Acesse a Loja

Que existem diversos tipos de embalagens para alimentos você já sabe. Mas qual embalagem escolher?

As embalagens podem ser de plástico, vidro, isopor  e até alumínio. Sua escolha dependerá de vários fatores, como a necessidade de armazenamento e proteção do produto. Além disso, a decisão de como embalar o alimento pode determinar até mesmo seu tempo de vida útil, fazendo com que a duração seja maior ou menor na prateleira.

Confira o artigo abaixo!

Importância das embalagens

Mais do que um simples invólucro, a importância da embalagem é perceber que ela desempenha um papel de destaque na proteção e conservação dos alimentos. Afinal, os protegem contra adversidades que podem reduzir a sua vida útil. Por isso, as embalagens são desenvolvidas para manter a integridade dos alimentos.

Quando você está fazendo compras e vai escolher um produto nas prateleiras, você prefere levar a embalagem em perfeito estado ou a que tem algum amassado?  Mesmo que o conteúdo dentro de ambas seja o mesmo, optamos pela que está em perfeito estado. Então por que levamos a que não está danificada?

Acontece que os consumidores tendem a comprar o que é esteticamente agradável, apesar de saber que o conteúdo é o mesmo.

Leia mais: Benefícios do ATM na conservação de alimentos

Como escolher a embalagem ideal?

Cada classe de alimentos tem suas especificidades e pede formas diferentes de armazenamento.

Para escolher quais tipos de embalagem são mais adequados para determinado produto, você deve levar em consideração alguns aspectos, como:

  • Textura e umidade do alimento;
  • Capacidade de preservação da embalagem, considerando a temperatura no interior do produto;
  • Se de barreira contra a luz, ar, odores, umidade ou gordura;
  • Fragilidade (se quebra ou amassa com facilidade, por exemplo);
  • Risco de perfuração da embalagem.

Leia mais: 3 máquinas de embalagem para pequenos produtores

Conheça os tipos de embalagem

Visto que a embalagem serve para proteger não só fisicamente a mercadoria, como também suas propriedades, escolher o tipo correto é essencial para prolongar a vida útil e manter a qualidade. Abaixo você confere os tipos de embalagem mais comuns:

Embalagem de vidro

Uma excelente opção que permite a exposição do conteúdo e muito utilizada em produtos líquidos e pastosos. No caso dos produtos em conserva, molhos e temperos, essas embalagens contribuem para a valorização do produto.

O vidro é impermeável, assim, quando bem vedadas, apresentam grande capacidade de preservação, evitando que odores e umidade afetem o alimento.

A escolha dessa embalagem para proteger alimentos ocorre em função da sua durabilidade e resistência. Dessa forma, é possível manter alimentos isolados contra elementos externos que podem oxidar ou danificar o produto.

Outra vantagem do vidro é o fato de ser reciclável, tornando o material uma opção sustentável para as empresas. Além disso, os consumidores podem reaproveitar as embalagens de vidro para outras finalidades.

Datador Inkjet Line 1

Embalagem de alumínio

O alumínio é a opção mais indicada para embalar produtos perecíveis e sensíveis à luz.

Devido ao fato de serem leves e duráveis, as embalagens de alumínio são utilizadas para embalar alimentos que precisam ser transportados por longas distâncias ou que ficam longos períodos em exposição nas prateleiras dos supermercados.

Além disso, sua utilização vai desde as latinhas de bebidas até alimentos em conserva.

Entre as principais vantagens dessa embalagem, podemos ressaltar:

  • Durabilidade
  • Resistência
  • Maleabilidade
  • Capacidade de conservação

Seladora de Indução Manual

Embalagem plástica

As embalagens plásticas transformaram diversos mercados e o alimentício foi um deles. Muito utilizadas e adaptadas a diversos produtos, são ótimas alternativas para quem busca facilitação logística.

Além da fácil adaptação a diferentes produtos, podem ser criadas em formatos como sacos, caixas, garrafas, tubos e entre outros. O material é extremamente maleável, podendo ter a sua densidade alterada na fabricação.

O baixo custo de produção e a flexibilidade quanto à adaptação são as principais vantagens. A desvantagem é que o alimento pode ter o sabor modificado em razão do contato com o material. Desta forma é necessário avaliar cada caso antes de definir se o plástico é a melhor opção de produto.

Mas, outro fator importante é o plástico ser desenvolvido em diferentes cores e formatos. Dessa forma, podem ser desenvolvidas ações de marketing e utilizar a identidade visual da marca para chamar a atenção dos consumidores.

Empacotadora Automática

Embalagem de isopor

O isopor é ideal para alimentos frescos, como pescados. Tem alto isolamento térmico e é indicado para transporte. Por conta de suas propriedades, consegue manter a temperatura inicial do produto, conservando o alimento.

Além de ser leve, mantem os alimentos na temperatura inicial e também ser complementado com gelo para manter a refrigeração. Logo, o material pode ser utilizado para transportar os produtos da indústria até o ponto de venda.

Mas vale ressaltar que o fator negativo das embalagens de isopor está no fato de não serem viáveis no ponto de vista do marketing. Isso porque impressões da identidade visual da marca são prejudicados no isopor.

Seladora a Vácuo de Câmara

Com a embalagem correta seus produtos irão durar mais e manter toda sua qualidade, evitando desperdícios.

Quer empreender com os equipamentos corretos e contar com uma assistência completa para qualquer lugar do país?

A Cetro oferece soluções completas para todos os itens necessários para organizar seus alimentos, como equipamentos para vácuo, e também embalagens próprias para o preparo que atendem todas as certificações internacionais de qualidade.

Acompanhe o Blog da Cetro para conhecer outras técnicas de conservação de alimentos e equipamentos que podem aumentar a produtividade da sua cozinha.

tt ads

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.