Acesse a Loja

Aprenda a forma certa de usar o indicador do ROI e faça um planejamento mais detalhado das metas do seu negócio

Se existe alguma área em sua empresa que não está dando resultado, saiba que uma forma de determinar isso com alta precisão é calculando o ROI (Retorno sobre Investimento) que um setor teve.

Este indicador pode ajudar em um direcionamento mais certeiro dos investimentos em sua empresa, otimizando recursos.

Portanto, você vai conferir neste artigo como calcular o ROI da sua empresa e determinar quais áreas do seu negócio merecem um olhar mais atento!

Primeiramente, vamos explicar qual o significado deste termo.

O que quer dizer ROI?

ROI é uma sigla em inglês que significa “Return Over Investment”. Traduzida para o português, quer dizer “Retorno sobre Investimento”.

O ROI atua como um parâmetro para saber se um investimento teve resultado positivo ou negativo, ou seja, se houve lucro ou prejuízo.

Este indicador pode ser usado em vários aspectos da sua empresa, incluindo:

  • Ações comerciais;
  • Campanhas de marketing;
  • Compras de equipamentos e ferramentas de gestão;
  • Treinamentos para setores da empresa, etc.

Através do ROI, você pode determinar em quais áreas vale a pena investir e o que pode ser melhorado.

Juntamente com isso, o ROI ajuda a planejar as metas que determinados setores devem atingir, além de entender se é viável continuar investindo em certos canais, como os de vendas e comunicação, por exemplo.

Como fazer para calcular o ROI?

Realizar o cálculo do ROI é simples: basta subtrair da receita obtida o valor do investimento inicial e dividir o resultado dessa subtração por este mesmo valor do investimento inicial.

Para simplificar o entendimento deste cálculo, é só lembrar da fórmula abaixo:

ROI = Receita – Investimento inicial / Investimento inicial

Para saber qual a porcentagem do ROI, apenas multiplique o resultado obtido por cem.

Exemplo de cálculo

Vamos supor que sua empresa fez uma campanha de marketing para lançar um novo produto e investiu R$ 5.000,00.

Graças ao lançamento deste produto, o lucro ganho foi de R$ 30.000,00.

Portanto, o resultado será este:

ROI = 30.000 – 5.000 / 5.000

ROI = 25.000 / 5.000

ROI = 5

ROI em porcentagem = 5 x 100 = 500%

Sendo assim, neste exemplo pudemos constatar que a campanha foi um sucesso, com um retorno de cinco vezes o valor investido, ou 500%!

Composição do ROI: Receita

Como você conferiu, calcular o ROI não é uma tarefa difícil. Contudo, é importante entender o que compõe este indicador.

O primeiro dado a ser incluído é a receita, que reúne tudo o que é arrecadado através das vendas da empresa.

Um ponto fundamental relacionado a receita é que no caso de calcular o ROI de uma área específica, leve em conta apenas o valor que foi levantado pelo setor escolhido.

Tomando como exemplo a campanha que citamos antes, a receita deve apresentar apenas as vendas do lançamento, e não as vendas de toda a empresa.

Composição do ROI: Investimento inicial

Segundo o próprio nome, consiste em todos os valores que foram investidos em uma campanha, treinamento, setor, etc.

No caso da campanha que usamos de exemplo, esses gastos incluem:

  • Anúncios para Google Ads;
  • Mídia paga para redes sociais;
  • Despesas com internet;
  • Divulgação no site próprio da empresa;
  • Veiculação de comerciais em rádio e TV, etc.

Composição do ROI: Lucro (resultado final)

O resultado obtido após fazermos a conta do indicador é o lucro do investimento.

Com este dado, você pode traçar um paralelo entre o investimento feito e o retorno arrecadado com esse investimento.

Importante: um tópico que deve ficar claro aqui é o tempo de duração do ROI.

Em alguns casos, o retorno de alguns investimentos é maior, mas dura pouco tempo.

Em outros investimentos, o lucro é constante, mas com valor menor.

Por que calcular o ROI?

Saber qual o retorno dos investimentos auxilia em diversos aspectos do seu negócio. Listamos abaixo alguns deles:

  • Planejar as metas de vendas da sua empresa, tendo como base os resultados obtidos, que podem ser alcançados;
  • Decidir quais as melhores formas de divulgação;
  • Ter uma previsão mais clara de quando virá o retorno esperado;
  • Saber quais são suas maiores fontes de lucro;
  • Mensurar o desempenho das campanhas de marketing;
  • Cortar gastos desnecessários, que não trazem lucro;
  • Eficiência do método de vendas;
  • Melhor aproveitamento dos recursos da empresa (lucrar mais com menos);
  • Executar um plano de ação em uma área específica, etc.

Destacamos também entre os motivos para calcular este parâmetro o acompanhamento do crescimento do seu negócio e o auxílio na tomada de decisões fundamentais para o futuro de sua empresa.

Comece a aplicar este cálculo em sua empresa e veja a diferença!

Em conclusão ao que foi apresentado aqui, podemos dizer que mensurar o Retorno sobre Investimento em seu negócio ajuda não apenas a economizar recursos, mas também a estruturar prioridades em sua empresa.

Essas prioridades podem ser desde manter investimentos em um departamento até planos de ação bem elaborados, resultando no aumento da lucratividade.

Assim, estabeleça um planejamento para calcular o ROI da sua empresa e comece o quanto antes a redirecionar seus investimentos!

Você já tinha ouvido falar do ROI? Responda abaixo na seção de comentários e divulgue este artigo em suas redes sociais!

Lembrando que aqui no blog da Cetro você sempre vai encontrar conteúdos para evoluir seu negócio!

tt ads

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.