Acesse a Loja

Setor de condimentos prevê alta em sua taxa de crescimento: saiba mais sobre o funcionamento deste mercado

Alguns dos itens que não podem faltar na lista de compras dos brasileiros são os condimentos. Produtos como ketchup, maionese, mostarda e molhos variados, como os de pimenta ou barbecue por exemplo, movimentam um mercado com alta previsão de crescimento para os próximos anos. 

Sabendo-se disso, neste artigo, você ficará por dentro da composição deste mercado e o que pode se esperar dele para o futuro, além de dicas de equipamentos para você que quer fazer parte deste segmento extremamente lucrativo. 

Antes, conheça um pouco sobre a história dos condimentos e como eles chegaram até sua mesa. 

Origem dos condimentos 

Os condimentos são utilizados para adicionar aroma, cor ou sabor para outro alimento. Contudo, não existe uma definição exata sobre o que, necessariamente, é um condimento.  

Para alguns, ervas e especiarias, como a pimenta e o sal, são consideradas condimentos, também sendo chamadas de temperos. Já para outras pessoas, os condimentos são acrescentados ao alimento após o preparo, por exemplo, colocar ketchup em um lanche feito com hambúrguer. 

Desse modo, é importante dizer que os condimentos se originaram a partir das especiarias, que possuem uma história muito rica. Nos séculos XV e XVI, os temperos foram os produtos mais importantes da Índia e de países do Oriente Médio. Foi durante esse período que aconteceram as Grandes Navegações, responsáveis pelo descobrimento de vários países, dentre eles o Brasil. 

Foi neste contexto que as especiarias tiveram seu auge. Por serem vindas da China e da Índia por via marítima e serem consideradas artigos de luxo, eram vendidas a preços elevados. Dentre essas especiarias está a canela, o cravo, o gengibre e a pimenta. 

O Brasil teve seu primeiro contato com especiarias graças as embarcações portuguesas, que, inicialmente, vieram ao país acreditando que tinham chegado a Índia, uma vez que descobriram uma rota alternativa, pela costa africana. 

A partir desse ponto, as especiarias foram se tornando cada vez mais comuns na culinária brasileira, passando a integrar a composição dos condimentos de hoje. 

Contada a origem dos condimentos, conheça, nas próximas linhas, como este mercado funciona. 

Mercado de condimentos no Brasil e no mundo 

Segundo o relatório “Molhos, Condimentos e Temperos – Mercado – Crescimento, Tendências, Impacto Da Covid-19 e Previsões (2022 – 2027)”, publicado pela consultoria empresarial Mordor Intelligence, o maior mercado de condimentos do mundo está na Europa, enquanto a região da Ásia apresenta o crescimento mais rápido. 

Espera-se que o mercado global de condimentos tenha um CAGR (sigla para Compound Annual Growth Rate, ou, em português, “Taxa de Crescimento Anual Composto”) de 4,9% no período de 2022 a 2027. 

No Brasil, as empresas nacionais do setor de condimentos dividem espaço com as multinacionais, que contam com linhas de produtos para diversas faixas de público. Um exemplo é a Kraft Heinz, que dispõe da marca Quero para um apelo mais popular, a própria Heinz (segmento premium) e mais recentemente a Hemmer (segmento intermediário), cuja aquisição foi concluída em abril de 2022 pelo valor de R$ 1,2 bilhão. 

Além disso, o Brasil é o maior mercado para condimentos e molhos em toda a América Latina, de acordo com a instituição canadense International Markets Bureau. Prova deste faturamento é que, conforme uma pesquisa da consultoria Varejo 360 em parceria com a fabricante Cepêra, o brasileiro gasta uma média de R$ 85,31 em condimentos e temperos quando vai as compras.  Esta mesma pesquisa apresenta que 23% dos consumidores de ketchup, também compram mostarda. Já entre os que adquiriram maionese e ketchup, a porcentagem aumenta para 41%.

Tipos de condimentos e molhos existentes 

O mercado de condimentos é muito conhecido por sua ampla gama de variedades, das mais simples para as mais sofisticadas.  

Abaixo, você confere uma lista dos tipos de condimentos e molhos a venda no mercado hoje:

Molhos de mesa 

Estes são os condimentos mais comuns de se encontrar em casa, pois economizam muito tempo na cozinha. Os molhos de mesa já vêm embalados e prontos para serem usados. Alguns exemplos são: ketchup, mostarda, maionese, molhos para salada, de pimenta, shoyu, barbecue, molho de alho etc. 

Molhos para cozinhar 

Ideais para preparar alimentos, seja no início do processo ou na finalização, os molhos para cozinhar podem ser comprados prontos ou são feitos com a junção dos ingredientes necessários. Como exemplos: o molho à bolonhesa, branco, ao sugo, pesto, rosé, entre outros. 

Molhos secos 

Os molhos secos são fáceis de serem preparados, pois misturam o ingrediente do molho com uma massa seca. O exemplo mais famoso é o molho de tomate seco, mas existem outras versões, como o “caccio e pepe” (feito com pimenta preta e queijo pecorino ou parmesão ralados) e o alho e óleo. 

Quais são as máquinas recomendadas para trabalhar com molhos e condimentos? 

Depois de conhecer o comportamento do mercado de condimentos, confira quais equipamentos da Cetro Máquinas são as melhores para a linha de produção deste setor. 

Empacotadora Automática de Sachês Personalizável NR12 

Caso sua empresa venda condimentos ou molhos em sachês, utilizados, principalmente, por lanchonetes, pastelarias, padarias e outros estabelecimentos desse tipo, recomenda-se a Empacotadora Automática de Sachês Personalizável NR12 da Cetro. 

Permitindo a personalização de moldes adequados ao tamanho dos sachês, esta máquina é montada em aço INOX e toda a operação é feita por um painel digital touch screen com a nova geração do sistema IHM, assegurando alta velocidade e precisão durante todo o processo de empacotamento. 

Segurança no momento da operação é um dos pontos-chave desta Empacotadora, já que ela contempla a Norma Regulamentadora Número 12, a NR12. Assim, ela possui uma cabine de proteção construída em metal e policarbonato para evitar o acesso do operador às partes móveis da máquina.  

Para garantir um processo completo, a Empacotadora Automática de Sachês NR12 da Cetro vem acompanhada de um datador automático por termo transferência, com impressões nítidas e invioláveis; além de selar o sachê automaticamente. 

Ela pode ser utilizada tanto em condimentos (maionese, mostarda, ketchup etc.) quanto para: 

  • Condicionadores;  
  • Cremes; 
  • Sabonetes líquidos; 
  • Shampoos e outros tipos de produtos pastosos. 

Assista, abaixo, uma demonstração da Empacotadora Automática de Sachês NR12 da Cetro:

Envasadora de Pastosos Automática em Linha com 10 Bicos 

Indicada para produções de larga escala, a Envasadora de Pastosos Automática em Linha com 10 Bicos da Cetro está disponível em diversas versões de capacidade de envase, indo de 5 a 100ml até 1000 a 5000 ml. 

Tendo componentes personalizáveis de acordo com o que sua indústria precisa, como os bicos de envase altamente precisos e a esteira motorizada, esta máquina é composta por pistões pneumáticos fabricados em aço inox 316, o que garante alto padrão de higiene e integridade do que será envasado. 

Este equipamento precisa de poucos ajustes para funcionar, uma vez que opera de forma automática. 

A Envasadora de Pastosos Automática com 10 Bicos da Cetro é a mais versátil do mercado, podendo ser usada não apenas em condimentos, como também em itens como: 

  • Álcool em gel; 
  • Geleias 
  • Óleos de soja; 
  • Pastas em geral; 
  • Xaropes, etc. 

Confira no vídeo a seguir a Envasadora de Pastosos Automática em Linha com 10 Bicos da Cetro em atividade:

Rotuladora Automática de Dupla Superfície CALM DS 

A Rotuladora Automática CALM DS é uma máquina para rotular completa, com a tecnologia e performance ideais para seu negócio
A Rotuladora Automática CALM DS é uma máquina para rotular completa, com a tecnologia e performance ideais para seu negócio (Crédito: Comunicação/Cetro)

Automatize sua linha de produção de molhos e condimentos com a alta tecnologia proporcionada pela Rotuladora Automática de Dupla Superfície CALM DS da Cetro! 

Por meio do sistema inteligente Delta CLP, os controles são programados com extrema facilidade através do painel de controle IHM. 

Podendo rotular até 200 rótulos por minuto e suportando rótulos de até 200x160mm, a Rotuladora Automática CALM DS da Cetro conta ainda com sensor fotoelétrico para identificar frascos planos, quadrados e de outros formatos. 

Esta máquina para rotular atende aos requisitos de produção GMP, graças a sua fabricação em aço inoxidável e de alta liga. Ela é indicada para rotular suas embalagens de condimentos e molhos, além de produtos de setores como cosméticos, eletrônicos, farmacêuticos, químicos, suplementos etc.

Seladora de Indução Eletromagnética Refrigerada para Linha de Produção

Todo frasco de condimentos como mostarda e ketchup conta com um selo de vedação para evitar que o produto sofra um vazamento durante o transporte. 

Para garantir que este selo esteja perfeitamente colocado, você pode utilizar a Seladora de Indução Eletromagnética Refrigerada para Linha de Produção da Cetro. 

Utilizando a indução magnética, o selo veda o frasco com perfeição sem entrar em contato com agentes externos. A selagem conta com regulagem simples conforme o diâmetro do frasco, bastando girar a parte superior seguindo a medida delimitada. A altura do indutor também pode ser ajustada utilizando o manípulo volante para chegar até a altura desejada. 

Esta Seladora de Indução Eletromagnética da Cetro é operada por um painel intuitivo e simples com luzes indicadoras de funcionamento. 

Com esta máquina, pode-se vedar os produtos que mencionamos aqui (condimentos e molhos) como também itens de outros mercados, sendo eles: 

  • Cosméticos; 
  • Fármacos,  
  • Inseticidas,  
  • Lubrificantes,  
  • Pesticidas, dentre outros.  

Se você precisa acelerar ainda mais sua produção, a Cetro disponibiliza também esta mesma Seladora com esteira. Você pode conhecer clicando aqui. 

No vídeo acima, pode-se conferir o processo de selagem por indução feito por esta máquina.

Aumente sua produção de condimentos com a Cetro! 

Ao longo deste artigo, pode-se observar que o mercado de condimentos é, talvez, um dos mais antigos do mundo e que se desenvolveu com o passar dos tempos. 

Hoje, é possível encontrar diversas opções de molhos e condimentos em supermercados, empórios, casas de carnes e outros estabelecimentos, incluindo versões com sabores mais refinados e veganas.  

E nada melhor para otimizar sua cadeia de produção do que a linha completa da Cetro Máquinas! Dosadoras, Empacotadoras, Rotuladoras e Seladoras são alguns de nossos produtos que vão transformar sua produção!  

Clique aqui para entrar em nosso site e saber mais. 

Não deixe de acompanhar o blog da Cetro para ficar por dentro de mais conteúdos, tutoriais e dicas! 

tt ads

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *