Acesse a Loja

Além de marcar o início do inverno, junho é o mês com a menor arrecadação no número de bolsas de sangue em hemonúcleos por todo o país, com a pandemia um cenário que já era difícil ficou ainda pior. Vendo essa necessidade, o time Cetro resolveu fazer a diferença e participar da campanha Junho Vermelho.

Criada em 2015, a iniciativa do Ministério da Saúde do Governo Federal é levada a cabo por profissionais da saúde nos diversos centros de arrecadação de sangue e medula por todo o país.

Conscientização e Necessidade

Uma das partes centrais do #DNACetro é o reconhecimento da responsabilidade do cuidado e do comprometimento para com o próximo, motivado pela valorização das relações humanas em toda a comunidade.

Partindo para a parte prática, durante todo o mês de junho a Cetro promoverá uma campanha de conscientização da importância da arrecadação de bolsas de sangue e de medula. De modo a incentivar todos os colaboradores Cetro, considerados aptos pelas normas de saúde, a participarem da campanha #junhovermelho em suas cidades e estados. É o #teamcetro dando um exemplo de proatividade e trabalho em equipe!

A época de lançamento da campanha é um momento chave para pacientes e profissionais de saúde de todo o país. Uma vez que junho é o momento em que há uma baixa sazonal nos estoques dos hemonúcleos por falta de doações devido ao frio, ao aumento no número de casos de doenças respiratórias e pelos picos de covid-19, além de marcar ainda um momento de alta utilização dos insumos.

A comunicação com a comunidade

Uma empresa criada a partir dos princípios de proatividade e da valorização do próximo, não poderia ficar de fora dessa iniciativa! Durante a campanha, todos os canais de comunicação interna da Cetro estarão focados na temática do Junho Vermelho.

Diversos informes voltados à retirada de dúvidas, a encaminhamentos para sites do governo, à divulgação de endereços de hemonúcleos e pontos de arrecadação nas diversas cidades, estados e regiões em que a Cetro atua. Havendo a apresentação dos requisitos básicos para se tornar um doador de sangue e medula óssea e informando os cuidados para realizar a doação em meio a pandemia da covid-19.

Além da comunicação com nossos colaboradores, os materiais da campanha Junho Vermelho serão veiculados em nosso perfil na rede LinkedIn. A fim de incentivar o debate a respeito da responsabilidade do meio corporativo e da importância de participação das empresas em campanhas de saúde que afetam a todos os brasileiros.

Mas por que junho vermelho?

Até hoje a única fonte de sangue em todo planeta é o sistema de doação voluntária, por isso desde 2005 na data de 14 de junho, é comemorado o Dia Internacional do Doador de Sangue.

Escolhida pela Organização Mundial de Saúde, a data é uma homenagem ao nascimento de Karl Landsteiner, imunologista austríaco que descobriu o fator Rh e as várias diferenças entre os tipos sanguíneos. Ao descrever pela primeira vez na história o sistema ABO (A, B, AB e O), o imunologista mudou a história do mundo.

A descoberta fez com que o médico ganhasse o prêmio Nobel de Medicina em 1930 e tornasse a transfusão de sangue uma prática segura, revolucionando o tratamento médico e salvando milhares de vidas. A união da data com a baixa histórica dos hemonúcleos durante os meses de inverno motivaram, desde 2015, a criação da campanha nacional de arrecadação de sangue e medula.

Ilustração da campanha Junho Vermelho disponibilizada nos meios de comunicação internos da cetro. Este modelo conta com informações, presentes no blog, sobre o Hemonucleo de Bauru e dados nacionais de arrecadação de sangue.
Durante todo o mês de junho diferentes informes a respeito da doação de sangue serão veiculadas nas mídias e redes sociais de Cetro para aumentar a visibilidade da campanha. (Créditos: José Magro/CETRO)

O Junho Vermelho também é seu! Doe sangue você também!

A sua disposição também é muito importante, uma única doação pode ajudar a salvar a vida de até 04 pessoas! Confira, abaixo, alguns links importantes para saber mais sobre a campanha e tirar dúvidas sobre o processo de arrecadação de sangue.

“Honestidade também salva vidas. Ao doar sangue, seja sincero na entrevista”
Tire suas dúvidas no portal oficial da Pró-Sangue
Quem não pode doar?
Dúvidas comuns, tire-as agora!

Quais são os requisitos básicos para doar?

E a pandemia? Como doar sangue em segurança em meio a covid-19?

Previna-se! Saiba onde realizar testes para detecção de HIV/AIDS, Hepatite B, C e Sífilis? Doe sangue com consciência e segurança!
Departamento Doenças de Condições Crônicas e ISTs: Saiba onde estão os Centros de Testagens e Aconselhamento (CTAs) de sua cidade.

Bauru(SP): Hemonúcleo do Hospital de Base

Funcionamento: Segunda a sexta-feira,
das 7h às 11h30 e das 13h às 15h30.
Endereço: Rua Monsenhor Claro, nº 8-88 – Centro
Telefone: (14) 3231-4771. 
É possível agendar a doação pelo telefone de contato.

São Paulo(SP): Pró-Sangue

A Pró-Sangue possui 6 postos de coleta localizados em São Paulo, Guarulhos, Osasco e Barueri, confira os endereços e horários de funcionamento no site da iniciativa.
Telefone: (11) 4573-7800
O agendamento para doações deve ser feito online por meio do Portal Pró Sangue.

Rio de Janeiro(RJ): Hemorio

Funcionamento: todos os dias de semana, das 7h às 18h, inclusive aos finais de semana e feriados.
Endereço: Rua Frei Caneca, 8, Centro – Rio de Janeiro
Telefone: (21) 2332-8611| doasangue@hemorio.rj.gov.br

Belo Horizonte(MG): Hemominas

Funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.
Sábado das 7h às 13h, com entrada de doadores até às 12h.
Endereço: Alameda Ezequiel Dias, 321 – Bairro: Santa Efigênia
Telefone: (31) 3768-4500
Agendamento online pelo aplicativo: MG APP Cidadão – disponível na Play Store e App Store

tt ads

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *