Saber como realizar o armazenamento de alimentos de forma correta ajuda a aumentar a vida útil do produto e melhora sua qualidade.
Afinal, ninguém quer fazer refeições ruins e desperdiçar comida, não é mesmo?
Por isso, separamos as 10 dicas para o armazenamento de alimentos.
A importância do armazenamento correto
Primeiramente, é importante saber que ao guardar os alimentos de forma certa é possível obter benefícios como:
- Maior tempo na geladeira sem perder a qualidade;
- Prevenção, ou seja, evita que os produtos estraguem mais rápido;
- Manter a textura e crocância do alimento;
- Menor desperdício dos produtos e do espaço de armazenamento.
Leia mais: 10 benefícios da seladora a vácuo!
O que é uma embalagem a vácuo?
Os produtos armazenados em embalagens a vácuo são aliados da indústria alimentícia. Afinal, vale a pena citar seus benefícios como a praticidade para o consumidor, maior conservação do alimento e a rentabilidade para a empresa.
Se você trabalha com manipulação de alimentos entende a importância de tomar cuidados no condicionamento dos produtos. Por isso, leve em conta fatores como a perecibilidade e qualidade do alimento que é levado à mesa.
Proteínas, por exemplo, sofrem com a perda de suas propriedades quando entram em contato com o ar. Isso acontece devido à proliferação de microrganismos capazes de produzir fungos, responsáveis por diminuem consideravelmente o prazo de validade dos alimentos.
Por que embalar a vácuo?
Um produto embalado a vácuo é garantia de qualidade e segurança para o consumidor. Dessa forma, é responsabilidade do fornecedor do alimento garantir que o produto chegue intacto para o consumo, agregando mais benefícios à saúde.
Assim, alguns alimentos demandam atenção durante o tratamento e conservação. Pois ao utilizar uma embalagem a vácuo, o produto está protegido contra a perda de características únicas.
A técnica é uma ótima aliada, principalmente para alguns tipos de produtos e formas de cozimento. Afinal, os alimentos embalados a vácuo se mantém em perfeito estado por mais tempo.
Dicas de armazenamento
Agora que você já sabe a importância de realizar um correto armazenamento de alimentos, confira algumas dicas que ajudarão na qualidade do que você põe à mesa:
- Guarde frutas, verduras e legumes embalados individualmente. O contato com o ar gelado prejudica a qualidade;
- Evite armazenar frutas, legumes e carnes após cortá-los. O tempo de vida útil diminui;
- Coloque cenoura, beterraba, chuchu, pepino, berinjela, jiló e pimentão fechados em embalagens;
- Não coloque tomates em sacos plásticos ou potes fechados, pois estragam mais fácil;
- Conserve as carnes cruas em embalagens sem nenhum ar. Separe por porções que serão consumidas de cada vez;
- Sele a vácuo os alimentos para aumentar sua vida útil, intensificar o sabor dos temperos e ainda proteger de microrganismos e bactérias;
- Guarde creme azedo e queijo cottage de cabeça para baixo no refrigerador para criar um vácuo que impedirá a formação de bactérias e fungos;
- Congele cebolinha e grãos de milho em potes de vidro ou em garrafas plásticas. Isso ajudará a mantê-los conservados por mais tempo;
- Distribua os laticínios na prateleira mais alta da geladeira, pois são alimentos que estragam mais rápido e precisam ficar em temperatura constante;
- Armazene cogumelos em um saco de papel na geladeira ou em lugar fresco. Evite embalagens plásticas, por conta da umidade.
A Cetro oferece soluções completas para todos os itens necessários para organizar o armazenamentos de alimentos, como equipamentos para selar a vácuo e também embalagens próprias para o preparo e que atendem todas as certificações internacionais de qualidade.
Acompanhe o Blog da Cetro para conhecer outras técnicas de conservação e armazenamento de alimentos e equipamentos que podem aumentar a produtividade da sua cozinha.