações comerciais sino-brasileiras, gerando valor agregado aos produtos, segundo os especialistas,  além de focar em melhorias e retornos econômicos, em busca de uma maior eficiência nos processos de cooperação comercial.

Automatização e Transformação com a Cetro!

De maneira geral, especialistas apontam a necessidade de integrar a sustentabilidade à cultura de uma empresa, transformando planos, métodos e a própria cultura de se “fazer negócios”. Esse avanço na responsabilização empresarial é também uma reflexão dos impactos econômicos de políticas e práticas ambientais e sociais, ligadas ao mercado privado.

Como demonstrado acima, as táticas de mensuração ESG e a Sustentabilidade Empresarial, ainda que não inéditas, essas formas de olhar e operar o mercado global foram reforçadas após a pandemia de Covid-19. Basta aos empreendedores e empresários brasileiros abraçaram o processo e a oportunidade para crescer de maneira consciente e produtiva.

A automatização e transformação das linhas produtivas facilita parte do processo de profissionalização e mensuração de estratégias de sustentabilidade. Com isso em mente, invista no equipamento ideal para as necessidades de seu negócio com as diferentes linhas de maquinários da Cetro. Otimize sua produtividade e agarre essa oportunidade!


Acompanhe em nossos canais de comunicação as matérias, entrevistas e produções do Blog Cetro. Elas são feitas para ajudar você e sua empresa a evoluir!

tt ads

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *