A sustentabilidade na indústria de alimentos é um assunto bastante comentado. A consciência para um mundo melhor já virou tendência entre os consumidores, que estão cada vez mais engajados e interessados em marcas que apresentem os mesmos valores que eles.
Vamos descobrir como ser uma empresa que colabora para um ambiente mais sustentável? Confira no artigo abaixo!
Como praticar a sustentabilidade na indústria de alimentos?
A sustentabilidade na indústria de alimentos vai muito além de questões que envolvem a reciclagem de embalagens, por exemplo. As preocupações englobam também a saúde e segurança do consumidor, mão de obra de funcionários, sanidade animal, rotulagem de produtos, entre outros.
Por ter contato direto com a saúde do consumidor, os alimentos devem ser realizados com a máxima higiene.
Para você saber se faz parte da indústria de alimentos, podemos classificá-las aquelas que:
- preparam alimentos frescos, incluindo abatedouros e empresas que selecionam e embalam vegetais;
- transformam alimentos frescos em produtos com maior tempo de prateleira;
- fabricam produtos que servem para preparar alimentos, como moagem ou sal de cozinha;
- fabricam alimentos prontos para consumo, como os congelados e as churrascarias.
Em uma pesquisa de mercado realizada pela Opinion Box, em 2017, a empresa levantou sobre a percepção dos consumidores brasileiros a sustentabilidade e engajamento social das empresas. Os dados mostram que as pessoas estão cada vez mais ligadas à postura das marcas em relação às práticas sustentáveis:
- 42% dos entrevistados se preocupam muito com práticas sustentáveis;
- 54% sempre ou com frequência preferem marcas famosas por cuidarem do meio ambiente;
- 65% deixam de comprar produtos de uma empresa que polui o ambiente.
Para ser uma empresa que ajuda na sustentabilidade na indústria de alimentos, não deixe de seguir as dicas abaixo:
Atente-se aos certificados de sustentabilidade na indústria de alimentos
Comumente, empresas que acreditam na sustentabilidade estampam em suas embalagens alguns certificados. Verifique se a sua possui selos do IBD, Imaflora no Brasil, Ecocert e Produto Orgânico.
Descubra o que é preciso evitar
Alguns produtos contêm elementos que são nocivos tanto à saúde quanto ao solo, rios e mares. Não deixe de indicar em suas embalagens a composição de todos os alimentos.
Opte por embalagens sustentáveis
O artigo 08 da Lei 9782/99, atribuiu à ANVISA a responsabilidade de regulamentar, controlar e fiscalizar o uso das embalagens alimentícias. São diversas informações específicas que devem ser expostas em cada um dos alimentos industrializados.
Entretanto, alguns produtos, como é o caso dos gordurosos, apresentam impasses quanto à utilização de embalagens sustentáveis, pois requerem grande quantidade de água e de detergentes no processo de esterilização.
Existem muitas opções disponíveis no mercado que devem ser consideradas na hora da escolha da embalagem ideal do seu produto. Uma boa alternativa é adquirir as que são biodegradáveis e compostáveis.
Gostou de saber como praticar a sustentabilidade na indústria de alimentos? Para mais assuntos assim, não deixe de acompanhar o blog da Cetro Máquinas! Aproveite que está na nossa página e leia também sobre os melhores tipos de embalagens plásticas para o setor alimentício.