Acesse a Loja

Além de marcar o início do inverno, junho é também o mês com a menor arrecadação no número de bolsas de sangue em hemonúcleos por todo o país, com a pandemia um cenário que já era difícil ficou ainda pior. Vendo essa necessidade o time Cetro resolveu fazer a diferença e participar da campanha Junho Vermelho.

Criada em 2015, a iniciativa criada pelo Ministério da Saúde do Governo Federal é levada a cabo por profissionais da saúde nos diversos centros de arrecadação de sangue e medula por todo o país.

Conscientização e Necessidade

Uma das partes centrais do #DNACetro é o reconhecimento da responsabilidade do cuidado e do comprometimento para com o próximo, motivado pela valorização das relações humanas em toda a comunidade.

Partindo para a parte prática, durante todo o mês de junho a Cetro promoverá uma campanha de conscientização da importância da arrecadação de bolsas de sangue e de medula, incentivando todos os colaboradores Cetro, considerados aptos pelas normas de saúde, a participar da campanha #junhovermelho em suas cidades e estados. É o #teamcetro dando uma lição de proatividade e trabalho em equipe!

A época de lançamento da campanha é um momento chave para pacientes e profissionais de saúde de todo o país, junho é o momento em que há uma baixa sazonal nos estoques dos hemonúcleos por falta de doações devido ao frio, ao aumento no número de casos de doenças respiratórias e, também, pelos picos de covid-19, além de marcar ainda um momento de alta utilização dos insumos.

A comunicação com a comunidade

Uma empresa criada a partir dos princípios de proatividade e da valorização do próximo, não poderíamos ficar de fora dessa iniciativa! Durante a campanha todos os canais de comunicação interna da Cetro estarão focados no mote do Junho Vermelho.

Diversos informes voltados à retirada de dúvidas, a encaminhamentos para sites do governo, à divulgação de endereços de hemonúcleos e pontos de arrecadação nas diversas cidades, estados e regiões em que a Cetro atua; apresentando os requisitos básicos para se tornar um doador de sangue e medula óssea e, também, informando os cuidados para realizar a doação em meio a pandemia da covid-19. Além da comunicação com nossos colaboradores, os materiais da campanha Junho Vermelho serão também veiculados em nosso perfil na rede LinkedIn, visando incentivar o debate a respeito da responsabilidade do meio corporativo e da importância de participação das empresas em campanhas de saúde que afetam a todos os brasileiros.

Mas por que junho vermelho?

Até hoje a única fonte de sangue em todo planeta é o sistema de doação voluntária, por isso desde 2005 na data de 14 de junho é comemorado o Dia Internacional do Doador de Sangue.

Escolhida pela Organização Mundial de Saúde, a data é uma homenagem ao nascimento de Karl Landsteiner, imunologista austríaco que descobriu o fator Rh e as várias diferenças entre os tipos sanguíneos. Ao descrever pela primeira vez na história o sistema ABO (A, B, AB e O), o imunologista mudou a história do mundo. A descoberta fez com que o médico ganhasse o prêmio Nobel de Medicina em 1930 e tornasse a transfusão de sangue uma prática segura, revolucionando o tratamento médico e salvando milhares de vidas. A união da data com a baixa histórica dos hemonúcleos durante os meses de inverno motivaram, desde 2015, a criação da campanha nacional de arrecadação de sangue e medula.

Ilustração da campanha Junho Vermelho disponibilizada nos meios de comunicação internos da cetro. Este modelo conta com informações, presentes no blog, sobre o Hemonucleo de Bauru e dados nacionais de arrecadação de sangue.
Durante todo o mês de junho diferentes informes a respeito da doação de sangue serão veiculadas nas mídias e redes sociais de Cetro para aumentar a visibilidade da campanha. (Créditos: José Magro/CETRO)

O Junho Vermelho também é seu! Doe sangue você também!

A sua disposição também é muito importante, uma única doação pode ajudar a salvar a vida de até 04 pessoas! Confira abaixo alguns links importantes para saber mais sobre a campanha e tirar dúvidas sobre o processo de arrecadação de sangue.

“Honestidade também salva vidas. Ao doar sangue, seja sincero na entrevista”
Tire suas dúvidas no portal oficial da Pró-Sangue.
Quem não pode doar?
Dúvidas comuns, tire-as agora!

Quais são os requisitos básicos para doar?

E a pandemia? Como doar sangue em segurança em meio a covid-19?

Previna-se! Saiba onde realizar testes para detecção de HIV/AIDS, Hepatite B, C e Sífilis? Doe sangue com consciência e segurança!
Departamento Doenças de Condições Crônicas e ISTs: Saiba onde estão os Centros de Testagens e Aconselhamento (CTAs) de sua cidade.

Bauru(SP): Hemonúcleo do Hospital de Base

Funcionamento: Segunda a sexta-feira,
das 7h às 11h30 e das 13h às 15h30.
Endereço: Rua Monsenhor Claro, nº 8-88 – Centro
Telefone: (14) 3231-4771. 
É possível agendar a doação pelo telefone de contato.

São Paulo(SP): Pró-Sangue

A Pró-Sangue possui 6 postos de coleta localizados em São Paulo, Guarulhos, Osasco e Barueri, confira os endereços e horários de funcionamento no site da iniciativa.
Telefone: (11) 4573-7800
O agendamento para doações deve ser feito online por meio do Portal Pró Sangue.

Rio de Janeiro(RJ): Hemorio

Funcionamento: todos os dias de semana, das 7h às 18h, inclusive aos finais de semana e feriados.
Endereço: Rua Frei Caneca, 8, Centro – Rio de Janeiro
Telefone: (21) 2332-8611| doasangue@hemorio.rj.gov.br

Belo Horizonte(MG): Hemominas

Funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.
Sábado das 7h às 13h, com entrada de doadores até às 12h.
Endereço: Alameda Ezequiel Dias, 321 – Bairro: Santa Efigênia
Telefone: (31) 3768-4500
Agendamento online pelo aplicativo: MG APP Cidadão – disponível na Play Store e App Store

tt ads

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.